A Champions está de volta à Pedreira | SC Braga x SSC Nápoles

Fase de grupos da Liga dos Campeões, 1.ª jornada: quarta-feira, 20h00, 20 de setembro de 2023

A ANTEVISÃO: BRAGA PRECISA DE ENTRAR A VENCER PARA A ESPERANÇA NO APURAMENTO NÃO PERDER

Quase 11 anos depois do SC Braga 1-2 Galatasaray SK, o hino da Champions voltará a tocar na Pedreira, num jogo a contar para a fase de grupos da prova milionária.

Neste tão desejado regresso à mais importante competição de clubes na Europa, o adversário será o SSC Napoli, atual detentor do título de campeão em Itália. Em relação à época passada, os azzurri perderam Luciano Spalletti, principal responsável por ter feito os napolitanos festejarem o scudetto 33 anos depois, e Kim Min-Jae, a referência defensiva da equipa.

No entanto, o clube liderado por Aurelio De Laurentiis conseguiu manter outras peças importantes. São os casos de, por exemplo, Victor Osimhen, Kvicha Kvaratskhelia e Piotr Zieliński. É de esperar que a qualidade exibicional venha a baixar de forma drástica, comparativamente com a época anterior.

Aliás, os maus resultados aliados às exibições pobres da equipa têm vindo a motivar uma onda crescente de contestação ao técnico francês, que leva apenas quatro jogos no comando técnico da formação italiana. No entanto, continua a haver matéria prima para oferecer espetáculo em campo (pelo menos do ponto de vista individual).

O desafio é de dificuldade máxima e por isso só um SC Braga na sua melhor versão poderá bater o pé ao clube da cidade de Nápoles. A equipa orientada por Rudi Garcia é, juntamente com o Real Madrid CF, clara favorita a seguir em frente na competição, mas não será fácil passar na Pedreira. Os minhotos sabem que uma vitória perante o campeão italiano marcará uma posição forte no que à luta pelos oitavos-de-final diz respeito.

Ambas as equipas vêm de resultados negativos neste último fim-de-semana. O Braga perdeu em Faro (1-3) e o Napoli não foi além de um empate, fora, perante o Genoa CFC (2-2).

O árbitro nomeado é o neerlandês Serdar Gozubuyuk.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. SC Braga e SSC Napoli nunca se defrontaram.
  2. Em 12 jogos de Champions, o SC Braga soma quatro vitórias e oito derrotas. Já o SSC Napoli, com 58 partidas disputadas, soma 27 vitórias, 15 empates e 16 derrotas.
  3. Alan Osório é o jogador do SC Braga com mais golos (5) na história do clube na Liga dos Campeões. Do lado italiano, esse jogador é Dries Mertens (16 golos).
  4. A maior derrota do SC Braga na competição foi em Londres, perante o Arsenal FC (0-6). Na Pedreira, os minhotos venceram o mesmo gigante inglês por 2-0.
  5. A maior derrota do SSC Napoli na competição foi, também, em Londres. 1-4 favorável ao Chelsea, na época 2011/2012.
  6. A maior vitória dos azzurri vem precisamente da época passada. Os comandados de Spalletti esmagaram o AFC Ajax por 6-1 em Amesterdão.
  7. Os gverreiros nunca passaram da fase de grupos da Champions.
  8. O Napoli, desde que existe fase de grupos, tem sete participações. Passou aos oitavos-de-final em quatro ocasiões. A melhor campanha do clube na competição foi na época passada, com a chegada aos quartos-de-final.
  9. Histórico do SSC Napoli contra equipas portuguesas: 12 jogos, seis vitórias, quatro empates e duas derrotas.
  10. Histórico do SC Braga contra equipas italianas: 11 jogos, três vitórias, dois empates e seis derrotas.

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

BrumaResponsável pelo golo que confirmou o apuramento do SC Braga para a fase de grupos, em Atenas, Bruma continua a afirmar-se no clube minhoto. Quase todas as jogadas de perigo dos bracarenses passam, inevitavelmente, pelos pés do fantasista português. O duelo com Giovanni Di Lorenzo promete.

Victor OsimhenO avançado nigeriano foi determinante para o sucesso alcançado pelo Napoli na temporada passada, contribuindo com 31 golos e quatro assistências em 39 jogos. Para já, com quatro partidas disputadas, Osimhen soma três golos e continua a ser a principal ameaça para as defesas adversárias. O ídolo da nova geração de adeptos napolitanos será um osso duro de roer para José Fonte e Niakaté.

XI´s PROVÁVEIS

SC Braga (4x2x3x1): Matheus; Victor Gómez, José Fonte, Sikou Niakaté, Adrián Marín; Al-Musrati e André Horta; Ricardo Horta, Pizzi e Bruma; Abel Ruiz

Treinador: Artur Jorge

«Temos de olhar para esta competição com a mesma ambição, mas sem a obrigação. Isto pode aligeirar a carga emocional sobre os jogadores. Queremos desfrutar, mas realçando que não vamos jogar por jogar. Estamos inseridos numa competição na qual queremos sempre estar, portanto isto não pode ser um problema para nós».

SSC Napoli (4x3x3): Alex Meret; Giovanni Di Lorenzo, Amir Rrahmani, Juan Jesus e Mathías Olivera; Frank Anguissa, Lobotka e Piotr Zieliński; Politano, Osimhen e Kvaratskhelia.

«Precisamos de ser mais contínuos. A Champions é outra competição e há um grupo para passar. Somos ambiciosos, queremos vencer».

Treinador: Rudi Garcia

PREVISÃO DE RESULTADO: SC Braga 2-2 SSC Napoli

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo oferece contrato de 5 épocas a lateral do Manchester City

O Nottingham Forest quer contratar Rico Lewis ao Manchester City. Ingleses avançam pelo jovem lateral de 20 anos neste mercado.

Farioli atualiza situação de Francisco Moura e faz pequeno balanço do FC Porto: «Estamos em construção»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

Farioli garante: «Rodrigo Mora é um jogador importante para o FC Porto. O que está a acontecer não é saudável»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

Francesco Farioli e o Gil Vicente x FC Porto: «Será sem dúvidas um desafio»

O FC Porto vai enfrentar o Gil Vicente na segunda jornada da Primeira Liga. Francesco Farioli já falou aos jornalistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United olha para outro médio da Premier League como alternativa a Carlos Baleba

O Manchester United está interessado em Adam Wharton. Crystal Palace aponta uma verba superior aos 115 milhões de euros.

Richard Ríos e a urgência em adaptar-se ao futebol europeu | Estrela da Amadora 0-1 Benfica

O Benfica bateu o Estrela da Amadora por uma bola a zero, num jogo válido pela segunda jornada da Primeira Liga. Richard Ríos foi novamente titular pela formação de Bruno Lage, mas a sua exibição foi novamente abaixo do esperado.

Toti Gomes não esquece Diogo Jota: «Tentámos jogar por ele também»

Toti Gomes recorda Diogo Jota e André Silva, irmãos que morreram este verão num acidente de carro. Eis o que disse o defesa português.