Olheiro BnR | Gianluca Prestianni

Quem olha para o miúdo do CA Vélez Sarsfield pode confundir Gianluca Prestianni, à partida, com Ezequiel Barco, extremo que milita no CA River Plate.

No entanto, e à semelhança de muitos jovens craques da albiceleste, Prestianni está a ganhar o seu próprio estatuto dentro da equipa, e aos 17 anos, tenra idade para um extremo que está ainda a despontar, está a ser falado por meio mundo, com a Europa de portas entre abertas para receber aquela que é considerada como a grande joia atual de um país que já nos presenteou com nomes como Maradona ou mais recentemente Leo Messi.

Com contrato até dezembro de 2024 e uma cláusula de rescisão de “apenas” 11 milhões de euros, o craque argentino é visto como um jogador de tremendo potencial, baixo centro de gravidade, agressivo nos duelos individuais, virtuoso com a bola nos pés, enfim um extremo daqueles que o povo gosta, que parte para cima dos adversários de forma destemida, para usar a sua finta e sua velocidade da forma que mais gosta, arranjando sempre espaço para explanar da melhor forma o seu talento na “cancha”.

O seu jeito esguio, magrinho e destemido faz lembrar Neymar Jr. quando ainda jogava no continente brasileiro, com uma “ginga” muito parecida a do 10 do Paris Saint-Germain FC, que faz dele o grande craque do Velez.

 A lista de tubarões que perseguem esta jovem parece cada vez mais extensa, com AC Milan, Sevilha, West Ham United, Fiorentina e Napoli SSC, a juntarem-se ao SL Benfica que, inclusive, já realizou as primeiras abordagens junto da equipa argentina com o intuito de, à semelhança do que aconteceu com Enzo Fernandez, trazer para Portugal um verdadeiro diamante por lapidar.

Está encontrado o sucessor de Leo Messi?

Bem é de facto uma afirmação ousada, até pelos números e pelos troféus que Leo já ganhou, diria que não é justo estarmos a comparar um miúdo de apenas 17 anos com um dos melhores jogadores de sempre do futebol mundial.

O estilo é diferente, até se aproxima mais de Cristiano Ronaldo quando despontou para o futebol, com aquela energia e fome que o internacional português demonstrava, mas a qualidade está toda lá.

À esquerda ou à direita, Prestianni é um extremo puro, um jogador que se sente bem colado à linha, para fintar com espaço, para bailar junto ao adversário e então progredir com bola, algo que Leo sempre fez, mas de uma forma bem diferente.

Diria que, a par de Garnacho, o futuro do ataque argentino é realmente entusiasmante, de deixar água na boca a qualquer um, e está totalmente garantido.

Na minha opinião, faz falta ao futebol jogadores com este virtuosismo, porque a tática está a matar a magia e, aos poucos e poucos, o futebol vai perdendo aquele brilho que víamos em CR7, em Nani, em Quaresma, em Ronaldinho, enfim, aquele brilho que retrata a nossa adolescência.

Qual será o melhor destino para Gianluca Prestianni?

Os pretendentes são muitos, mas só um vai ganhar o concurso do jovem craque.

Com quatro jogos e um golo no ano corrente de 2023, Prestianni aguça o apetite de algumas das melhores equipas do mundo, semana após semana. A sua equipa, por sua vez, até está aberta a negociar o seu passe, mas sempre remetendo à cláusula de rescisão, tentando ao máximo rentabilizar o seu ativo.

Olhando com mais atenção para todos os seus pretendentes, Portugal seria realmente o país que estaria na pole position para garantir o “baixinho”, porque teria espaço e oportunidades para crescer como futebolista, para melhorar os seus índices corporais e para evoluir taticamente, algo que iria beneficiar e muito o seu jogo. Os milhões vão, com toda a certeza, falar mais algo neste negócio, e até o próprio projeto pode, ou não, seduzir o argentino.

Portugal, fruto de todos os exemplos que têm surgido nos últimos anos, com jogadores como Otamendi, Di Maria ou Enzo Fernandez a provarem que o nosso país é um passo certo, uma porta para a Europa do futebol que, muito brevemente, pode vir a receber Gianluca “Luca” Prestianni.

Mas não falamos de clubes, este jovem até já motiva uma pequena disputa entre seleções, com a Federação Italiana muito determinada a repetir a operação “Mateo Retegui” e convencer Prestianni a representar a “azurra” em detrimento da Argentina de Scaloni.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Custódio Castro responde ao Bola na Rede: «Quero jogadores capazes de jogar futebol»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. Custódio Castro analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

José Faria responde ao Bola na Rede: «Pretendemos ter mobilidade e tirar referências individuais ao adversário»

Estrela da Amadora e Alverca empataram por 2-2 na terceira jornada da Primeira Liga. José Faria analisou o empate e respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Sporting insiste em Yeremay Hernández e prepara terceira proposta

O Sporting está interessado em garantir a contratação de Yeremay Hernández neste mercado de transferências de verão. O jogador pertence aos quadros do Deportivo de La Coruña.

Rennes ‘esquece’ Conrad Harder e pensa em antigo alvo do Sporting

O Rennes está interessado em garantir a contratação de Lucas Stassin, jogador que já foi apontado ao Sporting neste mercado.

PUB

Mais Artigos Populares

Empate entre o Estrela da Amadora e o Alverca teve menu completo com expulsões, penáltis falhados, substituição de árbitros e muitos golos

O Estrela da Amadora e o Alverca encerraram - por agora - a terceira jornada da Primeira Liga. Empate a duas bolas na Reboleira num jogo com momentos para todos os gostos.

Atenção, Benfica: eis a razão pela qual Carlos Álvarez tem somado poucos minutos em 2025/26

Carlos Álvarez é o mais recente alvo do Benfica neste mercado de transferências. O jogador representa o Levante. O espanhol esteve lesionado nas últimas semanas.

Descontos salvam Liverpool de perder pontos na Premier League contra um Newcastle reduzido a 10

O Liverpool viu o Newcastle anular uma desvantagem de dois golos, mas conseguiu vencer nos descontos. Jogo encerrou a segunda jornada da Premier League.