Toti Gomes vs Diogo Leite: uma “discussão” com razão de ser no centro da defesa lusa?

- Advertisement -

Roberto Martínez tem mantido a aposta em Toti Gomes como opção para a defesa nacional, em detrimento de Diogo Leite.

Continua a causar estranheza a muita gente, inclusive a mim mesmo, que não entendo esta opção por parte do selecionador nacional português. Toti Gomes é um jogador de grande qualidade, com apenas 24 anos e uma margem de progressão enorme, no entanto, não tem o peso que Diogo Leite tem na defesa da sua equipa.

Também com 24 anos de idade, o jovem central formado na invicta é titular absoluto do 1. FC Union Berlin, onde disputou até ao momento todas as partidas realizadas pelo conjunto alemão nesta época.

Olhando para a convocatória e para a maneira de jogar do técnico espanhol, entendo a necessidade de contar com um defesa central esquerdino, porque pode ser um fator diferenciador na saída de jogo com bola, e uma mais-valia, ter um central a jogar com o seu pé dominante no flanco esquerdino.

Será que Toti é superior a Diogo Leite?

Na minha opinião, são dois jogadores que estão em patamares próximos, no entanto, acredito que Diogo Leite apresenta outro estatuto e uma maior evolução ao longo dos anos, o que faz dele o meu eleito para esta convocatória e para todas as outras.

Depois de alguns empréstimos, fixou-se no onze do Union como titular absoluto, e tem brilhado, inclusive na Liga dos Campeões, tendo também já envergado a camisola do FC Porto por diversas ocasiões. Para mim, Diogo Leite é claramente superior a Toti Gomes, sendo que até jogam ambos em esquemas de três centrais, o que é claramente proveitoso para o esquema de Martínez ao lema das “quinas”.

Com Bonucci ao seu lado, Leite ganhou agora mais um argumento de peso para continuar a crescer ao lado de um dos mais consagrados da posição dos últimos anos, o que pode elevar bastante a sua qualidade.

Defesa que ganha não mexe?

Parece este o lema de Roberto Martínez nesta armada lusa! Com uma linha de três centrais, onde têm brilhado Rúben Dias, António Silva e Gonçalo Inácio, com Danilo e Pepe a entrarem a espaços, a missão de entrar neste onze luso parece difícil tanto para o já internacional Toti, como para Diogo Leite.

Apesar de serem dois jogadores com bastantes argumentos, ainda não têm o rendimento que todos os estes nomes que enunciei antes têm. No entanto, Pepe pode estar cada vez mais perto de arrumar as botas, e até o próprio Danilo pode avançar no terreno e abrir uma janela de oportunidade na convocatória para mais homens no centro da defesa.

Com tudo isto, estou bastante contente por termos na nossa seleção, dores de cabeça tão positivas como esta, numa altura em que temos de olhar também com mais atenção para nomes como Tomás Araújo e David Carmo.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting com 2 novidades na lista de 9 jovens chamados por Rui Borges ao treino desta sexta-feira

O Sporting treinou na manhã desta sexta-feira. Rui Borges chamou nove jovens ao treino dos leões, com duas novidades na lista.

Surreal: conferência de imprensa cancelada em Espanha porque nenhum jornalista apareceu

A Real Sociedad B enfrenta no sábado o Andorra e nenhum meio de comunicação marcou presença antevisão do técnico dos bascos.

Cristóvão Carvalho promete revolução: «Vou comprar os direitos televisivos de todos os outros clubes em Portugal»

Cristóvão Carvalho apresentou a sua ideia para a centralização dos direitos televisivos em Portugal. Candidato quer que seja o Benfica a comprar os direitos.

André Villas-Boas propôs Supertaça Ibérica: evento já foi jogado em 2022 e o Benfica perdeu

André Villas-Boas propôs a criação de uma Supertaça Ibérica. Benfica e Sevilha já disputaram um duelo com esse nome, mas sem carácter oficial.

PUB

Mais Artigos Populares

Pedro Caixinha fala em exclusivo ao Bola na Rede: «O sucesso do Paulinho no México abre a porta ao mercado europeu e aos jogadores...

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou sobre o futebol brasileiro e elogiou Paulinho.

Pedro Caixinha e relação com Neymar no Santos: «Desenvolvemos uma boa empatia»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Pedro Caixinha falou da experiência de treinar Neymar no Santos.

Leonardo Jardim destaca diferenças no futebol brasileiro: «Não é por acaso que 19 treinadores já foram despedidos no Brasileirão este ano»

O Bola na Rede está presente no Portugal Football Summit. Leonardo Jardim falou das perceções no futebol brasileiro e no Brasileirão.