A decisão de Jota: uma escolha sem tribunal

- Advertisement -

Jota transferiu-se para o Al-Ittihad Jeddah por 30 milhões de euros, num negócio que vincou o objetivo da Liga saudita

Foi preciso Cristiano Ronaldo transferir-se para a Arábia Saudita, para o Al-Nassr FC, de forma a desmistificar-se a fraca qualidade da Liga que oferece milhões. Ou então, isso apenas foi tapado pela enorme cortina que é a influência do capitão da Seleção Nacional. Jogadores em final de carreira escolherem um último contrato milionário começou a ser um hábito para os grandes nomes do mundo do futebol. Agora, com imenso potencial e apenas 24 anos de idade, a escolha de Jota é no mínimo curiosa.

O extremo formado no SL Benfica, um ‘Made in Seixal’, destacou-se na Liga da Escócia, ao serviço do Celtic FC. Foi na Premier League Escocesa que, o português transformou-se em tudo o que não foi em Portugal. Conquistou uma relação com os fãs, ‘exigiu’ titularidade e, mais importante que tudo, chegou, viu e venceu (cinco troféus, em dois anos). Logo, a entrar nos melhores anos da carreira, teoricamente, uma ida para o Al-Ittihad Jeddah não encaixa.

Esta transferência assemelha-se à de Oscar, (sim, aquele brasileiro que era apontado como o futuro número 10 da canarinha) quando o médio-ofensivo trocou o Chelsea FC pelo Shanghai SIPG. O que fez depois disso? Foi campeão chinês e venceu a Supertaça, mas fica nas sombras a ideia de que poderia ter dado muito mais ao mundo do desporto rei.

Tem de existir uma razão para a decisão de Jota. Obviamente, ela veste de verde. Um futebolista, como qualquer outro profissional, deseja ser remunerado o melhor possível pelos seus serviços, segurando o seu futuro e o da sua família. Apesar do futebol não ser lógico, é impossível negar valores astronómicos, que revolucionam completamente a vida de quem os recebe.

Kalidou Koulibaly, defesa central senegalês, que vestiu principalmente as camisolas do SSC Nápoles e do Chelsea, justificou a sua ida para o Campeonato Saudita de Futebol: “Não o posso negar. Vou poder ajudar toda a minha família a viver bem, desde os meus pais aos meus primos, e apoiar as atividades da minha associação ‘Capitaine du Coeur’, no Senegal. Começámos a construir uma clínica na aldeia dos meus pais e Tenho muitos projetos para ajudar os jovens”.

Olhando à decisão de Jota, relativamente às afirmações de Koulibaly, é impossível crucificar o jovem português, imensos no seu lugar fariam a mesma escolha.

O contrato assinado pelos sauditas com o extremo é válido até 2026, data em que o jogador terá 27 anos, prestes a entrar no seu auge e com bastante tempo para fazer um regresso triunfante à Europa, que dificilmente deixará de ter espaço para si. O jogador possui qualidades que são desejadas em bastantes equipas, sendo bastante veloz, excelente no drible curto e possuidor de uma imprevisibilidade capaz de destrancar jogos complicados. Esta temporada, em 43 jogos, Jota participou em 27 golos (15 tentos e 12 assistências).

Ainda assim, a competitividade da competição é muito inferior ao nível médio que o Velho Continente apresenta, possibilitando ao extremo brilhar. Sendo um jogador de 24 anos, Jota pode crescer e tornar-se uma das grandes figuras da Arábia Saudita, num Campeonato onde a maioria das compras são feitas com base no nome e não no rendimento a curto, médio ou longo prazo. Ainda assim, não são todos que podem gabar-se de partilhar o balneário com Karim Benzema e N’Golo Kanté, muitos menos enquanto treinados por Nuno Espírito Santo.

Artigo da autoria de Emanuel Ricardo, redator do Bola na Rede

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

As novidades em relação à cláusula de rescisão de Francesco Farioli

O FC Porto anunciou a renovação de contrato de Francesco Farioli durante este domingo, acordo válido até ao verão de 2028.

Barcelona derrota Real Madrid e vence Supertaça de Espanha

O Barcelona bateu o Real Madrid por três bolas a duas durante a noite deste domingo, conquistando a final da Supertaça de Espanha.

Francesco Farioli renova contrato com o FC Porto até 2028

O FC Porto anunciou na noite deste domingo a renovação de contrato com Francesco Farioli até ao verão de 2028.

Sporting da Covilhã x Académica: jogo foi interrompido e já tem nova data

A partida entre o Sporting da Covilhã e a Académica foi interrompido ao intervalo, devido às más condições meteorológicas.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli recebe ‘prenda’ no FC Porto depois da renovação do italiano

Francesco Farioli deve renovar em breve o seu contrato com o FC Porto. Felipe Sánchez vai juntar-se à equipa técnica dos dragões.

7 golos, reviravoltas e muita emoção na vitória do Feirense contra a Oliveirense: eis os resultados do dia na Segunda Liga

O Feirense bateu a Oliveirense num dos jogos mais animados desta edição da Segunda Liga. Jogo contou com sete golos.

Rafa Silva desejado pelo Benfica: Onde o internacional português pode encaixar no sistema de José Mourinho?

Rafa Silva é um dos nomes que está a ser associado com mais força ao Benfica, sendo um grande desejo de José Mourinho.