📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

1994, ano da fundação

- Advertisement -

benficaabenfica

1904/Ano da fundação/Nasceu o clube do meu coraç… Então, No Name? Essa matemática está a atraiçoar-vos. Confundiram o 9 com o 0, não foi? O Benfica foi fundado em 1994, pela mão do malandro do Manuel Damásio. No auge da corrupção e obscuridade do futebol português, este Presidente conseguiu um campeonato nacional logo no ano de estreia do clube e uma Taça de Portugal no ano seguinte. Nada mau para um clube recém-criado, que veio substituir o saudoso Sport Lisboa e Benfica e parece até assemelhar-se a uma espécie de mito urbano. Ficou enterrado há dezanove anos e deixou as suas memórias, glórias e golos apenas e só para quem o viu e sentiu no sangue e na pele. Hoje apenas podemos admirar e imaginar como era esse clube por VHS. Desde então, no Benfica, não mais se viu jogadores portugueses aos molhos, pilares de estádios a tremer ou assembleias-gerais a terminar à pancada pela única causa que unia aquelas gentes: o Sport Lisboa e Benfica.

Voltemos, pois, ao Benfica. Manuel Damásio despediu Toni (primeiro treinador campeão pelo Benfica), foi buscar Artur Jorge e uns sujeitos que se dizia serem jogadores de futebol e começou aí a enterrar o Benfica. Acabou também com as redes que separavam as bancadas do relvado na antiga Luz e mandou construir um fosso. Mas o principal fosso que criou foi entre o Benfica e os adeptos do Sport Lisboa e Benfica. 1997 foi o ano de entrada do pior Presidente da história do Benfica, João Vale e Azevedo. Foi o primeiro vendedor de sonhos demagogos num Benfica podre. Burlão por natureza (Jonathan Vale e Azevedo nas burlas para inglês ver), esgotou as finanças do Benfica até ao mais ínfimo cêntimo entre negócios ruinosos, pedidos de esmola na televisão e Rojas e Bossios no relvado.

2003 (apago Manuel Vilarinho como fez o salvador Vieira) chega e aparece o herói Luís Filipe Vieira. Quando chegou, só havia as pedras da calçada e diz-se que o novo Estádio da Luz é sua obra. O despedimento de Fernando Santos foi apenas uma pedra no caminho que Vieira chutou para fora à primeira jornada. Dez anos se passaram com este Presidente, que conseguiu um invejável palmarés a nível futebolístico, senão vejamos a incrível conquista de dois (!) campeonatos nacionais e uma Taça de Portugal neste período. Comparado com a pior década da história do clube temos então, pela mão do herói Vieira, mais um título. Honrosos números, vergonhosos se comparados com o Sport Lisboa e Benfica. A propaganda vierística deixa as culpas dos não-títulos para o sistema, esse bicho com o qual Presidente compactua ao apoiar ex-portistas para a Liga e Federação. O Sport Betão e Benfica, os jogadores emprestados às ligas mais competitivas do mundo (Dubai Soccer League, é assim?), o endividamento gigantesco não passam de argumentos bacocos utilizados por quem deve querer voltar ao tempo do Vale e Azevedo. Luís Filipe Vieira não marca golos, lembremo-nos sempre disto, e não tem culpa de coisa alguma.

Luís Filipe Vieira em amena cavaqueira com Pinto da Costa Fonte: noticias-do-futebol.com
Luís Filipe Vieira em amena cavaqueira com Pinto da Costa
Fonte: noticias-do-futebol.com

Toda a gente sabe que há uns anos eu era um homem de confiança de Pinto da Costa
Só tem culpa disto.

Subscreve!

Artigos Populares

Middlesbrough anuncia Kim Hellberg para o cargo de treinador

Após perder Rob Edwards para o Wolverhampton, o Middlesbrough anunciou a contratação do técnico sueco Kim Hellberg, esta segunda-feira.

Rafael Nadal deixa aviso a Vinícius Júnior: «Tem de entender quem é a autoridade e respeitá-la»

O ícone do ténis, Rafael Nadal, partilhou a sua opinião sobre a situação do Real Madrid e a atitude de Vinícius Júnior.

Está definido o novo treinador do Marítimo

O Marítimo já definiu o seu novo treinador. Miguel Moita, que foi treinador-adjunto de Leonardo Jardim, vai render Vítor Matos no comando da equipa.

Luisão deixa críticas contra Abel Ferreira: «Soou a menosprezo pelo campeonato brasileiro»

Luisão deixou críticas para Abel Ferreira. O antigo defesa-central do Benfica não gostou das palavras do técnico sobre o facto de ter abdicado da luta pelo título do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Ruben Amorim ultrapassa José Mourinho no número de derrotas na Premier League ao comando do Manchester United… com 54 jogos a menos

Ruben Amorim já tem mais derrotas na Premier League pelo Manchester United do que José Mourinho, apesar de ainda ter 54 jogos a menos.

Onde ver o FC Porto x Nice referente à 5.ª jornada da Europa League

O FC Porto vai receber, no Estádio do Dragão, os franceses do Nice em jogo da 5ª. jornada da Europa League.

Champions League: vão enfrentar-se os dois primeiros e os dois últimos na jornada 5

A jornada 5 da Champions League tem a particularidade de colocar em confronto os dois primeiros classificados e os dois últimos.