Sporting CP 7-1 RSC Anderlecht: «Leões» estão na final da UEFA Futsal Champions League

modalidades cabeçalho

O primeiro jogo da meia-final da UEFA Futsal Champions League de 2022-23 terminou com um triunfo português. O Sporting CP, vencedor da competição nas épocas 2018-19 e 2020-21, derrotou o RSC Anderlecht, da Bélgica, por 7-1 e garantiu uma vaga na final da competição, que vai ser disputada este domingo, dia 7, em Palma de Mallorca.

A equipa liderada por Nuno Dias entrou melhor na partida. Nos primeiros segundos da partida, Tomás Paçó rematou e a bola bateu no poste da baliza do guarda-redes Diego Roncaglio, cujo jogador representou o SL Benfica durante cinco épocas.

A equipa de Alvalade não marcou no primeiro remate, mas inaugurou o marcador em menos de dois minutos de jogo. Após um passe de Alex Merlim, Diego Cavinato rematou e a bola terminou no fundo das redes da baliza do RSC Anderlecht. Com isto, a equipa de Alvalade entrou com o pé direito na partida.

De seguida, Maximiliano Rescia, do RSC Anderlecht, respondeu e rematou ao poste da baliza leonina, que estava a ser defendida por Guitta. Entretanto, como se costuma dizer, “quem não marca, sofre” e surgiu então o segundo golo dos verdes e brancos. Tomás Paçó não marcou na primeira tentativa, mas marcou na segunda ocasião, após um passe de Alex Merlim. O número 29 dos leões fez duas assistências e também fez o gosto ao pé. Com menos de 5 minutos de jogo, Merlim ampliou a vantagem para 3-0.

Zicky Té saiu do banco e quase fez o 4-0, mas a bola apenas bateu no poste da baliza defendida por Diego Roncaglio. Contudo, os leões voltaram a marcar, após um passe de Pany Varela, no lado esquerdo, que acabou por ser desviado por Eduardo Borges, do RSC Anderlecht. Hugo Neves acabou por entrar na lista de marcadores da partida, após um canto batido por Pany, onde o número 7 do Sporting CP estava sozinho no meio e rematou para o fundo das redes da baliza do RSC Anderlecht.

O sexto golo dos leões acabou por ser o lance mais bonito da primeira parte: após passe a rasgar de Alex Merlim, Erick Mendonça, de primeira e com um remate indefensável para Diego Roncaglio, finalizou a jogada. Até ao final da primeira parte, o marcador manteve-se intacto.

Na segunda parte, a turma de Nuno Dias diminuiu a intensidade do jogo, por estar com uma vantagem avassaladora na partida. O RSC Anderlecht fez o golo de honra, aos seis minutos da segunda parte, após tantos remates próximos de entrar na baliza dos verdes e brancos, com golo de Franko Jelovcic. Contudo, apesar da baixa intensidade dos leões, Hugo Neves bisou na partida, após mais um passe de Alex Merlim e com um desvio de Erick Mendonça, que foi suficiente para enganar Diego Roncaglio.

O resultado não sofreu alterações e o Sporting CP garantiu a primeira vaga da final da UEFA Futsal Champions League da atual época, pela sétima vez. Os verdes e brancos vão jogar na final frente ao vencedor da partida entre o SL Benfica e o Mallorca Palma.

A FIGURA

Alex Merlim – O número 29 dos verdes e brancos foi a figura dos leões. Com quatro assistências e um golo, Alex Merlim foi crucial para desbloquear cedo o marcador na partida.

FORA DE JOGO

Diego Roncaglio – O guarda-redes do RSC Anderlecht não teve o reencontro mais feliz frente ao Sporting CP. Após cinco épocas ao serviço do SL Benfica, o guarda-redes, de 34 anos, mudou-se para a equipa belga no início da atual época desportiva. No primeiro jogo frente aos verdes e brancos após a mudança de equipa, Roncaglio não foi feliz e sofreu sete golos. Um jogo de má memória para os belgas e o experiente guarda-redes brasileiro.

ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

O Sporting CP entrou com um 2×2 muito móvel e rápido nos setores laterais. Esta tática foi crucial para a boa entrada dos verdes e brancos na partida. Em cinco minutos de jogo, a equipa portuguesa já vencia por 4-0.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Guitta (7)

Joao Matos (6)

Erick Mendonça (7)

Pauleta (6)

Alex Merlim (9)

SUBSTITUIÇÕES

Bernardo Paçó (5)

Tomás Paçó (7)

Anton Sokolov (6)

Diogo Santos (5)

Diego Cavinato (7)

Pany Varela (7)

Zicky Té (6)

Hugo Neves (8)

ANÁLISE TÁTICA – RSC ANDERLECHT

Os belgas entraram na partida com um 1x2x1, com Maximiliano Rescia a jogar na posição de fixo. A equipa liderada por Luca Cragnaz tentou defender e aproveitar os contra-ataques, mas foi uma estratégia que acabou por fracassar.

5 INICIAL E PONTUAÇÕES

Diego Ronglacio (3)

Maximiliano Rescia (5)

Dragan Tomic (4)

Gréllo (5)

Franko Jelovcic (6)

SUBSTITUIÇÕES

Cristiano Marques (5)

Bram Meyers (5)

Gil de Kerf (4)

Eduardo Borges (3)

Roninho (4)

Serginho (4)

Diogo (4)

John Lennon (4)

Steven Dillien (4)

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges confrontado com o interesse em Ricardo Mangas e explica contratação de Luis Suárez: «Diferente do Viktor [Gyokeres]»

Rui Borges falou falou sobre a atualidade do Sporting. O técnico dos leões foi chamado a falar sobre Luis Suárez e Ricardo Mangas.

Rui Borges fala pela primeira vez da saída de Viktor Gyokeres: «É passado»

Rui Borges falou pela primeira vez, após a saída de Viktor Gyokeres. O técnico do Sporting abordou vários temas da atualidade leonina.

Noronha Lopes veta voto eletrónico nas eleições do Benfica e Cristóvão Carvalho critica: «A participação de todos é fundamental»

Noronha Lopes está contra o voto eletrónico nas eleições presidenciais do Benfica. Cristóvão Carvalho é a favor e deixa críticas.

Manchester City recusa oferta de 28 milhões de euros por médio

O Nottingham Forest de Nuno Espírito apresentou uma oferta de 28 milhões de euros por James McAtee. Manchester City recusou.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres cumprimenta novos colegas no Arsenal: «Falas português ou não?»

Viktor Gyokeres já se apresentou aos adeptos como reforço do Arsenal. Avançado sueco interagiu também com os jogadores.

Benfica continua na frente da corrida por Franjo Ivanovic após entrada de Wolverhampton

O Wolverhampton entrou na corrida pela contratação de Franjo Ivanovic. Benfica continua a ser líder, mas há consequências.

Real Madrid e Vinícius Júnior abrem a porta a uma saída após divergência salarial

Vinícius Júnior quer receber o mesmo dinheiro do que Kylian Mbappé no Real Madrid. Jogador e clube não descartam saída.