Liga de Futebol Feminino vai ser reduzida para 10 equipas

A Liga de Futebol Feminino vai deixar de contar com 12 equipas, passando a ter apenas 10, a partir de 2025/26.

A Liga de Futebol Feminino vai passar a ter 10 equipas em 2025/26, deixando de ter os habituais 10 emblemas. A ideia da Federação Portuguesa de Futebol é aumentar a competitividade e facilitar o calendários dos clubes presentes em competições europeias. Vai ser igualmente criado um quarto escalão.

Eis o comunicado da FPF:

«A Direção da Federação Portuguesa de Futebol aprovou esta quinta-feira a alteração dos formatos competitivos dos campeonatos nacionais de escalões seniores femininos (Liga BPI, II e III divisões e criação da IV Divisão). Os efeitos desta decisão começam a sentir-se já na próxima época, que será de ajustamento.

Esta alteração, que resulta de reflexão nos últimos meses, implicará a criação de uma quarta divisão e alteração no número de participantes nos outros campeonatos de seniores femininos.

As medidas agora aprovadas tiveram em conta os seguintes objetivos:

  • Melhorar a competitividade das várias provas, promovendo o equilíbrio;
  • Aumentar a base de recrutamento de futebolistas portuguesas e potenciar o contexto em que jogam;
  • Evitar sobrecarga no calendário face ao aumento de clubes portugueses em competições UEFA, nomeadamente na Liga dos Campeões, já em 2024/25;
  • Maior distribuição e criteriosa aplicação de fundos de apoio aos clubes, estando já estabelecido um montante de 7,8 M€ para as épocas de 2024/25 e 2025/26.

A época 2024/25 da Liga BPI ainda será disputada por 12 equipas, mas já com o pressuposto de reestruturação do seu quadro competitivo que será reduzido e terá 10 equipas em 2025/26.

Todos os jogos da Liga BPI 2024/25 serão, pela primeira vez, realizados em campos de relva natural de acordo com o que foi regulamentado há duas épocas.

A II e III divisões serão disputadas por 12 equipas em 2026/27.

A IV Divisão será uma competição aberta e com forte base regional, já a partir da época 2025/26.

Os regulamentos e formatos das competições FPF para a época 2024/25 foram esta quinta-feira aprovados em reunião de Direção e estarão disponíveis para consulta pública».

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social e em forma de programa de rádio.

Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos Última Hora e não te esqueças de subscrever as notificações!

A 28 de outubro de 2019, avançámos também com introdução dos programas em direto, através do canal BOLA NA REDE TV, no Youtube.

Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e em vários modelos de podcasts.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Ricardo João Lopes
Ricardo João Lopeshttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo João Lopes realizou a sua formação na área da História, mas é um apaixonado pelo desporto (especialmente pelo futebol) desde criança, procurando estar sempre a par da atualidade.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim utilizado como insulto em Inglaterra: «A senhora é o Ruben Amorim da política, senhora Badenoch»

Ruben Amorim não tem muitos fãs em Inglaterra. O apresentador de rádio Nick Ferrari utilizou o nome do treinador para criticar Kemi Badenoch, a líder do Partido Conservador.

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis as últimas novidades quanto ao regresso de Nuno Santos ao Sporting após lesão

Nuno Santos está mais próximo do regresso aos treinos. Recuperação do português acelerou e há expectativas para esta paragem de seleções.

Jakub Kiwior compara Premier League à Primeira Liga: «Alguns estádios não são tão impressionantes como em Inglaterra»

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.

Jakub Kiwior e ligação a Jan Bednarek no FC Porto… e na Polónia: «A química que se cria no clube pode ser transferida para...

Jakub Kiwior está reunido com a seleção da Polónia. Em entrevista, o internacional polaco abordou a sua chegada ao FC Porto.