ATP Challenger Porto Open: Nardi evita regresso épico de Sousa

modalidades cabeçalho

Era e depois do complexo Desportivo do Monte Aventino ter acolhido na semana anterior uma prova pontuável para o circuito ITF, no caso um 25.000 conquistado pelo francês Jules Marie, que este recinto serviria mais uma vez de palco a um Challenger 125, o Porto Open. A cumprir a 24ª edição o maior torneio disputado a Norte do país, organizado em parceria pela Associação de Ténis do Porto, pela Federação  Portuguesa de Ténis- FPT e pela Câmara Municipal  da invicta, o rosto mais visível dessa organização era o diretor de torneio António Pais de Faria. Esta que é uma competição em crescimento, visto que subira de categoria na presente edição, aumentando assim o seu bolo monetário. De entre os tenistas com maior prestígio aí presentes contavam-se  Quentin Halys, semifinalista da última edição do Millennium Estoril Open que chegava a solo portuense ostentando o epíteto de maior favorito a vencer o torneio, visto ocupar a posição 73 da hierarquia individual masculina sendo o único Top 100 presente nesta prova. Benjamin Bonzi e Hugo Grenier, seus compatriotas, eram os outros grandes favoritos a um título na posse do turco, Altug Celikbilek, que procurava a terceira conquista consecutiva. Isto num certame que contava com alguns dos melhores tenistas nacionais da atualidade: João Sousa que voltava após mais de dois meses de ausência, Gastão Elias que jogava  depois de  o ter feito pela última vez em Maio, Gonçalo Oliveira, Jaime Faria, João Domingues, Frederico Ferreira Silva e Henrique Rocha eram  o restante contingente luso no quadro principal.

Num evento marcado pela forte presença de público nas bancadas e pelos excelentes dias de ténis, eis os cinco tenistas, que em minha opinião, mais aproveitaram o torneio para evidenciar todos os predicados do seu jogo.

 5 – Henrique Rocha

A atuar na sua cidade natal, foi demonstrando muita garra, espírito de luta e um ténis potente, intencional e pleno de capacidade ofensiva, embora sem grande consistência, regularidade e denotando grandes hiatos de concentração que Henrique somaria na cidade invicta a primeira vitória da sua vida num quadro principal de um Challenger, isto depois de ter ultrapassado, surpreendentemente, a fase de qualificação do Millennium Estoril Open deste ano. Já com três títulos e mais duas finais na presente época, fica a ideia de que o atleta com formação no Clube de Ténis da Maia pode ser o tenista nacional mais capaz de se afirmar ao longo dos próximos anos, sendo que prevejo que possa terminar a próxima temporada bem perto dos 200 melhores do mundo. Detentor de pancadas bem potentes, parece faltar-lhe ainda maior noção de quando desferir os golpes decisivos. Conseguirá Henrique cumprir e traduzir todo este potencial em resultados em torneios de cada vez maior nomeada?

4- Gonçalo Oliveira

Outro tenista oriundo da cidade do Porto, o ex Top100 da variante de pares e depois de duas temporadas não tão bem conseguidas, tendo saído  do Top 400, parece ter sido acometido por alguma poção mágica, pois no capítulo individual atravessa a melhor época da carreira, contando já com seis troféus de campeão na presente temporada. Carregando a pressão de ser o número três nacional no ranking ATP, no início da competição, realizou um excelente torneio vencendo na ronda inaugural o gaulês Lucas Poullain, perdendo em três partidas nos oitavos para o futuro campeão. Já com 28 anos ,o seu grande dilema será  que categoria de torneios disputar: se por um lado jogar torneios ITF onde embora colecionando várias vitórias não vê o seu ranking melhorar muito para além do atual ou se por outro lado compensará mais jogar fases de qualificação de torneios Challenger podendo não as transpor, resvalando novamente no ranking?

3- Jules Marie

O trintão gaulês, que nunca conseguiu entrar no Top 150 mundial,  alguém que confesso nunca ter visto jogar até há duas semanas aquando do ITF realizado neste recinto e do qual saiu vencedor, acho muito estranho que nunca  até aos dias de hoje tenha conseguido afirmar-se em provas de maior notoriedade. Se é certo que não possui uma  pancada diferenciadora capaz de causar desequilíbrios imediatos, não é menos verdade que revela uma grande leitura de todos os momentos do jogo, assim como denota uma grande inteligência tática. Mestre na colocação e profundidade da sua bola com o seu jogo a ter por base uma enorme consistência, Jules poderia ter tido uma carreira bem mais interessante do que o seu palmarés indica. A viver duas semanas de sonho, foi no Porto que alcançou as suas primeiras meias finais em provas deste grau de importância.

