O canto do cisne? | FC Porto x Casa Pia AC

- Advertisement -
Liga Portugal, Jornada 32. Domingo, 20h30, 14 de maio de 2023

ANTEVISÃO: DRAGÃO ENTRA EM CAMPO COM O DESTINO TRAÇADO

Após algumas semanas de esperança renovada, a vitória do SL Benfica frente ao SC Braga esvaziou quase por completo as hipóteses do FC Porto renovar o título nacional.

Este Domingo, o FC Porto entra em campo, no Estádio do Dragão, para defrontar o Casa Pia, sabendo de antemão o resultado das águias em Portimão e que, após a vitória benfiquista, entrará em campo com o destino traçado. Com apenas mais dois jogos por disputar, só uma hecatombe pode retirar ao SL Benfica o título de campeão nacional.

O jogo servirá, provavelmente, na perspetiva portista, para carimbar o passaporte para a Liga dos Campeões. Em caso de vitória, seria necessária uma hecatombe ainda maior para que o FC Porto perdesse o segundo lugar para o SC Braga que, apesar de uma época de alto nível, teria que se contentar com um meritório terceiro posto. Relembrar, ainda, que para além do duelo pelo segundo lugar do pódio, as duas equipas irão defrontar-se, no início do próximo mês, na final da Taça de Portugal, na procura de mais um título e de uma importante classificação para a próxima edição da Supertaça Cândido de Oliveira.

Estas últimas jornadas servirão, também, portanto, para manter a equipa ligada à ficha até esse que será o jogo mais importante dos que restam disputar.

O Casa Pia, que durante grande parte da época ameaçou os lugares europeus, tem vindo a perder algum fulgor, mas, ainda assim, acarreta riscos para os quais o FC Porto e Sérgio Conceição terão que estar bem atentos.

Espera-se uma equipa descomplexada sem muito a perder e que já provou esta época que pode causar dano aos, ainda, campeões nacionais. Na primeira volta, no Jamor, o FC Porto não foi além de um empate a zero mesmo tendo jogado uma parte completa em superioridade numérica. A velocidade de Rafael Martins e Godwin nas alas será o principal perigo à baliza de Diogo Costa, mas esta equipa do Casa Pia, que tem em Afonso Taira o patrão do meio-campo, tem vindo a mostrar que vale muito mais pelo conjunto do que pela soma das individualidades.

O FC Porto, que atravessa um bom momento ao nível dos resultados, mas um período sofrível no capítulo das exibições terá que lidar com a dificuldade acrescida de não poder contar com Marcano e, principalmente, Otávio. Todavia, jogando em casa, e com armas como Pepê ou Galeno para desequilibrar nas alas ou Pepe a liderar a defesa, está obrigado a controlar o jogo e a amealhar mais três pontos.

Será esta a jornada do canto do cisne no que às aspirações do título diz respeito?

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O jogo deste Domingo é o 6.º entre as duas equipas
  2. Da última vez que se defrontaram, registou-se um empate a zero
  3. Nos 5 jogos anteriores, esse empate foi mesmo o melhor que os lisboetas conseguiram fazer. Somam-se, ainda, quatro vitórias portistas
  4. O FC Porto é o atual 2.º classificado do campeonato. O Casa Pia AC, por seu turno, está na 9.ª posição da tabela
  5. Nos embates entre as duas equipas marcaram-se, até à data, 22 golos. 19 marcados pelo FC Porto e três pelo Casa Pia
  6. É o 3.º jogo de Sérgio Conceição, enquanto treinador do FC Porto, frente ao Casa Pia
  7. Nos dois jogos anteriores, o treinador portista venceu um e empatou outro
  8. O Casa Pia regressou esta época à primeira divisão do futebol português após um jejum de largas décadas
  9. Na última vez que as duas equipas se encontraram em casa portista, para o campeonato, os dragões venceram por 10-0, em 1939
  10. O melhor marcador em embates entre as duas equipas é Carlos Nunes, que representou o FC Porto na década de 30

JOGADORES A TER EM CONTA

Pepe FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Pepe – O capitão do FC Porto e da seleção nacional tem vindo a desafiar a ciência e é, ainda, aos 40 anos, uma referência na sua posição. Indiscutível na equipa de Sérgio Conceição, tem sido pelas suas exibições, mas, acima de tudo, pela sua liderança e compromisso, que o FC Porto tem vindo a somar vitórias mesmo num período de menor fulgor exibicional.

