Pedro Sousa: O legado de um dos melhores de sempre | Ténis

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Foi aos 35 anos que Pedro Sousa se despediu dos courts no seu clube de sempre, o Club Internacional de Foot-Ball (CIF). Foi lá que deu os primeiros passos no ténis e onde fez os seus últimos pontos da carreira. No passado dia 3 de outubro, Lisboa recebia com uma tarde de sol um dos portugueses mais talentosos de sempre da modalidade. Rodeado de amigos, família, treinadores, colegas e admiradores, foi frente a João Sousa que fez a segunda ronda do Lisboa Belém Open, que ditou a sua despedida oficial. 

É dos poucos a conseguir reunir o consenso de tantos, não só pelos amantes do desporto, mas também pelos seus pares que o aplaudiram por toda a carreira que teve. 

Venceu oito troféus ATP Challenger Tour e nove ITF´s. Tornou-se no terceiro português da história a fazer parte de uma final de singulares de um torneio ATP ao defrontar Casper Ruud no Open da Austrália, depois de Frederico Gil e João Sousa o terem feito. Foi no dia 11 de fevereiro que atingiu um dos mais difíceis feitos na modalidade, inscrever o seu nome no top 100 mundial, um grupo restrito aos melhores dos melhores, tendo sido o sétimo português a consegui-lo. Em 2021, concretizou um dos seus maiores sonhos: o apuramento para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde representou Portugal. 

Quando olhamos para estes resultados pensamos num percurso sem grandes sobressaltos e obstáculos, no entanto, foram raras as temporadas sem lesões. Pedro Sousa foi constantemente atraiçoado pelo seu corpo que nunca permitiu que conseguisse subir ainda mais na hierarquia individual masculina e que, algumas vezes, tivesse até que dar passos atrás.

Pedro Sousa jogou, grande parte da sua carreira, na segunda divisão do ténis mundial, o ATP Challenger Tour. Foi lá que se foi afirmando enquanto jogador e marcando pela diferença todos os que com ele se cruzavam. Dono de uma personalidade carismática, é a sua humildade e descontração que saltam à vista e que ficarão para sempre lembradas como o seu grande legado. 

Em terra batida conseguiu imprimir o melhor do seu jogo, era a sua superfície predileta e onde parecia estar como peixe na água. Com uma leitura tática muito acima da média, conseguia mudar a velocidade de jogo, anular por completo o jogo do seu adversário e bater-se de igual para igual com qualquer outro jogador. Repleto de uma subtileza e classe fora do comum, eram os seus amortis que deliciavam qualquer apreciador da modalidade.

Talentoso, empenhado e profissional, será sempre recordado como um dos melhores de sempre no ténis nacional.

Artigo redigido por Mafalda Ferreira Costa

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Moreirense vence Tondela e ultrapassa Vitória SC na corrida pelo 6º lugar da Primeira Liga

O Moreirense venceu o Tondela num jogo em atraso da Primeira Liga. Cónegos somam segunda vitória consecutiva na época.

Diogo Dalot e saída de Ruben Amorim e nova mudança de treinador no Manchester United: «Tem sido realmente difícil»

Diogo Dalot analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. Red devils eliminados da Taça de Inglaterra e num momento difícil.

Arthur Cabral pode deixar Botafogo de Martín Anselmi e tem interessado na Europa com 12 milhões de euros

O Torino subiu a parada por Arthur Cabral. Emblema italiano chega aos 12 milhões de euros pelo avançado brasileiro.

Estoril Praia: defesa central pode rumar à Polónia

Kévin Boma pode deixar de ser jogador do Estoril Praia neste mercado. O Widzew Lodz está interessado no defesa central.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica volta a atacar Thiago Almada e inicia negociações com Atlético Madrid

O Benfica está de volta à corrida por Thiago Almada. Depois de tentar no verão, águias vão voltar a procurar o argentino em janeiro.

Shahab Al Ahli de Paulo Sousa soma a quinta vitória consecutiva

O Shabab Al Ahli derrotou o Al Wasl durante este domingo por três bolas a uma, em mais um jogo da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Vélez Sarsfield tenta contratação de antigo alvo do Sporting

O Vélez Sarsfield está interessado em garantir a contratação de Lucas Robertone. O jogador representa o Almería.