Um Pote certeiro no meio do desperdício: Famalicão 0-1 Sporting

Na vitória do Sporting na visita ao Famalicão, ficou patente a capacidade do conjunto leonino de criar muitas e boas oportunidades. Frente a um adversário que vinha de um empate moralizador no Estádio do Dragão, a equipa de Rúben Amorim dominou a seu bel prazer e pode até queixar-se do marcador pouco lisonjeiro.

Ora, nesse aspeto, muito tem contribuído a ação do segundo médio do meio-campo, elemento que aparece em zonas de finalização. Não foram poucas as vezes em que se assistiu a Daniel Bragança – no primeiro tempo – e Morita – no segundo – a estar à entrada da área e a rematar com perigo. Tanto o jovem médio português como o nipónico podiam ter facilmente colocado o seu nome na lista de marcadores.

Ao envolver os médios no jogo desta forma, o Sporting trouxe mais uma forma de quebra-cabeças para os seus adversários, com mais dificuldades a controlar essa ação. Ainda assim, num jogo de golo curto, foi o médio tornado avançado, homem de muitos ofícios, Pedro Gonçalves, o único com a rota certa para a baliza.

O ex-Famalicão tem uma capacidade invulgar de atacar os espaços nas costas e, quando está mais recuado, de aparecer em posições frontais. Ora, a juntar à sua capacidade de finalização, Pote traz mais munições para uma arma que está sempre pronta a disparar.

Na última temporada, nem Morita nem Ugarte assumiam grande papel no último terço. Só com Pote a ‘8’ é que se assistia a momentos de médios a pisar essas zonas, mas a falta de equilíbrio coletivo expunha esse risco.

No jogo desta terça-feira, é importante salientar que só nos derradeiros minutos é que se assistiu a uma clara perda de gás do líder da I Liga. Cádiz, o incansável avançado, quis voltar a ser herói, mas não teve o acerto necessário.

Quanto ao Sporting, ficou provado que seja qual for a dupla de meio-campo, a posição está bem oleada, a ideia é clara e os jogadores estão conscientes. Só falta um pouco mais de acerto em frente à baliza.

Fernando Coelho
Fernando Coelho
Jogador de futsal amador, treinador de bancada profissional. A aprender diariamente, acredita que o desporto pode ser diferente. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o 1º golo de Fotis Ioannidis com a camisola do Sporting

Fotis Ioannidis marcou pela primeira vez com a camisola verde e branca. O Sporting recebe o Moreirense no Estádio de Alvalade.

Ambiente a ferver no Vitória SC: ex-jogadores respondem (com muita troça à mistura) a declaração polémica do presidente

António Miguel Cardoso indicou que existia muita vaidade no balneário do Vitória SC. Alguns ex-jogadores responderam ao dirigente.

Vasco Botelho da Costa: «Quando se perde por 3-0 temos que dar os parabéns ao Sporting»

Vasco Botelho da Costa analisou o Sporting x Moreirense. O encontro realizou-se no Estádio de Alvalade e contou para a sexta jornada.

Rui Borges: «A equipa merecia vencer o jogo, vencer por 3-0, não sofrer golos»

Rui Borges analisou o Sporting x Moreirense. O encontro realizou-se no Estádio de Alvalade e contou para a sexta jornada.

PUB

Mais Artigos Populares

Francisco Trincão: «O objetivo era criar oportunidades e era uma questão de tempo»

Francisco Trincão analisou o Sporting x Moreirense. O encontro realizou-se no Estádio de Alvalade e contou para a sexta jornada.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting diante do Moreirense

O Sporting venceu o Moreirense por 3-0. Fica com os cinco maiores destaques do encontro realizado em Alvalade.

Foi preciso chegar aos 11 metros para manter distâncias na frente: Sporting fecha jornada com vitória sobre o Moreirense

O Sporting venceu o Moreirense na sexta jornada da Primeira Liga. Leões precisaram de sofrer para manter os três pontos em casa.