Regresso ao passado

- Advertisement -

cab eurobasket

Quem não conhece “Regresso ao Futuro”? A grande trilogia dos anos 1980, espetacularmente realizada por Zemeckis e produzida por Steven Spielberg, e excelentemente interpretada por Michael J. Fox e Cristopher Lloyd? Uma aventura maravilhosa. Uma das grandes obras de sempre. Puro entretenimento.

Peguemos no nosso DeLorean – carro através do qual o doutor maluco fazia as suas viagens espácio-temporais – e embarquemos numa visita ao passado para ver quais os grandes clubes que fizeram a história da Euroliga, a competição mais importante de clubes do velho continente.

Tal como no futebol, também o Real Madrid domina. Contam-se oito títulos para os madrilenos. A maioria deles foi cimentada na década de 1960, mas também de 1970. O último título foi em 1995. Os seus rivais catalães têm muitas finais perdidas, mas possuem dois títulos. O Juventude de Badalona foi campeão europeu uma vez.

Se contarmos com a antiga União Soviética, o grande colosso vermelho possuía sete títulos, personificados no Dínamo de Tbilisi, no ASK Riga e ainda no CSKA de Moscovo. Este último ainda venceu mais duas vezes pela Rússia, já como Estado pós- Perestroika. Os Moscovitas são os segundos em número de títulos: meia-dúzia. De facto, quando a competição foi criada, em 1957, as equipas de leste dominavam. Ainda do outro lado da cortina (esta não era de ferro, mas fictícia), no país do General Tito, adepto de uma terceira via política, a ex-Jugoslávia também conta com vários títulos. Sete, tal como os russos. O seu maior vencedor foi o KK Split, da República da Croácia, que, posteriormente, também venceu, já depois de a zona mais rica da Jugoslávia se ter desmembrado.

De França – atual campeã europeia de seleções – só há um vencedor. No ano de 1993, o Limoges bateu o clube italiano Treviso por 59 – 55, numa final jogada em Atenas. Por falar em Itália, os transalpinos são os que possuem mais títulos nesta competição, divididos por: Varese (cinco), Olimpia Milano (três), Bologna e Cantú (dois cada), e ainda Banco di Roma, com um monotítulo.

É engraçado verificar que a tendência vem agora também de Israel. Num único representante: o Maccabi Tel Aviv possui cinco troféus. Mas ultimamente quem domina são os gregos. Desde 2007 jogaram-se precisamente sete Euroligas, e, em cinco delas, os helénicos tiveram um final feliz. Panathinaikos e Olympiacos abriram as hostes. Num confronto de V e V, os verdes venceram os vermelhos, com três títulos contra dois. Porém, o Olympiacos é o atual campeão da Europa. E mais: bicampeão, pois também arrebatou a taça há duas temporadas.

Olympiacos: o campeão europeu em título indoor.pt
Olympiacos: o campeão europeu em título
Fonte: indoor.pt

Só com o Benfica, com uma grande equipa onde despontavam nomes como Carlos Lisboa, Pedro Miguel ou Jean-Jacques Conceição, é que um clube lusitano chegou à fase final desta competição. Na sua era de ouro, entre a década de 1980 e 1990, o Benfica venceu dez campeonatos em onze. Consumada a hegemonia interna, era hora de se aventurar no futuro. E nessa fase final o Benfica teve vitórias históricas contra campeões europeus da modalidade, como o Panathinaikos, o Badalona, o Bologna e até o Real Madrid. Depois disso, nunca mais outro lhe seguiu as pisadas. Esperemos que isso aconteça num vindouro próximo para os clubes portugueses. Para que o amanhã seja risonho. Tal como foi o de Marty McFly e do doutor Emmett Brown, quando viajaram pelo tempo.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Margarido fala de 2 reforços do Vitória SC antes do reencontro com o CD Nacional e promete: «Haverá alterações na equipa. A primeira...

Tiago Margarido vai reencontrar o seu antigo clube, o CD Nacional. Técnico lançou o próximo jogo do Vitória SC.

Al Hilal negoceia contratação de 2 destaques da Premier League e estão mais de 100 milhões de euros em cima da mesa

O Al Hilal continua a procurar reforçar o plantel às ordens de Simone Inzaghi. Gabriel Martinelli e Ollie Watkins na lista.

Sporting volta aos treinos antes da folga depois da vitória sobre o Alverca

O Sporting voltou aos treinos na manhã deste domingo. Leões em trabalho de recuperação depois da vitória sobre o Alverca.

Gonçalo Inácio não está nos planos do Barcelona para reforçar a defesa

Apesar dos relatos de interesse do Barcelona em Gonçalo Inácio, o clube blaugrana não tem o defesa como alvo.

PUB

Mais Artigos Populares

EM DIRETO: Assiste ao Manchester City x Bournemouth na jornada inaugural da Premier League

O Manchester City defronta o Bournemouth no início da tarde deste domingo, na jornada inaugural da Premier League.

Segunda Liga: GD Chaves e AVS SAD empatam em jogo que teve bis de Rodrigo Pinho

O GD Chaves e o AVS SAD empataram 2-2 na terceira jornada da Segunda Liga. Rodrigo Pinho bisou na partida.

Manchester City abre a carteira e fecha médio por pacote de 100 milhões de euros

Ayyoub Bouaddi vai deixar o Lille e reforçar o Manchester City numa transferência de 100 milhões de euros (incluindo variáveis).