Por cá, não há heróis | Ciclismo

modalidades cabeçalho

Braga, 10 de agosto de 2017. Um jovem vive pela primeira vez os seus sonhos de jornalismo. Apaixonado por ciclismo desde criança, agora é um credenciado na Volta a Portugal. Enquanto vagueia pela zona de partida repara em Nuno Ribeiro, Diretor Desportivo da W52/FC Porto, equipa que começara a assumir um domínio na Volta que se iria prolongar por quase uma década.

O nosso jovem ganha coragem e vai falar com ele. Poucos minutos depois, está a gravar com o telemóvel a entrevista inaugural da sua carreira. Há de fazer muitas outras nos anos vindouros, mas aquela curta troca de palavras sobre as expectativas do dia com um dos homens em voga no ciclismo nacional será sempre marcante.

Loulé, 9 de maio de 2021. O francês Élie Gesbert levanta os braços e celebra a maior vitória da carreira no topo do Malhão, mas o maior herói é o homem de azul que chega na sua roda. 15 anos depois de João Cabreira, a vitória final da Volta ao Algarve volta a ser de um português. Ao lado de estrelas como Alberto Contador, Geraint Thomas ou Tadej Pogacar, o nome de João Rodrigues surge agora também na lista de vencedores.

Já nos havíamos habituado a que a segunda jóia da coroa do calendário ciclístico lusitano fosse um assunto de estrangeiros, no qual os conjuntos nacionais mais frequentemente lutavam por sobreviver aos cinco dias de corrida que por obter um resultado honroso. Até que a W52/FC Porto viesse mudar a narrativa e, numa tarde de primavera, se tornasse gigante frente aos adversários World Tour para quebrar aquele jejum demasiado longo.

Paços de Ferreira, 16 de fevereiro de 2024. Um Pavilhão do Estabelecimento Prisional é a casa excecional de um julgamento. Com 26 arguidos (e interesse mediático), era necessário um espaço maior para acomodar tanta gente. As primeiras duas sessões são suficientes para que se confirme o fim trágico daquele que fora a maior equipa portuguesa, com vários ciclistas a admitirem os detalhes de como recorriam a métodos e substâncias ilícitas. Entre eles, vencedores da Volta a Portugal, João Rodrigues e Rui Vinhas.

O falhanço é também institucional. Os que mandavam na equipa, com Nuno Ribeiro à cabeça, não só sabiam como incentivavam estas trangressões. Daniel Mestre, em tempos um dos mais rápidos do pelotão nacional, conta ter sentido essa pressão e, na sua versão, alega até ter dito ao seu Diretor que se dopara em alturas em que não o fizera, tudo por medo de falhar as convocatórias.

Agora, aquele jovem escreve estas linhas e custa-lhe dizer a verdade. Todos sabíamos. Queríamos acreditar que viviamos num mundo diferente, que os erros do passado tinham sido ultrapassados. Mas, no nosso âmago, sabíamos que aquilo não era normal, sabíamos que um dia implodiria.

É assim ser adepto de ciclismo em Portugal. É preciso suspender o ceticismo e dar asas à credulidade. Aqueles por quem gritamos na borda da estrada, aqueles com quem tiramos fotos, aqueles que sonhamos imitar,…  Só são heróis enquanto nos permitirmos ignorar a realidade.

José Baptista
José Baptistahttp://www.bolanarede.pt
O José tem 24 anos e é de Direito. Adora escrever e, para ele, o desporto deve ser em quantidade e em variedade. O Ciclismo é a sua grande paixão e em 2015 redescobriu o Wrestling.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Como joga o Fenerbahçe de José Mourinho que vai ser o adversário do Benfica no playoff da Champions League?

O Benfica está apurado para os playoffs da Champions League e vai enfrentar o Fenerbahçe de José Mourinho. Após terem medido forças na Eusébio Cup, as duas equipas voltam a jogar, agora a sério, para disputar o acesso à prova milionária.

Fenerbahçe de José Mourinho fecha contratção de Kerem Akturkoglu junto do Benfica e deixa cair negócio

O Fenerbahçe e o Benfica têm acordo total para a transferência de Kerem Akturkoglu. Turcos deixam cair negócio por Marco Asensio. Kerem Akturkoglu está a caminho do Fenerbahçe. De acordo com Yagiz Sabuncuoglu, o negócio está fechado com o extremo a deixar o Benfica ainda nesta semana para rumar à Turquia.

Alverca oficializa mais 2 jogadores e chega aos 30 reforços neste verão

O Alverca oficializou mais duas contratações. Julián Martínez e Francisco Chissumba apresentados no emblema ribatejano.

Eis os detalhes e valores da proposta do Sporting para contratar Yeremay Hernández

O Sporting apresentou uma proposta oficial junto do Deportivo da Corunha para contratar Yeremay Hernández. Valores chegam aos 30 milhões de euros. De acordo com o canal Now, os leões apresentaram uma proposta oficial de 27+3 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

André Franco emprestado pelo FC Porto ao Chicago Fire

O médio André Franco, atualmente ligado contratualmente ao FC Porto, foi emprestado ao Chicago Fire, equipa que compete na Major League Soccer, nos Estados Unidos. O acordo entre os dois clubes prevê uma cláusula que assegura ao emblema norte-americano a opção de compra definitiva do jogador no final do período de cedência, caso decida integrá-lo de forma permanente no plantel.

Lula da Silva defende Abel Ferreira das críticas: «É um cara que ganhou tudo pelo Palmeiras»

Durante a mais recente entrevista concedida à BandNews, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, citou o técnico Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, fazendo uma analogia entre a dinâmica da política e o universo do futebol, ressaltando semelhanças entre liderança, estratégia e tomada de decisões em ambos os contextos.

Sporting ataca mercado imobiliário de transferências e conclui compra do espaço comercial Alvaláxia

O Sporting concluiu a compra do espaço comercial Alvaláxia. Leões vão avançar com o projeto da Cidade Sporting.