Erling Haaland | O melhor jogador do mundo é norueguês?

- Advertisement -

O futebol mudou, e com ele chegaram as caras da mudança. Erling Haaland é uma das principais, mas, é realmente Haaland o melhor jogador do mundo?

A conversa do melhor jogador do mundo não é de agora. É o prémio individual mais prestigiante do futebol mundial, e todos os jogadores aspiram a ter a famosa Bola de Ouro na sua estante de casa. 

Lionel Messi e Cristiano Ronaldo são os dois nomes mais associados ao prémio, não fossem eles, os seus maiores vencedores, e os dois melhores jogadores desta modalidade. No entanto, tudo tem um fim, e a geração que cresceu com os dribles de Messi, as aberturas de Xavi e as finalizações de Cristiano vive agora uma “crise de identidade”. 

O futebol mudou. As prioridades no jogo das equipas são agora diferentes. Esta mudança está visível em todos os modelos de jogo. Os laterais desempenham agora um papel mais interior, na ligação de jogo, ou muitas vezes funcionando como alas. Os defesas são agora muito mais responsabilizados pela saída com bola, e o famoso “10” desaparece cada vez mais do futebol. 

E é neste novo modelo que chega Erling Haaland. Um jogador que foge (e muito!) ao que têm sido os melhores avançados do mundo nos últimos anos. Lewandowski, Benzema ou Luis Suárez, entre muitos outros, apresentam características completamente opostas às do avançado norueguês. 

Lionel Messi Luis Suárez Inter Miami
Fonte: Inter Miami CF

Dotados tecnicamente, com uma inteligência enorme na movimentação, e claro, super letais em frente à baliza, mostram o que já foi referido. O futebol mudou por completo. Haaland é um jogador fisicamente muito imponente, que marca golo de todas as maneiras e feitios, mas sente uma necessidade de apoio desta equipa do Manchester City. Consegue definir um jogo, é certo, mas não o consegue fazer sozinho, essa é a grande diferença entre os melhores de sempre, e os bons jogadores.

Esta não é uma tentativa de banalizar um jogador como Haaland, que é tudo menos banal, é apenas uma tentativa de explicar porque Haaland não é melhor jogador que (por exemplo) Suárez, Benzema ou Lewandowski. 

O norueguês é claramente um dos melhores finalizadores do mundo (é provavelmente o melhor, aliás), no entanto, quando se entra pelo caminho de melhor jogador, Haaland está claramente num nível muito inferior a grande parte dos seus companheiros de equipa, até. Nomes como Bernardo Silva, Rodri, De Bruyne, Julian Álvarez,ou até Stones são melhores jogadores que o número nove dos “Cityzens”. No entanto, nenhum deles é tão impactante como Haaland no clube. 

Bernardo Silva, colega de Haaland, a jogar pelo Manchester City
Fonte: Manchester City FC

Haaland é um fenómeno em frente à baliza. Conta com 103 contribuições para golo em 94 jogos pelo Manchester City. Números destes não são normais, arrisco-me até a chamá-los de “aberrantes”. No entanto, não traduzem concretamente a qualidade de um jogador. Os números justificam quase tudo, mas não tudo. Pelo menos, não no futebol. 

Resumindo, Erling Haaland é claramente um dos melhores jogadores do mundo, sem dúvida. Mas não está, nem (penso eu) nunca merecerá o título de melhor jogador de futebol, pura e simplesmente, porque não o será, nunca. Haaland recebe o prémio de jogador mais impactante, ou a Bota de Ouro, que não olha à qualidade do jogador. O futuro dirá com que “estante” de troféus se retira, mas a bola dourada da FIFA não deveria fazer parte dessa estante. 

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «Não estamos habituados a ver dois centrais de pé esquerdo e estamos habituados a ver dois centrais...

Rui Borges analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Queríamos ser capazes de tirar a profundidade e o jogo interior e obrigar o Sporting a jogar...

Álvaro Pacheco analisou o duelo entre o Sporting e o Casa Pia ganho pelos leões por 3-0. Técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Benfica: Andreas Schjelderup torce o nariz a equipa da Serie A

Andreas Schjelderup está a ser apontado a uma saída do Benfica neste mercado. O Parma pretende contratar o extremo escandinavo

Rui Borges recusa falar de reforço e indica: «A recuperação do Daniel foi fantástica»

Rui Borges analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

PUB

Mais Artigos Populares

Cassiano: «Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo»

Foram lances isolados em que o Sporting explorou falhas nossas. Foi uma boa evolução da equipa ao longo do jogo. Sabemos a grandeza do Sporting. Estamos a habituar-nos às ideias do Álvaro, esta foi a primeira semana com ele, mas já tentámos colocar algumas ideias em prática. Ele quer que levemos a paixão para dentro de campo e por isso buscámos o resultado, com vontade e determinação. Acho que vão haver grandes coisas esta época.

Daniel Bragança: «Não era o cenário sonhado para o regresso, foi melhor do que aquilo que estava a espera»

Daniel Bragança analisou o duelo da 18.ª jornada da Primeira Liga. Sporting e Casa Pia defrontaram-se esta noite em Alvalade.

Eis os 5 destaques da vitória do Sporting sobre o Casa Pia por 3-0

O Sporting venceu o Casa Pia por 3-0 na 18.ª jornada da Primeira Liga. Eis os cinco destaques do encontro.