“A Portuguesa” e “A Marselhesa” entoadas por quem ainda busca afinação | Benfica x Marselha

- Advertisement -
Benfica
Liga Europa, quartos de final: quinta-feira, 11 de abril de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: REPETIR O PASSADO NUM PRESENTE DECISVIO PARA O FUTURO

Não é como começa, já o sabemos, mas mal de quem começar mal esta eliminatória. Principalmente, se esse quem for o Benfica, que, tendo de reverter um mau resultado, será obrigado a fazê-lo em Marselha, num dos estádios com maior potencial de hostilidade da prova – e sem benfiquistas presentes. O histórico – como veremos – é favorável aos homens de Roger Schmidt, mas o momento da equipa não é o melhor.

Quais são as boas notícias? A galinha da vizinha não é muito melhor. Também Jean-Louis Gasset, que tem o seu Marselha posicionado no sétimo posto da Ligue 1, tem sido alvo de contestação. Muito se joga para um e outro timoneiro nesta eliminatória, mas olhar só para isso seria muito redutor. Joga-se muito mais que o futuro de dois homens. Joga-se, quer num caso quer no outro – ainda que admiti-lo está quieto -, uma época inteira nos dois confrontos luso-franceses.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Benfica disputou quatro partidas com o Marselha, em duas eliminatórias: em 1990, na Taça do Campeões Europeus, perdeu por 2-1 em França e venceu por 1-0 em casa, beneficiando do golo fora para seguir para a final ante o AC Milan. Em 2010, na Liga Europa, seguiu para os quartos ao empatar 1-1 em casa e vencer 1-2 em Marselha.
  2. Esta temporada, as águias estão a três golos dos 100, com 48 partidas disputadas. Têm, no entanto, 47 golos concedidos (uma média de quase um golo sofrido por jogo).
  3.  O Marselha, em 42 encontros, fez 69 golos, sofrendo 52.
  4. Os franceses são o segundo melhor ataque da prova, com os mesmos 24 golos do Bayer Leverkusen, menos quatro que os 28 do Liverpool.
  5. A turma marselhesa é quem mais marca de bola parada na Liga Europa, com nove golos já apontados dessa forma.
  6. Caído da Liga dos Campeões, o Benfica ainda só fez quatro jogos na Liga Europa. Ainda assim, é já de destacar que apenas um dos cinco golos marcados foi de bola corrida – a que se somam três grandes penalidades e um livre indireto.
  7. O quarto de hora mais produtivo do Marselha na prova é – de longe – entre os 15 e os 30 minutos (nove golos). Os franceses dividem bem os seus golos pelas partes: 12 na primeira, 12 na segunda.
  8. O Benfica fez quatro dos seus golos na prova nas segundas partes: o outro foi apontado na primeira, mas… nos descontos.
  9. Apesar de ser um dos melhores ataques da competição, o Marselha é 18.º na lista de expected goals na Liga Europa. Os marselheses são sextos no aproveitamento entre golos esperados e golos conseguidos, sendo a equipa com mais jogos (dez) nesse top seis.
  10. Em cada dois, marca um. Aubameyang soma nove golos na Liga Europa… em 18 remates. É o jogador com mais expected goals da prova.

JOGADORES A TER EM CONTA

João Neves a celebrar golo
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

João Neves É fácil destacar um jogador do Benfica esta época, até porque por vezes parece só haver mesmo um em campo. No meio da escuridão que tem sido o futebol do Benfica, com o qual os resultados fazem questão de condizer, João Neves tem sido um pilar de constância e qualidade. Merecia muito mais e muito melhor ao seu lado. E à sua frente. E atrás de si.

Pierre-Emerick Aubameyang Marselha
Fonte: Olympique de Marseille

AubameyangDestacado inclusivamente por Roger Schmidt, na antevisão ao jogo, o avançado gabonês é já o melhor marcador da história da prova e tem sido a figura de proa de um barco marselhês que nem sempre tem navegado direito. Com 23 golos na temporada e uma capacidade para dar trabalho à defesa enorme, será o principal foco de perigo dos franceses.

XI´s PROVÁVEIS

Benfica: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes; João Neves, Florentino, Di Maria, Rafa, Neres; Arthur Cabral.

Treinador: Roger Schmidt

«É uma equipa que pratica um futebol muito físico e ativo, com uma clara qualidade individual, com Pierre-Emerick Aubameyang, por exemplo, que conheço muito bem, da Bundesliga. Está muito bem. O jogo é baseado nas qualidades dele, mas têm uma equipa que dificulta a vida a todos».

Marselha: Pau López; Mbemba, Gigot, Balerdi, Merlin; Kondogbia, Veretout, Ndiaye, Ounahi, Amine Harit, Aubameyang.

Treinador: Jean-Louis Gasset

«Receio a qualidade ofensiva deles. O Benfica tem um poder ofensivo interessantíssimo. Eles têm muita experiência nesta competição, mas cabe-nos a nós conseguirmos o melhor resultado na primeira mão».

PREVISÃO DE RESULTADO: Benfica 1-2 Marselha

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Pedro Braz intromete-se em negócio de Benfica e FC Porto e Al Ahli faz proposta de 8 milhões de euros por defesa

O Al Ahli fez uma proposta por Abubacarr Sedi Kinteh. Defesa é alvo do Benfica e do FC Porto e conta com oferta da Arábia Saudita.

Antigo jogador do Manchester United elogia carrasco do clube: «Acho que os adeptos o aceitariam de volta num piscar de olhos»

Danny Welbeck marcou um dos golos da vitória do Brighton sobre o Manchester United. Phil Jones elogiou o avançado.

Darren Fletcher aborda o seu futuro no Manchester United e analisa derrota e eliminação: «Os jogadores estavam frágeis»

Darren Fletcher analisou a derrota do Manchester United diante do Brighton. O treinador pode ter feito o último jogo como interino.

Torreense vence União de Leiria e é o 1º clube a chegar às meias finais da Taça de Portugal

O Torreense venceu a União de Leiria num dérbi da zona Oeste. Equipa de Torres Vedras está nas meias finais da Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica tem concorrência de treinador português por Thiago Almada: eis as novidades sobre o negócio

Benfica e Palmeiras têm negociações em andamento com o Atlético Madrid por Thiago Almada. Argentino pode mudar de clube.

Endrick estreia-se a marcar e Lyon elimina Lille da Taça de França

O Lyon foi ao norte de França bater o Lille por uma bola a zero durante a noite deste domingo, em jogo da Taça.

Inter Milão e Nápoles empatam e luta pelo título continua com distâncias iguais: eis os resultados do dia na Serie A

Empate no jogo grande da jornada da Serie A. O Inter Milão e o Nápoles protagonizaram grande duelo e dividiram pontos.