📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

E os excedentários?

- Advertisement -

hic sunt dracones

Bato palmas à “silly season” e às belas invenções dos jornais. O mercado de verão deste ano tem sido memorável. Casillas, Maxi Pereira, Lucas Limas, Drogba, Llorente, Rafa, Darder, Mitrovic, Mbemba, Mendy… Quase que podia encher este meu artigo de opinião com nomes associados ao FC Porto. São muitos. Demasiados! Posso confessar-vos que, numa anterior “silly season”, o Dragão viu serem-lhe apontados cerca de 50 jogadores. Ainda bem que não se concretizou! Dava para fazer duas equipas!

E quem fica? Perdão… e os que estão a mais? Ninguém fala neles? É que interessa-me saber o que vão fazer com a quantidade de excedentários que estão no plantel neste momento. Há uma quantidade estúpida de dinheiro investido em jogadores que “não andam nem desandam”. E posso começar já a nomeá-los: Quintero, Reyes, Adrian, Opare, Josué, Kléber e Rolando. São os primeiros nomes que me surgem assim de imediato. Nenhum destes jogadores têm sido mais-valias desportivas na última ou nas últimas épocas. Se não servem aos propósitos do treinador, para onde vão? Vão ficar no plantel a “ocupar espaço”? Vão ficar a treinar à parte?

11011085_10153471524809485_411312638317587346_n
Sorridentes… como espero que seja a época para o FC Porto
Fonte: Facebook Oficial FC Porto

Ou vamos, como tem sido normal, deixar tudo para a última? Vamos chegar ao último dia do mercado de transferências a correr atrás deste e daquele clube para saber quem é que quer ficar com este ou aquele jogador? Pior do que isso é chegar a uma altura em que o plantel já deve estar todo definido para mandar alguém embora. Em parcas palavras: não faz sentido. Alguém que se mexa, que faça alguma coisa. Não são só as contratações que interessam mas também quem está a mais. Veja-se um exemplo de sucesso: Carlos Eduardo.

Neste momento há uma grande necessidade de liquidez e de aliviar a massa salarial. Se não conseguirem vender, emprestem. Não vale a pena pagar salários a quem pouco ou nada joga. Por vezes é preciso dar o braço a torcer e admitir o erro. E vender abaixo do preço de compra. Se o futebol fosse uma ciência exata era mais fácil. Mas não é!

Termino citando o “Tribunal do Dragão” numa opinião sobre a contratação de Casillas: “Continua a ser um jogador muito caro? Sim. Como são sempre os melhores do mundo. Mas é melhor a SAD andar a sustentar um Casillas do que andar a pagar por Bolats, Andrés e Ricardos para nunca sequer os utilizar. O problema não são os jogadores caros que rendem. São os baratos que não chegam sequer a ter oportunidade para render.

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfo sobre a Tunísia coloca Nigéria na liderança do Grupo C da CAN

A Nigéria derrotou a Tunísia por 3-2, em jogo da 2.ª jornada da fase de grupos da CAN. Confere os resultados do dia da competição.

Estoril Praia goleia Alverca e sobe ao 9.º lugar da Primeira Liga

O Estoril Praia recebeu e goleou o Alverca por 4-1, no encontro a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Juventus vence no terreno do Pisa e assume 3.º lugar da Serie A à condição

A Juventus deslocou-se até ao terreno do Pisa e venceu por 2-0, em jogo da 17.ª jornada da Serie A. Confere os resultados do dia da competição.

FC Porto multado após denúncia de Fábio Veríssimo no FC Porto x Braga

O FC Porto foi multado em 12.750 euros na sequência do processo instaurado após o jogo entre FC Porto e Braga e que envolveu Fábio Veríssimo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-Real Madrid confessa: «Cristiano Ronaldo é o maior jogador da história do Real Madrid»

Lucas Vásquez falou sobre algumas das figuras que passaram pelo Real Madrid e destacou Cristiano Ronaldo como o melhor jogador da história do clube.

José Mourinho nunca perdeu frente ao Braga mas não ganhou o jogo que disputou pelo Benfica frente aos minhotos em 2000

José Mourinho prepara-se para fazer o seu décimo jogo oficial frente ao Braga. O técnico nunca perdeu frente aos minhotos, mas não venceu o jogo que disputou ao serviço do Benfica.

Geny Catamo confessa: «Desde criança tinha o sonho de jogar com a camisola 10»

Geny Catamo herdou a camisola 10 no início da temporada no Sporting e assumiu o mesmo número na seleção de Moçambique para a CAN.