Leões em Faro à procura da liderança isolada | SC Farense x Sporting CP

Primeira Liga, 7.ª jornada: sábado, 20h30. 30 de setembro de 2023

A ANTEVISÃO: SPORTING PODE APROVEITAR CLÁSSICO PARA SE TORNAR LÍDER ISOLADO

Numa semana de clássico na Luz, o grande vencedor da jornada, por incrível que pareça, poderá vir a ser o Sporting CP. Estando em primeiro lugar no campeonato, em igualdade pontual com o FC Porto, os comandados de Rúben Amorim deslocam-se a Faro para enfrentar o SC Farense de José Mota, treinador de má memória para os adeptos leoninos, tendo levado de vencida a equipa de Alvalade na final da Taça de Portugal da época de 2017/18, então como treinador do Clube Desportivo das Aves.

Dois anos depois, o Farense volta a receber um grande num jogo a contar para o campeonato nacional. Os anfitriões abrem as portas do seu estádio para receber um moralizado Sporting, que ainda não perdeu em jogos oficiais, e que tem consciência que só depende de si mesmo para assegurar a liderança da liga, como salientou o treinador Rúben Amorim na antevisão da partida deste sábado.

Sob uma eventual liderança isolada, o treinador leonino preferiu acalmar os ânimos dizendo: “Em qualquer estádio na Liga, em qualquer jogo, se vencermos estaremos em primeiro lugar, acompanhados ou não. Não assino nada em relação ao clássico, assino por baixo a vitória do Sporting, e aconteça o que acontecer no fim de semana, se ganharmos o nosso jogo seremos primeiros. Depois de um ano onde andámos sempre atrás e a ter aquela sensação de não olhar só para o nosso jogo, olhar para o vizinho e isso causa alguma distração. Esse é o foco.”  

Durante esta semana, Amorim ficou a saber que em Faro já poderá contar com Viktor Gyokeres – afastado do jogo contra o Rio Ave a contas com um problema físico- e com Diomande, que tinha saído lesionado no jogo de domingo. Contudo, face ao regresso do internacional sueco e boa exibição de Edwards, cabe ao treinador dos verde e brancos ter a boa dor de cabeça sob qual será o trio de ataque para esta partida. É importante, para estas mesmas contas, salientar o bom arranque de Paulinho, que já leva cinco golos e é um dos melhores marcadores do campeonato.

Procurando tirar proveito do fator casa, os “leões de faro” pretendem fazer do Estádio São Luís a sua fortaleza. A equipa algarvia soma a terceira vitória seguida no seu reduto, duas para a liga portuguesa (5-0 Chaves FC e 3-1 ao SC Braga) e uma para a taça da liga (1-0 contra o CD Tondela) e conta com o apoio dos seus adeptos para voltar a implementar o inferno do São Luís para as equipas que os visitam.

Os atuais 11º classificados, somam seis pontos nas seis jornadas já disputadas e procuram voltar a pontuar em casa e se possível terminarem com este ciclo do Sporting. O Farense, mesmo já tendo vencido um dos “quatro grandes”, fora de portas ainda não conseguiu somar qualquer ponto.

É interessante o salientar do papel da mística e da sua importância introduzido pelo treinador dos algarvios. Em conferência de imprensa, José Mota destacou: “Muitas vezes dizemos que as tradições já não são o que eram, mas queremos que estas tradições se mantenham. Dá muito trabalho aos clubes terem a mística, terem os conhecimentos, perceberem o que é o passado do clube. Nós tentamos interpretar isso, saber o que era o inferno do São Luís e o que vamos tentar, contra um grande adversário, é potencializar essas características que o Farense tem”

Num 4-3-3 clássico, rapidamente José Mota identificou aquele que é o seu onze base. A derrota em casa na primeira jornada contra o Casa Pia deixou moça (0-3) e desde então pouco ou nada mexeu numa equipa que junta a irreverência de Bellouni e Rui Costa (ambos com dois golos e duas assistências), o equilíbrio de Cláudio Falcão e a experiência de jogadores como Marco Matias, Talocha ou do capitão Fabrício Isidoro. Para o resto da época, fica a dúvida sobre qual o papel de Zé Luís ou de Elves Baldé nesta equipa? E se serão titulares já contra o Sporting?

