📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Otávio, o amuleto de Sérgio Conceição | FC Porto

- Advertisement -

São várias as épocas em alto nível de Otávio, tanto a nível individual como coletivo. O luso-português venceu três dos quatro títulos nacionais que disputou no último ano, tendo sempre influência direta dentro das quatro linhas.

Com Sérgio Conceição, Otávio teve uma evolução excecional enquanto jogador do FC Porto. Chegou ao Dragão como um extremo/médio ofensivo, proveniente do Vitória Sport Clube, que tinha como principais características, a técnica em espaços curtos e a sua capacidade de assistir os seus colegas. Por esta altura, é um médio completíssimo, não deixou de lado essa plasticidade e adicionou a parte tática que, no início da sua trajetória nos azuis e brancos, faltava.

Quando analisamos as últimas duas temporadas que, a meu ver, são as mais impactantes da sua carreira, observamos um Otávio muito mais maduro na sua leitura de jogo e que influência a equipa portista e a seleção das quinas e as estatísticas individuais comprovam isso mesmo.

Um jogador super versátil na forma como se exibe em campo. Defende e ataca com muito critério e a aposta de Sérgio Conceição, durante a última edição do campeonato português, na sua mudança para a posição “8” em vários momentos, demonstra isso mesmo. Apesar desta “alteração” em alguns jogos, Otávio conseguiu ser mais preponderante para o FC Porto. Sendo que nesta temporada fez 44 jogos, para todas as competições, sete golos e 13 assistências, números que chamam à atenção, além dos dados percentuais acima apresentados, neste caso, referentes à Liga Portuguesa.

Dificilmente encontramos um atleta nas restantes equipas da primeira divisão do futebol nacional que seja tão completo como o internacional português. Desde a sua interpretação tática à capacidade técnica, Otávio é daqueles jogadores que todos os treinadores gostariam de ter no seu plantel e por isso é que, ano após ano, os interessados em contar com os seus serviços são muitos, principalmente no futebol italiano, país onde a exigência que é pedida a um médio é superior a qualquer outra posição.

Além das suas características individuais, o médio que é um dos capitães do FC Porto, tem sido um autêntico “papa” títulos com as cores dos dragões. Nesta época, venceu três dos quatro títulos nacionais como já tinha evidenciado durante o artigo e ao longo destes últimos sete anos, desde que chegou aos azuis e brancos, venceu nove troféus, o que é notável.

Mais uma grande temporada, à semelhança das restantes, com o símbolo dos dragões ao peito que, na minha opinião, é o melhor jogador da “era” de Sérgio Conceição.

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões com jogo teoricamente acessível em casa | Sporting x AVS 

Para o campeonato português, (este "novo") AVS e Sporting defrontaram-se apenas duas vezes e foram na época passada.

Futsal Feminino: Portugal já conhece adversários da Ronda de Elite que organizará

Portugal jogará contra a Finlândia e Países Baixos na Ronda de Elite de acesso ao Euro 2027. Falta saber uma Seleção.

Eis o preço que o River Plate está disposto a pagar para garantir o empréstimo de Gianluca Prestianni junto do Benfica

Gianluca Prestianni está a ser alvo do River Plate. Emblema argentino fez proposta ao Benfica pelo extremo.

Roberto Martínez enaltece Rui Patrício: «Teve uma carreira notável»

Roberto Martínez dirigiu palavras de apreço a Rui Patrício. Guarda-redes retirou-se esta semana dos relvados.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez explica estatuto de Cristiano Ronaldo na seleção: «O problema do Cristiano é que toda a gente tem uma opinião e não vê...

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez lembra Diogo Jota: «É a nossa força e uma responsabilidade poder cumprir o sonho dele de ganhar o Mundial»

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.

Roberto Martínez explica realização de particulares em março nos EUA e no México: «É um desafio mais exigente para o jogador europeu pelo aspeto...

Roberto Martínez concedeu uma entrevista. A meio ano do Mundial 2026, selecionador nacional lançou participação de Portugal no torneio.