Esforço final valeu vingança | Académico Viseu FC 1-0 UD Leiria

Depois da UD Leiria ter eliminado da Taça de Portugal o Académico de Viseu FC, no Fontelo, aguardava-se com curiosidade o que os viseenses poderiam fazer de diferente, agora com Jorge Simão no banco.

Na primeira parte, a formação dominante foi mesmo a visitante que pegou no jogo e com os corredores de fazer inveja à equipa da casa conseguia ter profundidade nos flancos para cruzar. No entanto, atirar à baliza não foi algo que as equipas conseguiram fazer até ao intervalo, com Arsénio a criar a principal oportunidade num remate de meia distância a passar perto da trave da baliza de Domen Gril.

Já os beirões apenas através de transições rápidas criavam perigo, só que André Clóvis mostrou mais uma vez que a pontaria afinada ficou pela época passada.

Na etapa complementar, a eficácia frente à baliza melhorou com os guarda-redes de ambas as formações a terem de se aplicar. A formação treinada por Vasco Botelho da Costa continuava mais próxima da baliza adversária, mas sem conseguir a definição mais apropriada, com os centrais do Académico a estarem bem na antecipação aos avançados adversários.

Apesar de mais confortável no jogo, foi a UD Leiria mais precoce a promover várias substituições. Estas alterações acabaram por beneficiar o adversário que, a partir dos 70’, pegou mais no jogo e conseguiu encostar o Leiria ao seu reduto defensivo, algo que parecia um oásis no meio do deserto até aí.

Aos 81’, aconteceu finalmente o golo na partida, com Messenguem a aproveitar, em zona frontal, a meia distância para ultrapassar os limites da velocidade e fuzilar as redes de Kiezsek. Os leirienses passaram de 80 para oito e viu os viseenses mais perto do 2-0, sem energia para, pelo menos, lutar por um ponto.

O Académico Viseu ultrapassa assim a UD Leiria na classificação da Segunda Liga e agora tem mais dois pontos, estando ambas em metade da tabela.

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

Académico Viseu FC

BnR: Uma das novidades neste jogo foi a inclusão do Marquinho a titular.  O que era pretendido com esta alteração?

Jorge Simão [treinador principal do Académico Viseu FC]: A inclusão do Marquinho no onze, para além daquilo que tem vindo a fazer,  praticamente em todos os jogos vai entrando, vai conquistando minutos e o seu espaço na equipa. Também é resultado lógico de termos ficado sem dois jogadores, o Sori Mane e o Famana [Quizera] que foram representar a seleção e agora vamos ficar ainda sem o Arthur que vai representar a seleção do Brasil.

Portanto, isto para nós enquanto o clube é bom porque temos jogadores que representam as respetivas seleções. Para os jogadores também é bom porque se valorizam e para os restantes, também é bom para ir abrir espaço para aparecerem.

Se todos forem trabalhando bem, vai aparecer uma oportunidade para poderem jogar.

Para quem não está connosco no dia a dia, parece surpreendente, mas os bons jogadores vão aparecendo, consoante as oportunidades.

UD Leiria

BnR: A primeira substituição que fez foi o Lystov pelo Bura. O objetivo era aproveitar melhor as bolas paradas ofensivas com Bura?

Vasco Botelho da Costa [treinador principal de UD Leiria]: O Lystov estava muito queixoso. Nós sentimos que dava para arriscar, mas depois logo ao início, ele sentiu um desconforto. Estamos a falar de uma semana em que temos três jogos, preferi não arriscar. Contamos com todos os atletas disponíveis e, neste caso, fizemos a alteração.

BnR: A UD Leiria está há quatro jogos, sem vencer, a maior série negativa esta época até ao momento.  Há uma falta de confiança no plantel e como se gere dentro do balneário esta situação desta sequência de resultados menos positivos?

Vasco Botelho da Costa: O resultado do jogo é uma consequência da soma de todos os momentos do jogo. Nós trabalhamos sempre em prol de uma ideia, obviamente, em função também do adversário. Nós queremos ser competentes em todos os momentos do jogo e penso que, em geral, temos sido.

Ficou notório que nós temos tido alguns problemas no último terço.  Chegamos com relativa facilidade ao último terço, em todos os jogos. Depois, temos aqui ou ali a ser pouco agressivos. Em alguns jogos em que os adversários baixaram um pouco as linhas, faltou um jogador com características de área, uma vez que não temos o Bryan [Rochez] disponível. Portanto, andamos a tentar adaptarmo-nos

É muito complicado pedirmos a um jogador uma coisa que vai ter muita dificuldade em ajudar. A um jogador baixinho não lhe vou pedir para ganhar todas as bolas no ar.

Seja como for, não estamos satisfeitos. O nosso valor não é este.

Principalmente, sentimos que, em alguns desses jogos, incluindo o de hoje, o adversário não foi melhor foi do que nós e, portanto, isso vai retirando um pouco de confiança à equipa. É normal.

Agora não há outra forma deste tipo de situações, a não ser com rigor, com trabalho, com ambição, mas com confiança e crença no valor que temos e que já demonstrámos. Ainda que quando jogámos contra este tipo de equipas deste nível com atletas de outros patamares, estamos sujeitos a que os jogos sejam resolvidos em rasgos como este. É um golo fantástico. Há pouco a fazer para quem está a defender. É o campeonato onde estamos.

Parabéns ao Viseu por ter aproveitado essa oportunidade que teve.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Donald Trump muda planos de Lionel Messi e Argentina

A Argentina de Lionel Messi ia jogar contra Porto Rico na cidade de Chicago, mas a partida vai ser disputada em Miami.

Braga empata contra o Anderlecht na Taça da Europa Feminina

O Braga foi a Bélgica empatar a uma bola com o Anderlecht, em jogo da primeira mão da segunda eliminatória da Taça da Europa Feminina.

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

Azar volta a bater à porta: Jeremiah St. Juste novamente lesionado

Jeremiah St. Juste não entra nas contas de Rui Borges para a equipa principal do Sporting. O neerlandês lesionou-se num treino.

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.