Rafael Martins Casa Pia AC
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Rafael Martins – É já um velho conhecido do futebol português. Já passou por vários clubes do nosso futebol e sempre em alto rendimento. Está época tem-se apresentado, novamente, em bom nível. A sua velocidade e sagacidade, bom como a sua capacidade goleadora, podem fazer mossa num FC Porto que, em casa, se prevê dominador.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto (4x4x2): Diogo Costa, Manafá, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Uribe, Eustáquio, Pepê, Galeno; Taremi e Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

«O Casa Pia fez uma boa primeira volta, apesar dos resultados na segunda volta. Penso que os jogadores não desaprenderam. Espera-nos um jogo difícil contra uma equipa que não sofre muitos golos e que é consistente em termos defensivos».

Casa Pia AC (5x4x1): Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Fernando Varela, Zolotic, Lelo, Lucas Soares; Afonso Taira, Ângelo Neto, Rafael Martins, Godwin; Clayton Silva

Treinador: Filipe Martins

«Sabemos que se entrarmos só a pensar em defender, muito provavelmente perdemos. Por isso, vamos procurar dividir o jogo, sabendo que teremos muito menos quantidade de posse, e quando a tivermos temos de aproveitar para procurar ferir e agredir o FC Porto».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-0 Casa Pia AC

Bernardo Lobo Xavier
Bernardo Lobo Xavierhttp://www.bolanarede.pt
Fervoroso adepto do futebol que é, desde o berço, a sua grande paixão. Seja no ecrã de um computador a jogar Football Manager, num sintético a jogar com amigos ou, outrora, como praticante federado ou nos fins-de-semana passados no sofá a ver a Sporttv, anda sempre de braço dado com o desporto rei. Adepto e sócio do FC Porto e presença assídua no Estádio do Dragão. Lá fora sofre, desde tenra idade, pelo FC Barcelona. Guarda, ainda, um carinho muito especial pela Académica de Coimbra, clube do seu pai e da sua terra natal. De entre outros gostos destacam-se o fantástico campeonato norte-americano de basquetebol (NBA) e o circuito mundial de ténis, desporto do qual chegou, também, a ser praticante.

Subscreve!

Artigos Populares

Torreense aumenta série de vitórias na visita a Felgueiras e mantém lugar no pódio

Na 27.ª jornada da Segunda Liga, o Torreense chegou à terceira vitória consecutiva ao bater o Felgueiras por três bolas a zero.

Benfica vence Marítimo e aumenta vantagem provisória na liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica derrotou o Marítimo na Madeira. Águias regressam às vitórias na Primeira Liga Feminina.

Atenção, Braga: Dois jogadores importantes do Real Bétis podem recuperar a tempo dos quartos-de-final

Isco e Giovani Lo Celso podem recuperar a tempo do embate entre Braga e Real Bétis nos quartos-de-final da Europa League.

Riccardo Calafiori saiu da AS Roma com José Mourinho: «Provavelmente desiludi-o e depois do Bodo/Glimt tudo mudou»

Riccardo Calafiori falou do seu percurso na AS Roma e da ligação com José Mourinho. Defesa representa agora o Arsenal.

PUB

Mais Artigos Populares

Regresso de Fotis Ioannidis adiado: Eis os novos detalhes sobre a lesão do avançado do Sporting

Fotis Ioannidis continuará afastado dos relvados até meados de abril, falhando assim os próximos quatro jogos do Sporting.

Steven Gerrard critica Ruben Amorim pela forma como lidou com Kobbie Mainoo: «Foi impróprio»

A lenda do Liverpool deixou fortes críticas a Ruben Amorim, referindo que devia ter dado mais oportunidades ao médio inglês, Kobbie Mainoo.

Marco Silva feliz após reviravolta do Fulham: «Vitória muito importante»

Marco Silva reagiu à vitória do Fulham sobre o Burnley por 3-1. O treinador português reforçou a importância dos três pontos.