Mesmo com o regresso de Viktor Gyokeres, quando analisada a equipa adversária, José Mota  preferiu dar prioridade ao que o Sporting pode fazer enquanto coletivo, frisando que, mesmo sem o ex-Coventry, viu “(…) o Sporting com grandes dinâmicas e a jogar bom futebol” e que “o trabalho que se faz semanalmente e as dinâmicas que se criam e que no jogo elas consigam sobrepor-se às individualidades.”

A partida entre o Farense e o Sporting realiza-se no Estágio São Luís às 20:30 e conta com arbitragem de Luís Godinho.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Trata-se do 25.º jogo disputado por ambas as equipas a contar para o campeonato nacional.
  2. Nos 24 jogos já disputados regista-se: 16 vitórias para o Sporting; cinco empates e três vitórias do Farense.
  3. No São Luís, o resultado típico registado é de 0-1 para o Sporting CP. Trata-se de um resultado idêntico ao realizado na última deslocação dos leões a Faro, em 2020/2021. Nesse jogo ficou (0-1), com golo de Pedro Gonçalves (Pote)
  4. A última vitória do Farense contra o Sporting foi na época 2000/2001, por 2-1, com autogolo de Rui Jorge (43 minutos) e golo de Marco Nuno (53 minutos). O Sporting reduziu aos 89 através de Pedro Barbosa.
  5. O Farense apenas conquistou pontos no seu Estádio, contra Braga e Chaves.
  6. Do atual plantel do Farense, apenas Ricardo Velho, Fabrício Isidoro e Cláudio Falcão faziam parte da equipa que enfrentou o Sporting em 2020/2021.
  7. O Farense conta 7 jogadores com passagens pelo Sporting. São eles: Elves Baldé, Rafael Barbosa, Matteus Oliveira, Marco Matias, Diogo Paulo e André Seruca.
  8. O Sporting é a equipa com maior percentagem de tempo útil de jogo com 57,71% (59:21 minutos, por jogo) e o Farense é a 16º com 51,05% (52:34 minutos, por jogo)
  9. Dos jogadores que estavam na ficha de jogo na última deslocação do Sporting a Faro, nove ainda estão no plantel leonino. A titulares são: Adán, Matheus Reis, Inácio, Coates, Pote, Daniel Bragança e Paulinho. No banco de suplentes: Luís Neto e Nuno Santos.
  10. O último encontro entre ambas as equipas foi no estádio José de Alvalade, para a Taça da Liga e o resultado ficou em 6-0 para o Sporting. Os marcadores foram Paulinho (20 e 22 min), Edwards (39 min), Pedro Gonçalves (48 min), Artur Gomes (75 min) e Mateus Fernandes (84 minutos)

JOGADORES A TER EM CONTA

Mohamed Belloumi é uma das armas ofensivas do Farense
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Belloumi – Desconhecido por muitos dos que acompanham a liga portuguesa, Mohamed Belloumi, apresenta-se ao grande público como um dos grandes talentos à disposição de José Mota. A cumprir a terceira época pelos “leões de faro”, o argelino de 21 anos, já soma dois golos e duas assistências e, jogando tanto na esquerda como na direita, promete vir a ser uma dor de cabeça para a defesa leonina, principalmente, num jogo onde a equipa algarvia irá explorar o espaço em profundidade, aproveitando a pressão alta do Sporting.

Paulinho Sporting Fernando Meira
Fonte: Sporting CP

Paulinho – Nova época e nova vida para o avançado português. Depois de uma época menos conseguida onde só marcou cinco golos para o campeonato nacional, Paulinho está a ser um dos principais beneficiários da chegada Gyokeres, e, numa nova posição, está um jogador com maior liberdade em campo e longe das amarras que estavam a condicionar o seu jogo. Em seis jornadas, Paulinho já igualou a marca da época passada, procurando em Faro, manter-se no pódio dos melhores marcadores da liga portuguesa.

