É no meio que está a virtude do FC Porto

- Advertisement -

A saída de Mateus Uribe, a custo zero, do FC Porto, obrigou os azuis e brancos a uma reformulação no seu setor intermédio.

Com o colombiano a viajar para o Qatar, os dragões viram-se obrigados a abrir os cordões à bolsa e procurar um novo nome para substituir o antigo número oito. Ao contrário do esperado, chegaram não um, mas dois novos reforços à equipa de Sérgio Conceição: Alan Varela (ex-CA Boca Juniors) e Nico González (ex-FC Barcelona).

O meio-campo do clube da cidade invicta encontra-se bem preenchido. Com Sérgio Conceição a optar, habitualmente, por um 4-4-2 com dois médios, os dragões ficam com Marko Grujić, Stefan Eustáquio, Romário Baró, Otávio e Bernardo Folha (muito provavelmente, utilizado na equipa B), sem contar com os dois reforços, para apenas dois lugares. 

A probabilidade de Otávio cair numa destas duas posições é, para já, reduzida. Considerando a lesão de Evanilson e a incerteza quanto à condição física de João Mário (obrigando, por vezes, Pêpe a ocupar o corredor direito), Otávio deverá continuar a atuar, maioritariamente, como ala direito (por dentro) ou segundo avançado, fazendo a ligação com o meio-campo, frequentemente designado de terceiro médio. E mesmo retirando André Franco desta equação, que com Sérgio Conceição costuma atuar mais como um ala, com funções parecidas às de Otávio, são cinco jogadores para duas posições.

O treinador dos dragões já o disse em conferência de imprensa, “Nico está a sofrer” naquilo que é a eventual adaptação à intensidade de jogo do FC Porto. Sérgio Conceição referiu ainda que, apesar do período de adaptação do espanhol, este precisará certamente de menos tempo do que jogadores provenientes da América do Sul, referindo-se, muito provavelmente, a Alan Varela.

Com um período de adaptação ainda pela frente, é possível que o meio-campo do FC Porto se mantenha inalterado durante algum tempo, com Eustáquio e Grujić a fazerem dupla. No entanto, é sabido que Alan Varela era um desejo dos dirigentes portistas para substituir Uribe, um jogador com características semelhantes às do colombiano. Assim, a probabilidade de se vir a assistir a um meio-campo composto por Eustáquio e Varela é grande, caindo Grujić desta equação.

Contudo, e caso Sérgio Conceição consiga ter todo o plantel à sua disposição, nas melhores condições físicas, é possível que outro meio-campo venha a ser utilizado. Com Evanilson e Mehdi Taremi a formar a dupla mais ofensiva e João Mário e Pêpe sobre o corredor direito, Otávio pode assumir outras funções no meio-campo azul e branco. Caso isso aconteça, Alan Varela é o mais provável para formar par com o internacional português.

No meio de tantas opções, várias podem ser as conjugações possíveis no meio-campo dos dragões que, apesar da saída de Uribe, têm agora mais opções, pelo menos do ponto de vista quantitativo. A chegada dos novos reforços vem dar ao grupo competitividade interna, o que só beneficia o FC Porto.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Itália vence e mantém esperanças pela qualificação e Espanha ganha à Georgia: Eis os resultados da noite de sábado

Este sábado foi jogada a terceira jornada de Qualificação para o Mundial 2026 e Itália conseguiu vencer fora e Espanha ganhou em casa.

Roberto Martínez: «Foi uma vitória muito trabalhada mas muito merecida»

Roberto Martínez falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Francisco Trincão sobre a vitória sobre a Irlanda: «Acabou por ser um jogo de paciência»

Francisco Trincão falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

Rúben Neves após a vitória frente à Irlanda: «Foi um golo com a vontade de Diogo Jota»

Jogador falou após a partida entre Portugal e a Irlanda, encontro válido pela terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Portugal teve que esperar até aos descontos para vencer a Irlanda

Portugal enfrentou a Irlanda durante a noite deste sábado, em jogo relativo à qualificação para o Mundial 2026.

Georgiy Sudakov pode falhar o Chaves depois de sair lesionado na vitória da Ucrânia

O médio do Benfica, Georgiy Sudakov, sofreu uma lesão no ombro esquerdo que o pode deixar fora do jogo frente ao Chaves.

Cristiano Ronaldo falha grande penalidade contra a Irlanda

Portugal e Irlanda estão a enfrentar-se durante este sábado, em jogo da terceira jornada da qualificação para o Mundial 2026.