As bodas de ouro do melhor rali do Europeu

cab desportos motorizados

Meio século de história, é esta bonita idade que o Sata Rallye Açores assinalada este ano, e celebra-o com uma lista de inscritos de luxo, apesar de mais fraca do que inicialmente previsto.

São 74 pilotos inscritos – recorde da prova – e que estão divididos por três campeonatos, Europeu (ERC), Nacional de Ralis (CNR) e Campeonato dos Açores (CRA). Destes 74, 19 contam com carros RC2, a categoria máxima permitida na prova.

A luta pela vitória promete ser animada, com a maioria dos principais nomes do ERC presentes na prova e aos quais é necessário contar com os principais pilotos do CNR. Os grandes candidatos à vitória acabam por ser mesmo os pilotos do ERC, como os nomes de Craig Breen (Peugeot 208 T16), Kajetan Kajetanowicz (Ford Fiesta R5) e Bruno Magalhães (Peugeot 208 T16), a quem tem de se juntar o piloto da casa, Ricardo Moura (Ford Fiesta R5). Outros nomes que não podem ser esquecidos nesta luta, mas que meto numa segunda linha, são Robert Consani (Citroen DS3 R5), José Pedro Fontes em carro igual e João Barros (Ford Fiesta R5). É impossível dizer quem vai ganhar, até porque existe sempre a dúvida da fiabilidade dos carros da marca do leão.

Esta luta promete animar muito o rali mas não será a única com grande interesse. O campeonato europeu júnior (JERC) é cada vez mais uma aposta ganha dentro do ERC e tem vários pilotos de qualidade nos seus inscritos. As principais apostas da minha parte vão para Chris Ingram, Diogo Gago e Vasiliy Gryazin, todos em Peugeot 208 R2. Por outro lado, o atual líder da competição, Emil Bergkvist em Opel Adam R2, não pode ser esquecido, mas ao fazer a sua estreia na prova deve ter mais dificuldades que qualquer um dos três antes ditos. O pequeno carro alemão é, de resto, uma das melhores surpresas da temporada e um dos carros que quero mesmo acompanhar com atenção.

Marco Cid a testar o seu Renault Clio S1600 no Monday Test
Marco Cid a testar o seu Renault Clio S1600 no Monday Test
Foto: Rodrigo Fernandes

Quanto ao CNR, o grande candidato tem de ser Moura, mas José Pedro Fontes e João Barros vão dar luta e não se pode afirmar que será o açoriano a vencer. A grande ausência é a de Pedro Meireles, que depois de ter dado um toque nos testes para o Rali de Portugal ainda não viu os problemas do seu Skoda Fabia R5 serem resolvidos, e com isto viu gorada a sua vinda aos Açores. Com esta ausência também ficou gorada a presença dos quatro carros R5 que existem neste momento: Peugeot, Ford, Citroen e Skoda.

Noutro prisma que não o competitivo, como açoriano não escondo o orgulho que sinto ao ver no Facebook e Twitter dos pilotos nacionais e estrangeiros tantas imagens e comentários sobre São Miguel e a prova. Destas vou destacar umas frases de Chris Ingran: “Os Açores são o melhor rali no ERC. Tu não encontras PEC’S [Provas Especiais de Classificação] como aqui em nenhum lugar do mundo – mudanças súbitas, rápidas, estreitas, exigentes e todos na mais deslumbrante paisagem. E depois tens as Sete Cidades, para mim a melhor PEC em todo o ERC de longe”. A opinião é repetida por muitos, e ainda bem que assim é.

Quem não pode ir para as estradas pode sempre ver na TV, apesar de este ano a cobertura ser mais diminuta. A RTP Açores (já disponível no Continente no número 202 da MEO, 189 da NOS, 149 da Vodafone e 28 da Cabovisão) tem as seguintes transmissões (hora dos Açores):

3 Junho – Quarta Feira

20:30 – DIRETO – Apresentação Equipas e Prova Citadina

4 Junho – Quinta Feira

17:00 – DIRETO – SS1 Grupo Marques

23:00 – Especial Sata Rallye Açores (Resumo)

5 Junho – Sexta feira

23:00 – Especial Sata Rallye Açores (Resumo)

6 Junho – Sábado

12:42 – DIRETO – SS14 Grupo Marques

19:00 – DIRETO – Cerimónia do Pódio

22:30 – Especial Sata Rallye Açores (Resumo)

Quanto à Eurosport, este ano apenas emite resumos diários todos os dias às 21h30, mais uma vez hora dos Açores.

Pode acompanhar os rescaldos aqui no Bola na Rede ao fim de cada dia de prova, ou seja, de quinta feira a sábado.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.

Dean Huijsen afastado da seleção espanhola com lesão muscular na perna esquerda

Dean Huijsen, defesa do Real Madrid, foi dispensado da seleção espanhola devido a uma lesão muscular. O jovem de 20 anos apresentou problemas durante o estágio.

Roony Bardghji estreia-se pela Suécia e elogia Hansi Flick: «É como um amigo, como um pai»

Roony Bardghji foi chamado pela primeira vez à seleção principal da Suécia e não poupou elogios a Hansi Flick, destacando a relação próxima que o treinador mantém com os jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Lionel Messi despede-se de Jordi Alba: «Quem me vai passar para trás agora?»

Lionel Messi reagiu ao anúncio de final de carreira de Jordi Alba, o argentino deixou uma mensagem de agradecimento e amizade ao atual companheiro.

Antigo dirigente da Juventus recorda Cristiano Ronaldo:«Até analisava garrafas de água»

Giuseppe Marotta, antigo dirigente da Juventus e atual CEO do Inter Milão, recordou a passagem de Cristiano Ronaldo por Itália, destacando o profissionalismo e o nível de detalhe do português nos treinos e nos cuidados pessoais.

Médio do Liverpool lesiona-se e falha compromissos com a sua seleção

Wataru Endo, médio do Liverpool, lesionou-se na derrota frente ao Chelsea e vai ficar de fora dos próximos compromissos da seleção japonesa.