O melhor cinco da época 2022-2023 | Futsal

modalidades cabeçalho

O principal escalão do futsal português fechou as cortinas da nova época com o Sporting Clube de Portugal a celebrar o tricampeonato. No entanto, houve vários destaques individuais na Primeira (I) Divisão.

O Bola na Rede dá-te uma lista do cinco que mais se destacaram na I Divisão.

Guitta (Sporting CP)

O guarda redes leonino foi mais uma vez uma das peças fundamentais no tricampeão nacional.

Guitta não só é garantia de segurança entre os postes, como também permite ter superioridade na posse ao ter qualidade de passe e para se adiantar na quadra. O internacional brasileiro de 36 anos apontou 24 golos nas cinco épocas pelos leões.

O guarda redes canarinho vai fazer falta aos leões na próxima temporada.

Afonso Jesus (SL Benfica)

O fixo do Benfica foi um dos pontos de constância, numa época marcada pela irregularidade dos resultados da equipa. Mesmo não sendo a sua principal função, o internacional português igualou a melhor época em termos de golos, 12, e, na qual, jogou o maior número de jogos, 46.

Já é um dos principais alicerces do clube encarnados e será um dos jogadores importantes para que as águias voltem a ganhar o campeonato nacional.

Alex Merlim (Sporting CP)

O italo brasileiro já está nos leões desde 2015/2016 e continua a ser importante na equipa campeã nacional. Com 37 anos, o ala continua a ser decisivo nos corredores para desequilibrar os jogos, apesar de os números de golos e de assistências já não estarem no seu auge.

O internacional italiano está a deixar um legado difícil de alcançar pelo seu sucessor, mas até lá ainda tem futsal para mostrar.

Diego Cavinato (Sporting CP)

Outro italo brasileiro em destaque nos leões. Cavinato foi o melhor marcador do Campeonato, com 35 golos e, aos 38 anos, continua a ser decisivo para a formação treinada por Nuno Dias. O internacional italiano tem uma relação com a baliza muito próxima, melhor mesmo do que muitos pivots.

Diego Cavinato parece ter andamento ainda para mais algum tempo na alta roda do Futsal e é outro problema a médio prazo para ser substituído no Sporting.

Allan Guilherme (SC Braga)

O Sporting de Braga foi um dos destaques da competição, especialmente na fase regular, ao ficar em segundo lugar à frente do Benfica e a um ponto do Sporting.

O pivot brasileiro foi o melhor marcador da equipa treinada por Joel Rocha e terceiro melhor da I Divisão. Por isso, tratou-se de um dos destaques dos bracarenses na temporada e uma melga para as defesas adversárias. De realçar que Allan nunca tinha chegado aos 10 golos na principal competição nacional.

Será para continuar na próxima temporada?

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.