2- João Sousa

A cumprir uma autêntica travessia no deserto, tendo saído dos 400 primeiros do ranking, algo inédito na sua carreira ao mais alto nível, estava-mos longe de sonhar que o melhor tenista luso de todos os tempos fosse capaz de realizar o melhor torneio do ano na invicta. A voltar à competição após longo período de ausência por problemas nas costas, foi e mostrando toda a sua raça, fibra de campeão e classe , bem como o seu estofo competitivo e resiliência, marcas típicas de Sousa no seu auge, que o vimaranense alcançaria a final. Pelo caminho na ronda inaugural batera o quinto tenista mais cotado do quadro, o transalpino Mattia Bellucci em três partidas, sendo que fico com a ideia de que esse triunfo o terá alavancado para esta semana de excelência como há muito não víamos. Travado apenas por um grande Luca Nardi na final, as sensações deixadas só podem ser positivas e muito encorajadoras para o restante da temporada. Conseguirá o “conquistador” manter-se  física e mentalmente capaz de voltar a oferecer-nos o nível de outrora?

1 – Luca Nardi

Quando  no começo da semana se falava de um tenista capaz de no futuro militar entre os melhores praticantes da modalidade e com capacidade para poder daí a algum tempo pertencer à elite do ténis mundial, o jovem de então  19 anos era o nome que todos referiam. Capaz de servir com grande intensidade, constância e velocidade, revela grande capacidade para bater forte na bola tanto de direita quanto de esquerda, sendo necessário apenas melhorar alguns timings, assim como dosear a sua agressividade. Deverá ser capaz de controlar o aspeto mental do jogo nos momentos mais solenes, evidenciando todo o talento, capacidade e qualidade que ostenta. Foi impressionante como o italiano, durante grande parte da final, lidou tão bem com um ambiente de Davis, num court a rebentar pelas costuras e com o público a aplaudir muitos dos seus erros. Depois desta conquista ocorrida no dia em que cumpriu a entrada nos 20, sai da cidade do Porto bem mais motivado, ciente do grande ténis que pode praticar e mais que tudo confiante. Ténis não será problema, mas terá ele estofo para aguentar a pressão inerente a jogar torneios do circuito ATP?  Se assim acontecer estaremos em presença de um caso bem sério e de um nome a falar bastante num futuro nada distante!

Quanto a Nós continuaremos a contar-lhe tudo o que de significativo se passa no desporto mundial, e com o ténis a não ser exceção. Marcamos encontro?

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Ferro tem interessados em 3 países e pode deixar o Estrela da Amadora no verão

Ferro é um dos jogadores do Estrela da Amadora com mercado. Defesa central português com interessados em três países.

Os detalhes da oferta do Bayern Munique por Rafael Leão que pode incluir a cedência de um jogador

O interesse do Bayern Munique em Rafael Leão é real e já há mais detalhes sobre a sondagem do clube alemão ao AC Milan.

Vitória SC quer 1,5 milhões de euros para vender jogador em final de contrato

O Vitória SC está ciente do leque de interessados em Toni Borevkovic. Vimaranenses definiram tema para a venda.

Alisson Becker tira dúvidas em relação ao futuro no Liverpool: «É um momento decisivo na minha carreira»

Alisson Becker garantiu que deverá ficar no Liverpool nesta temporada. O guarda-redes admitiu que está numa fase decisiva da carreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Anthony Lopes pode voltar a mudar de equipa em França

Anthony Lopes pode estar em vias de mudar de clube na Ligue 1. O guardião português é pretendido pelo Brest.

Santa Clara volta a repetir estratégia de 2024 e quer novo goleador do Alverca

O Santa Clara quer fechar a contratação de Anthony Carter neste mercado. Avançado australiano representa o Alverca.

Mário Branco deixou o Fenerbahçe e pode assumir cargo no Brasil

Mário Branco pode vir a assumir o cargo de diretor-desportivo do Vasco da Gama. O dirigente português deixou o Fenerbahçe há poucos dias.