XI´s PROVÁVEIS

SC Farense: Ricardo Velho; Pastor, Muscat, Gonçalo Silva e Talocha; Cláudio Falcão, Fabrício Isidoro (C), Mattheus Oliveira; Marco Matias, Belloumi e Rui Costa

Treinador: José Mota

«O Sporting é uma equipa com excelentes dinâmicas, que tem vindo a ser trabalhada já há três anos pelo Rúben Amorim, que sabe que implementou um modelo de jogo em que o jogador se adapta de uma forma muito muito fácil e tem tido excelentes prestações ao longo destes tempos e com jogadores, muitos deles, que têm um conhecimento maior da nossa liga, as contratações têm sido muito baseadas em atletas que estão em clubes da nossa liga e com grande potencial, e realmente esta equipa do Sporting dá gosto ver jogar».

«Mérito para o Sporting, como é óbvio, mas para o seu treinador é bom elogiar as características que tem implementado, pelas dinâmicas e, fundamentalmente, pelos bons resultados que têm alcançado».

Sporting CP: Adán; Diomande, Coates (C) e Gonçalo Inácio; Esgaio, Morita, Hjumand e Nuno Santos; Pedro Gonçalves (Pote), Paulinho e Gyokeres

Treinador: Rúben Amorim

«Vai ser um jogo difícil, diferente do jogo com o Rio Ave, frente a uma equipa com um treinador mais experiente do que todos nós na equipa técnica do Sporting. Vão esperar pelas nossas transições e todos os pormenores contam, não podemos ter perdas de bola. Sabemos que o campo é mais estreito, parece que não, mas isso conta, treinámos isso, estreitámos o nosso campo, faz diferença na largura de jogo, olhámos para todos os pormenores».

«O Farense tem responsabilidade diferente e todas as condicionantes podem ter reflexo no resultado. Analisámos todos os jogos, sabemos que jogam sempre com intensidade, e quando têm espaço para contra-atacar contam com bons jogadores. Espero um Farense que quer ganhar, mas nós também queremos».

PREVISÃO DE RESULTADO: SC Farense 0-2 Sporting CP

Subscreve!

Artigos Populares

Nottingham Forest oficializa despedimento de Nuno Espírito Santo

O Nottingham Forest oficializou o despedimento de Nuno Espírito Santo. O técnico português deixa a equipa depois de se ter incompatibilizado com os dirigentes do clube.

O passo mais difícil da caminhada | Hungria x Portugal

Depois da goleada diante a Arménia, Portugal vai deslocar-se à Hungria para aquele que, teoricamente, será o jogo mais complicado da qualificação para o Mundial.

Luís Freire alcança maior vitória de um treinador estreante na Seleção de Sub-21

Luís Freire estreou-se com uma goleada de 5-0 ao Azerbaijão ao serviço da Seleção de Sub-21. Foi o melhor resultado de um técnico estreante pela equipa.

Há dois treinadores portugueses na lista de sucessores para Nuno Espírito Santo no Nottingham Forest

Nuno Espírito Santo está de saída do comando técnico do Nottingham Forest. Marco Silva e José Mourinho são opções para o lugar.

PUB

Mais Artigos Populares

Há mais um treinador apontado à sucessão de José Mourinho no Fenerbahçe

O Fenerbahçe ainda não tem treinador desde que José Mourinho foi demitido. Domenico Tedesco pode ser o sucessor do português.

Nuno Espírito Santo junta-se a grupo com José Mourinho ou Sérgio Conceição: eis os treinadores portugueses atualmente desempregados

Nuno Espírito Santo está perto de deixar o Nottingham Forest e juntar-se a um grupo de treinadores portugueses atualmente sem trabalho.

La Vuelta a España #2: Domínios pouco avassaladores

Um pouco por toda esta Vuelta tem havido vários...