UEFA Champions League | Um sorteio para todos os gostos

Realizou-se, esta quinta-feira, no Mónaco, o sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League para a temporada 2023/24.

Pelo terceiro ano consecutivo, a fase de grupos da prova milionária terá a participação de três clubes portugueses. SL Benfica, FC Porto e SC Braga tiveram sortes diferentes, mas fica a sensação de que podia ter sido bastante pior.

SL BenficaO campeão português ficou colocado no Grupo D e vai medir forças com FC Inter de Milão, FC Red Bull Salzburgo e Real Sociedad de Fútbol. Em teoria, o grupo das águias pauta pelo equilíbrio, não sendo expectável que haja jogos fáceis para a equipa de Roger Schmidt.

O emparelhamento logo no Pote 2 com o Inter (carrasco de águias e dragões na última edição da prova) fez com que o Benfica evitasse, mais à frente, o AC Milan e a SS Lazio. No entanto, parece-me evidente que havia adversários mais apetecíveis do que o Salzburgo no Pote 3.

Os austríacos têm protagonizado boas campanhas europeias nos últimos anos, contribuindo, também, para a valorização do muito talento jovem do clube. Mais recentemente, em 2021, tornaram-se a primeira equipa da Áustria a chegar aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

E se o adversário do Pote 3 podia ter sido mais simpático para o Benfica, o mesmo se pode dizer do adversário do Pote 4. A Real Sociedad está longe de ser um tubarão do futebol europeu, mas vai obrigar a equipa de Roger Schmidt a trabalhar muito durante os dois duelos que vão opor portugueses e espanhóis.

No geral, o Benfica tem boas condições para passar o grupo e até discutir o primeiro lugar com os nerazzurri, mas desenganem-se aqueles que pensam que será um passeio.

FC Porto – Os Dragões ficaram colocados no Grupo H, juntamente com FC Barcelona, FK Shakhtar Donetsk e Royal Antuérpia FC.

Partindo do Pote 2, era difícil a equipa de Sérgio Conceição pedir melhor emparelhamento. À exceção do campeão espanhol, os restantes adversários são bastante acessíveis.

O momento conturbado que se vive na Ucrânia não permite ao Shakhtar ter equipas competitivas e recheadas de talento, como era característico. Para além disso, o Royal Antuérpia, campeão belga, está em absoluta estreia na competição.

Por outro lado, a presença de um colosso como o Barcelona no grupo é benéfica, tendo em conta que é expectável que faça 12 pontos em 12 possíveis contra ucranianos e belgas.

Os azuis e brancos parecem, neste momento, mais debilitados do que na temporada passada, mas é de esperar que o nível suba na Champions, como é apanágio na equipa de Sérgio Conceição.

Um bom jogo em casa perante o Barcelona será decisivo nas contas pelo primeiro lugar.

SC Braga- Na sua terceira participação na fase de grupos da prova milionária, o SC Braga foi, como já se esperava, a equipa portuguesa com menos sorte no sorteio. Os bracarenses ficaram colocados no Grupo C e vão defrontar SSC Nápoles, Real Madrid CF e FC Union Berlim.

Os minhotos até conseguiram evitar um tubarão no Pote 1, mas o maior deles todos apareceu vindo do Pote 2. No quarto pote, a formação orientada por Artur Jorge calhou com a equipa sensação da última edição da Bundesliga.

A tarefa não se avizinha nada fácil para os guerreiros do Minho, mas há espaço para surpresas. É certo que Nápoles é o campeão italiano e que na temporada passada só foi eliminado da Champions nos quartos de final da prova, mas os azzurri mudaram de treinador e perderam a grande figura defensiva da equipa (Kim Min-Jae). Há muitas dúvidas em torno do técnico Rudi Garcia.

Já o Union Berlim é uma equipa facilmente equiparável ao Braga. Aliás, na temporada passada estas duas formações mediram forças na fase de grupos da Liga Europa. Os bracarenses venceram por 1-0 na Pedreira e perderam, também por 1-0, na Alemanha.

Portugueses e alemães deverão lutar pelo 3.º lugar no grupo, mas até aos duelos com o Nápoles tudo será possível.

Receber o poderoso Real Madrid na Pedreira será um momento especial para os adeptos minhotos.

Subscreve!

Artigos Populares

Primeiro jogo oficial de Viktor Gyokeres no Arsenal pode trazer reencontro especial

Viktor Gyokeres pode estrear-se na primeira jornada da Premier League frente ao Manchester United de Ruben Amorim.

Francesco Farioli já fala à treinador do FC Porto: «O espírito de sacrifício é absolutamente inegociável»

Francesco Farioli deixou as primeiras palavras como técnico do FC Porto. O treinador italiano assinou um contrato com os dragões até 2027.

Imprensa turca avança: Orkun Kokçu não quer voltar ao Benfica

Orkun Kokçu não quer representar o Benfica na próxima temporada. A notícia está a ser avançada pelo Sports Digitale.

Fabrizio Romano garante que Viktor Gyokeres já tem acordo total com o Arsenal

Viktor Gyokeres deve deixar o Sporting e rumar ao Arsenal. Avançado sueco já tem acordo total com o clube da Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting: Viktor Gyokeres deve reforçar Arsenal por 65+15 milhões de euros

Viktor Gyokeres vai deixar Sporting e está a caminho do Arsenal. Transferência pode acontecer por 65+15 milhões de euros.

Chelsea quer garantir a contratação de avançado do Arsenal

O Chelsea demonstrou interesse em contratar Ethan Nwaneri. O avançado inglês quer ter mais minutos de jogo.

FC Porto é o 5.º clube de Francesco Farioli: Por onde já passou?

O FC Porto oficializou Francesco Farioli como o novo treinador dos dragões. Eis os clubes por onde o técnico de 36 anos passou.