As Chaves da época estão por Trás-os-Montes | GD Chaves x SL Benfica

Benfica
Primeira Liga, 28.ª jornada: sábado, 18h00, 15 de abril de 2023

ANTEVISÃO: UNS QUEREM UMA COISA, OUTROS QUEREM OUTRA. NO FINAL, QUEREM TODOS O MESMO

Nos últimos dois jogos, o SL Benfica somou o dobro das derrotas em tempo regulamentar que havia sofrido em toda a temporada até então. É no pior momento da época que as águias se deslocam a Chaves para defrontar uma das equipas mais pontualmente tranquilas e exibicionalmente mais sólidas do campeonato.

Enquanto a turma de Roger Schmidt procura manter a vantagem na liderança e ser campeão o mais rápido possível, a turma de Vítor Campelos procura a manutenção matemática o mais precocemente possível e vai em busca dos três pontos frente ao líder da Primeira Liga, o que vai tornar mais difícil a vida dos encarnados, mas mais fácil assistir a uma partida que tem tudo para ser “rasgadinha”.

Sobretudo, se atentarmos em dados histórico-estatísticos que apontam para um tendencial equilíbrio entre estes conjuntos nas partidas disputadas bem lá no Norte do país.

10 DADOS RÁPIDOS

1. O SL Benfica venceu 29 dos 36 confrontos com o GD Chaves, com os flavienses a somarem apenas três triunfos.

2. Contudo, as três vitórias transmontanas foram em casa (1-0, 1-0 e 3-1).

3. Nos últimos 20 confrontos diretos, registaram-se 17 vitórias encarnadas. No entanto, a última visita benfiquista a Chaves culminou com um empate a dois golos.

4. O SL Benfica só não marcou em três dos 16 jogos disputados em Chaves. O GD Chaves só marcou em seis desses mesmos 16 encontros.

5. Apenas 25% dos confrontos diretos em Trás-os-Montes tiveram golos de ambas as partes (quatro em 16).

6. Em 16 receções flavienses às águias, apenas dois jogos terminaram com vitórias por três ou mais golos de diferença (0-3 e 0-4), sintoma do equilíbrio que tende a pautar estes confrontos em Chaves.

7. O GD Chaves é 11.º da Primeira Liga em pontos, em golos marcados e em golos sofridos. O SL Benfica é primeiro nos três parâmetros.

8. Os flavienses têm o quinto melhor registo de golos através de bolas paradas do campeonato (10 tentos, ainda que com seis grandes penalidades – tantos como o Sporting CP e apenas menos do que o adversário de hoje). O SL Benfica tem o melhor registo neste âmbito (14 golos, sete de grande penalidade).

9. Em sentido contrário, o GD Chaves tem o quinto… pior registo de golos em bola corrida da Primeira Liga (17 golos). O SL Benfica volta a ser dono do melhor registo (54).

10. Os encarnados têm, neste momento, 34 golos apontados nas primeiras partes e 34 golos apontados nas segundas, em termos de campeonato, tendo três períodos equivalentemente férteis: 11 golos dos 0´-15´, 11 dos 30´-45´, e 11 dos 75´-90´. O GD Chaves tem nos 60´-75´o seu período mais produtivo (sete golos).

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Gonçalo Ramos (SL Benfica) – É, ex-aequo com João Mário, o melhor marcador do campeonato e será sempre uma arma perigosa. É muito por aí – e por exclusão de partes – que surge aqui como jogador encarnado a ter em conta, porque, na verdade, as prestações individuais das águias nos três jogos pós-seleções têm sido bastante desapontantes.

Bruno Langa (GD Chaves) O lateral esquerdo moçambicano tem demonstrado muita qualidade e preponderância ofensiva na turma flaviense. Perante uma ala direita encarnada privada de Bah, com um ala a cair muito por dentro e com Florentino ausente e, como tal, impedido de fazer dobras e compensações naquele lado, Langa pode ser uma arma muito importante no arsenal de Campelos.


XI´s PROVÁVEIS

GD Chaves: Paulo Vítor; João Correia, Steven Vitória, Nélson Monte, Carlos Ponck, Bruno Langa; João Teixeira, João Mendes, Guima; Juninho, Euller Silva.

Treinador: Vítor Campelos

«Preparamos uma semana normal. Dentro do nosso trabalho. Temos, como dizemos sempre, o jogo mais importante da época, que é o próximo, e hoje é o jogo mais importante da época, contra o Benfica. Sabemos que vamos defrontar uma equipa forte, por isso é que está na liderança do campeonato, mas nós também estamos confiantes e sabemos aquilo que temos feito».

SL Benfica: Vlachodimos; Gilberto, António Silva, Otamendi, Grimaldo; Aursnes, Chiquinho, David Neres, Rafa, João Mário; Ramos.

Treinador: Roger Schmidt

«O GD Chaves é uma equipa muito boa, muito perigosa nas transições, esteve muito bem nas últimas semanas nos jogos em casa que fez, contra Braga, FC Porto e Sporting, mas também contra outras excelentes equipas. Mostraram a sua qualidade. Não será um jogo fácil, mas estamos preparados. Temos muita confiança, mesmo tendo perdido dois jogos nos últimos quatro dias».

PREVISÃO DE RESULTADO: GD Chaves 1-1 SL Benfica

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica quer Thiago Almada já no início da próxima semana

O Benfica está determinado em contratar Thiago Almada. Águias avançam e querem ter jogador na próxima semana.

FC Porto blinda Borja Sainz com cláusula astronómica

Borja Sainz vai ser reforço do FC Porto e vai ser blindado com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.

Manchester United de Rúben Amorim dispensa avançado dos trabalhos de pré-época

O Manchester United de Ruben Amorim optou por não incluir Alejandro Garnacho no início dos trabalhos de pré-época.

Antigo internacional francês recorda tempos com Cristiano Ronaldo na Juventus: «Achei que ele era maluco»

Blaise Matuidi recordou um episódio de Cristiano Ronaldo nos tempos da Juventus. O francês ficou surpreendido com o avançado português.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Já é conhecida a cláusula de rescisão de Rafael Obrador

Rafael Obrador é o mais recente reforço do Benfica. Lateral-esquerdo fica com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

Nacional da Madeira oficializa médio brasileiro em definitivo

O Nacional da Madeira adquiriu o passe de Matheus Dias a título definitivo. O médio brasileiro assinou um contrato até 2030.

Ruben Amorim não quer Álvaro Carreras e lateral segue para o Real Madrid

O Manchester United de Ruben Amorim não quis ativar a cláusula de recompra de Álvaro Carreras. Lateral ruma ao Real Madrid.