Os 24 da missão EURO’24 | Portugal

O Selecionador Nacional, Roberto Martínez, apresentou, esta sexta-feira, na Cidade do Futebol, a lista de convocados de Portugal para os jogos com a Eslováquia e Luxemburgo, a contar para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2024, na Alemanha.

A convocatória do Selecionador Nacional contou apenas com 24 nomes, ao contrário da última, onde estiveram presentes 26. Considerando esta redução no número de eleitos e a eventual dificuldade que o mercado de verão está a trazer na colocação de alguns jogadores, muitas são as dúvidas, e até as críticas.

Na baliza não existem novidades, Roberto Martínez definiu desde cedo o seu trio de guarda-redes. Diogo Costa parte como titular, tal como foi referido pelo espanhol, em conferência de imprensa no último estágio, em junho. Com o guardião portista seguem Rui Patrício e José Sá.

A defesa da equipa das quinas é, talvez, nesta convocatória, o setor onde se colocam a maior parte dos pontos de interrogação. O setor defensivo apresenta duas grandes surpresas, a ausência quer de Pepe, quer de laterais esquerdos. Em sua defesa, Roberto Martínez, afirmou não ter “luz verde”, do ponto de vista médico, para convocar Pepe, Raphael Guerreiro ou Nuno Mendes. Só este argumento faz sentido para explicar a ausência do “veterano” Pepe da convocatória.

Portugal Nuno Mendes
Fonte: Seleção Portugal

De resto, considerando apenas os defesas centrais, Martínez volta a chamar os mesmos cinco (Rúben Dias, Danilo, António Silva, Toti Gomes e Gonçalo Inácio). Para as laterais, foram convocados três laterais direitos (Diogo Dalot, Nelson Semedo e João Cancelo), deixando de fora nomes como o de Nuno Santos que, apesar do bom final de época que realizou, parece não estar no seu melhor, do ponto de vista físico. Ainda assim, numa lateral esquerda tão deserta, Nuno Santos não encaixaria? Fica a questão.

De salientar a chamada de João Cancelo, que não tem tido um início de época fácil no Manchester City FC e que, nas últimas semanas, tem sido associado ao FC Barcelona. O lateral direito que (ainda) atua em Inglaterra, não joga uma partida desde os últimos compromissos da Seleção Nacional.

João Félix João Cancelo Portugal
Fonte: FPF

A grande novidade da convocatória vai para Pedro Neto que, possivelmente, e tal como Roberto Martínez desvendou, poderá ser adaptado à lateral esquerda da Seleção Nacional, fazendo todo o corredor, o que não deixa de ser interessante. Pedro Neto volta à seleção AA depois de uma longa lesão e de um Campeonato da Europa de Sub-21. Neste início de época tem-se mostrado como uma peça fundamental na manobra do Wolverhampton WFC na Premier League. Será interessante perceber o comportamento do português nestes dois jogos, principalmente do ponto de vista defensivo.

No “miolo“ e na frente de ataque não existem grandes novidades. Em relação à convocatória anterior, nota para a ausência de Renato Sanches, por lesão (segundo Roberto Martínez), para a chamada de João Félix que, nesta época, não realizou qualquer minuto (incluindo jogos de pré-época) e para a chamada de, agora, três jogadores a competir fora do continente europeu (Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Otávio).

Paulinho Sporting
Fonte: Sporting CP

De fora, Roberto Martínez deixou nomes como o de Paulinho, que está a fazer um grande arranque de temporada, afirmando que para a posição em questão só tem dois lugares (ocupados por cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos). A esta equação pode ainda somar-se o nome de André Silva que, por estes dias, também está lesionado.

A grande dúvida na convocatória do Selecionador Nacional prende-se então com a chamada de alguns jogadores cujo tempo de utilização, neste início de época, tem sido reduzido. Resta perceber não só o papel destes jogadores nestes dois jogos de qualificação, mas também em que nível, nomeadamente físico e mental, se apresentam os mesmos.

Portugal, atual líder do Grupo J, defronta a Eslováquia (atual segunda classificada), dia 8 de setembro, no Národny Futbalovy Stadion, em Bratislava, e o Luxemburgo, dia 11 de setembro, no Estádio do Algarve.

Artigo de opinião de Tiago Rodrigues.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Frank toma decisão sobre ida para o Tottenham

O Tottenham já oficializou este sábado a saída de Ange Postecoglou do comando técnico. Thomas Frank quer rumar aos Spurs.

Turquia bate Estados Unidos com golo decisivo de Akturkoglu

A Turquia venceu este sábado os Estados Unidos por 2-1 num jogo particular. Kerem Akturkoglu marcou o golo decisivo.

Imprensa brasileira garante que Estrela Amadora levou nega de clube por dívidas ao Flamengo

O Estrela Amadora avançou para a contratação de Raylan ao Cuiabá. Clube brasileiro recusou por eventuais dívidas ao Flamengo.

À justa: Sporting empata playoff com Leões Porto Salvo

O Sporting venceu este sábado os Leões Porto Salvo por 5-4 e empataram assim o playoff das meias finais de Futsal.

PUB

Mais Artigos Populares

Países Baixos estreia-se com vitória na Qualificação para o Mundial 2026: Eis os resultados do dia

Os Países Baixos venceram a Finlândia por 2-0 na qualificação para o Mundial de 2026. Eis todos os resultados do dia.

Eis a equipa argentina que tentou contratar Cristiano Ronaldo para o Mundial de Clubes 2025

Cristiano Ronaldo revelou que teve "convites" da Argentina para jogar o Mundial de Clubes 2025. River Plate chegou-se à frente.

Mikel Oyarzabal elogia Cristiano Ronaldo e atira: «Estamos confiantes de que podemos vencer qualquer um»

Portugal vai enfrentar a Espanha na final da Liga das Nações. Mikel Oyarzabal falou antes do jogo com a Seleção das Quinas.