Olheiro BnR – Dalbert

olheiro bnr

Existe sempre alguma renitência dos maiores clubes portugueses em apostar directamente em valores que vão desenvolvendo o seu futebol no escalão secundário do nosso futebol, principalmente se estes não tiverem qualquer ligação passada a nenhum dos três grandes. Mas essa é uma mentalidade que carece de revisão.

Afinal, na Segunda Liga existe uma série de jogadores interessantes, sendo que um dos mais fascinantes é o lateral-esquerdo brasileiro Dalbert, jovem de apenas 21 anos, que brilhaou no Académico de Viseu e que assinou recentemente com o Vitória Sport Clube.

Há época e meia em Portugal

Dalbert Henrique Chagas Estevão nasceu a 8 de Setembro de 1993 no Rio de Janeiro, Brasil, e passou por clubes como o Barra Mansa, Fluminense e Flamengo, do seu país natal, isto antes de dar o salto para a Europa, pela porta lusa, para representar o Académico de Viseu.

Essa mudança para o emblema da Beira Alta deu-se já a meio da temporada 2013/14 e o jovem brasileiro até só somou quatro jogos nessa campanha. Contudo, na presente época, Dalbert assumiu-se como um indiscutível no emblema viseense, somando um total de 41 jogos e apontando três golos.

 

Dalbert, jogador do Académico de Viseu Fonte: Facebook do Académico de Viseu
Dalbert, jogador do Académico de Viseu
Fonte: Facebook do Académico de Viseu

Lembra Jefferson

Dalbert é um lateral-esquerdo de perfil extremamente ofensivo, sendo daqueles jogadores que dão uma profundidade tal ao seu flanco que, por vezes, parecemos estar na presença de um extremo e não tanto de um defesa. Aliás, quem bem o conhece sublinha que o futebolista do Académico de Viseu lembra o Jefferson dos seus primeiros tempos no Estoril.

Rápido, raçudo, evoluído tecnicamente e com bom pulmão, torna-se um verdadeiro quebra-cabeças para as defesas contrárias, uma vez que tem facilidade para procurar a linha e, depois, é bastante competente no capítulo do passe e do cruzamento, sendo ainda de realçar a sua boa meia-distância.

A gestão deste perfil extremamente ofensivo, contudo, obrigará a algum trabalho, uma vez que o brasileiro ainda comete alguns crassos erros de posicionamento, especialmente através do espaço que muitas vezes deixa nas suas costas, mas é inegável que estamos perante um diamante que apenas precisará de lapidação.

Foto de capa: Facebook do Académico de Viseu

Ricardo Figueiredo
Ricardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
Sportinguista sofredor desde que se conhece, a verdade é que isso nunca garantiu grande facciosismo, sendo que não tem qualquer problema em criticar o seu clube quando é caso disso, às vezes até com maior afinco do que com os rivais. A principal paixão, aliás, sempre foi o futebol no seu contexto mais generalizado, acabando por ser sintomático que tenha começado a ler jornais desportivos logo que aprendeu a ler. Quanto ao ídolo de infância, esse será e corre o risco o de ser sempre o Krassimir Balakov, internacional búlgaro que lhe ofereceu a alcunha de “Bala” até hoje. Ricardo admite que ser jornalista desportivo foi um sonho de miúdo que conseguiu concretizar e o que mais o estimula na área passa pela análise de jogos e jogadores, nomeadamente os que ainda estão no futebol de formação ou naqueles campeonatos menos mediáticos e que pensa sempre que ninguém vê como o japonês, sul-coreano ou israelita..                                                                                                                                                 O Ricardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United de Ruben Amorim, Wolves de Vítor Pereira e Fulham de Marco Silva conhecem adversários na Taça da Liga

O Manchester United de Ruben Amorim vai enfrentar o Grimsby na segunda ronda da Taça da Liga Inglesa. O Fulham defronta o Bristol City e o Wolverhampton recebe o West Ham.

Henrique Arreiol de saída do Sporting para jogar na Polónia

Henrique Arreiol vai deixar o Sporting nesta janela de transferências. O médio português vai representar o Légia Varsóvia.

Benfica fecha ciclo de 41 anos relacionado com o plantel

O Benfica não vai contar esta temporada com nenhum jogador brasileiro, depois da saída de Arthur Cabral para o Botafogo. É a primeira vez que não existe nenhum elemento da nacionalidade no plantel desde a temporada 1984/84.

Hidemasa Morita tem sonho para a sua carreira e Sporting insiste na renovação

Hidemasa Morita não pretende renovar com o Sporting, mas o emblema de Alvalade ainda está a tentar a continuidade do médio. O japonês gostaria de atuar numa das Big 5, dando preferência à Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe pretende confirmar contratação de Kerem Akturkoglu nesta quinta-feira

O Fenerbahçe está interessado em confirmar a contratação de Kerem Akturkoglu ao Benfica nesta quinta-feira. O extremo já sabe que não pode participar no playoff da Champions League, já que foi utilizado frente ao Nice, na última terça-feira.

Marko Grujic soma pretendentes e FC Porto tem razões para sorrir

Marko Grujic não entra nas contas do FC Porto neste mercado e o jogador sérvio conta com interessados nos seus serviços. O médio estava a ser apontado ao Real Oviedo, mas o seu destino pode vir a ser o Médio Oriente.

Sporting: eis o ponto de situação por Yeremay Hernández e Kevin

O Sporting quer avançar para a contratação de um extremo neste mercado de transferências. Yeremay Hernández e Kevin estão a ser apontados, sendo que o espanhol do Deportivo de La Coruña é visto como a grande prioridade para a formação de Alvalade.