O bom momento de uns e o mau de outros | FC Porto x Rio Ave

Primeira Liga, 20.ª jornada: sábado, 3 de fevereiro, 20h30

A ANTEVISÃO: DRAGÕES QUEREM PROLONGAR BOM MOMENTO

O FC Porto, atual terceiro classificado da liga portuguesa, recebe o, antepenúltimo, Rio Ave com a missão de manter o bom momento de forma.

Na última jornada, os dragões visitaram o Algarve para defrontar o Farense e venceram de forma confortável (1-3), enquanto que a equipa de Luís Freire empatou, em casa, com o Estoril Praia (1-1), após ter estado em vantagem.

Os vilacondenses foram das equipas mais ativas no último defeso com a entrada de nove jogadores, nomes como João Teixeira, Adrien Silva, Umaro Embalo, Tanlogo, entre outros e face ao momento atual, na tabela classificativa, o objetivo é claro, ficar na primeira divisão e este duelo pode ser um divisor de águas. Há qualidade, só falta efetivá-la.

Do outro lado, a equipa de Sérgio Conceição vive o melhor momento da época com seis vitórias, em sete jogos, e com exibições de encher o olho. Vários são os jogadores que estão a ser fulcrais para esta boa fase, à cabeça Nico Gonzalez, Alan Varela, Pepê, Wendell, e claro, Evanilson.

Apesar das diferenças, notórias, principalmente na tabela classificativa, perspetiva-se um grande jogo. À semelhança do que aconteceu no Estádio da Luz, o Rio Ave não tem receio de jogar o jogo contra equipas superiores e tem ativos que podem fazer a diferença. No entanto, o favoritismo está do lado dos dragões que têm melhores individualidades e estão em grande forma.

A título de curiosidade, o árbitro deste duelo será o António Nobre.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Este será o 70º jogo entre as equipas do norte de Portugal.
  2. O FC Porto não perde há sete jogos.
  3. O Rio Ave não vence há três jogos.
  4. No Estádio do Dragão, o Rio Ave, em toda a sua história, só venceu por uma vez.
  5. Os azuis e brancos têm uma clara vantagem, num contexto geral, nos confrontos diretos, com 52 vitórias, em 69 jogos.
  6. Por outro lado, o Rio Ave tem apenas três vitórias.
  7. Na última vez que os clubes encontraram-se, o FC Porto saiu com a vitória por 2×1.
  8. A título de curiosidade, o maior resultado numa partida entre as equipas foi a favor do FC Porto por cinco golos de diferença
  9. O Silvestre Varela é o jogador que mais vezes disputou esta partida (24).
  10. O melhor marcador deste duelo é o Fernando Gomes que faturou por 18 vezes.

JOGADORES A TER EM CONTA

Alan Varela a celebrar golo do FC Porto
Fonte: Edmilson Monteiro/Bola na Rede

Alan Varela: O médio é o atleta mais regular na presente temporada dos dragões e, mais recentemente, tem tido o faro de golo apurado. Além disso, vive o melhor momento com a camisola do FC Porto, sendo preponderante na forma como a equipa joga. Distribui com qualidade, posiciona-se como poucos em processo defensivo, aliando a isso a competência nos duelos individuais, e não tem medo de aparecer em zonas de finalização, principalmente na entrada da área.

Emmanuel Boateng é um dos melhores jogadores do Rio Ave e um perigo para a defesa do FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Emmanuel Boateng: O melhor marcador da equipa de Vila do Conde foi importante na última partida com o golo inaugural frente ao Estoril Praia, apesar do empate no fim dos 90 minutos. Contra um bloco alto como os azuis e brancos costumam-se perfilar em jogos no contexto interno, a velocidade de Boateng pode ser fundamental para desestabilizar a defesa portista e fazer toda a diferença no resultado final.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Wendell, Nico, Alan Varela, Pepê, Francisco Conceição, Galeno e Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

«As boas exibições e bons resultados só fazem sentido se fizermos mais um amanhã. O que dita a evolução é a estabilidade que queremos manter».

Rio Ave: Jhonatan Luiz, Josué Sá, Aderllan Santos, Patrick William, Costinha, João Teixeira, Joca, João Graça, Fábio Ronaldo, Emmanuel Boateng, Yakubu Azi

«O grupo terá amanhã o desafio de se superar de forma a ir ao limite das suas capacidades e ser competitivo no jogo, com a ambição de o vencer».

Treinador: Luis Freire

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-0 Rio Ave

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique e AC Milan vão reunir por Rafael Leão e há 40 milhões de euros a separar os dois clubes

O Bayern Munique está muito interessado em garantir Rafael Leão. O jogador pertence aos quadros do AC Milan.

Lamine Yamal elogia Cristiano Ronaldo e fala da Bola de Ouro: «Para mim é para o melhor jogador do ano»

Lamine Yamal deixou grandes elogios a Cristiano Ronaldo e falou sobre a corrida à próxima edição à Bola de Ouro.

Casa Pia diz adeus a ex-Benfica e posição será reforçada

O Casa Pia não vai continuar com Cauê nos seus quadros. O jogador esteve emprestado por meia época pelo Lommel.

Boca Juniors fecha reforço ao AC Milan por 3,5 milhões de euros a tempo de defrontar Benfica no Mundial de Clubes 2025

O Boca Juniors tem a contratação de Marco Pellegrino fechada. Defesa de 22 anos regressará à América do Sul em definitivo.

PUB

Mais Artigos Populares

Matilde Vaz foi a 1ª jogadora a marcar pelo FC Porto e renova contrato

Matilde Vaz renovou contrato com o FC Porto. A jogadora foi a primeira da história a marcar pelos azuis e brancos.

Iván Fresneda quer subir o nível: «O meu próximo objetivo é a seleção de Espanha»

Iván Fresneda acabou por ser um elemento importante para o Sporting na última temporada. O lateral quer chegar à seleção.

Wellington Carvalho renova contrato com o Chaves

Wellington Carvalho vai continuar a vestir a camisola do Chaves. O extremo é mais uma das renovações flavienses.