Inglaterra | Golo solitário de Bellingham dá liderança

- Advertisement -

A seleção de Inglaterra começou a sua participação no Europeu com um triunfo sofrido frente à Sérvia

A cidade de Gelsenkirchen apadrinhou a estreia da Sérvia e da Inglaterra no Euro-2024, e já se sabia que quem saísse vencedor deste duelo, ia terminar a primeira jornada na liderança do grupo C, depois do empate a uma bola entre as selecções da Eslovénia e da Dinamarca.

A formação orientada por Dragan Stojkovic apresentou um esquema de 3-5-2, enquanto o seleccionador inglês, Gareth Southgate, optou por sistema tático 4-2-3-1. Este encontro, que prometia ser emocionante do primeiro ao último minuto, começou com muitas faltas cometidas dos dois lados, e isso logicamente provocou uma quebra no ritmo de jogo. Os adeptos que pagaram bilhete para ver um bom espectáculo de futebol, começaram certamente a torcer o nariz quanto ao desenrolar do jogo daí para a frente.

Mas num ápice tudo mudou, e no primeiro remate à baliza, a Inglaterra foi feliz. Jude Bellingham, qual ponta de lança, entrou de rompante na área e fuzilou de cabeça o guarda-redes sérvio Rajkovic.

Estava dado o mote para, finalmente, começar-se a jogar à bola, e foi isso que aconteceu, com o jogo a entrar num ritmo mais acelerado. As oportunidades de golo foram surgindo de parte a parte, com a Inglaterra a querer dar uma prenda a Mitrovic, mas o número nove da Sérvia não aproveitou a oferta e desperdiçou uma oportunidade soberana para empatar. Logo a seguir, foi a vez dos ingleses a estarem perto do 2-0, mas sem êxito.

A pressão sérvia começou a fazer-se sentir, e não era para menos, a perder, fazia todo o sentido tentar roubar a bola em cima da área inglesa, com Mitrovic e Vlahovic a serem os principais responsáveis por essa tarefa. Toda essa pressão parece ter tido um efeito estranho nos jogadores britânicos, que nunca mais conseguiram pegar no jogo nos últimos 15 minutos da primeira parte, e foi durante esse período que a Sérvia teve mais bola, mas isso não significou sucesso na hora de meter a bola dentro da baliza.

Valeu a boa atenção defensiva da Inglaterra, que foi para o intervalo com uma vantagem mínima, mas sem ter feito muito para merecer um resultado mais volumoso.

A Sérvia entrou no segundo tempo novamente a mandar na partida, e quis tentar chegar ao empate, mas a concretização não acompanhou essa maior posse de bola, que, estranhamente, deveria pertencer à Inglaterra. A equipa de Southgate parecia ter-se agarrado muito cedo à vantagem mínima, e por vezes isso é um risco para quem só defende.

Como o filme do jogo estava a ser igual ao da primeira parte, os dois treinadores começaram a dança das substituições para ver se algo mudava. E foi preciso esperar até ao último quarto de hora para ver mais emoção no Arena AufSchalke. Um pouco contra a corrente do jogo, Harry Kane teve tudo para resolver praticamente o encontro, mas o cabeceamento do avançado inglês esbarrou na trave. Instantes depois, foi a vez de Vlahovic tentar a sua sorte de longe com um potente remate, mas o guardião Pickford teve uma excelente intervenção, ao defender para canto.

Até final, só deu Sérvia, que tentou tudo e mais alguma coisa para chegar ao empate, mas a escassez de oportunidades foi fatal para que o desfecho da partida fosse diferente. A Inglaterra venceu apenas por 1-0, mas também não fez muito mais para merecer um resultado mais expressivo. A expetativa para este desafio era elevada, mas acabou por ser um jogo com poucas oportunidades de golo.

Sérvia, e principalmente a Inglaterra, são as duas candidatas a passar aos oitavos de final da prova, sem nunca esquecer a Dinamarca, e a estreante Eslovénia, que já somou um ponto e promete dar luta no apuramento. Este grupo é dos mais equilibrados do Europeu, mas para já são os ingleses que vão na frente, sem nunca esquecer que cada seleção disputa três jogos e tudo pode mudar de um momento para o outro.

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Barcelona de Kika Nazareth castiga Real Madrid com um 12-2 na eliminatória e segue para meias-finais da Champions League Feminina

O Barcelona atropelou o Real Madrid por 6-0 e marcou encontro com o Bayern Munique nas meias-finais da Champions League Feminina. No total da eliminatória ficou 12-2.

Fábio Silva reage à concorrência na Seleção e destaca trabalho no Borussia Dortmund: «Acho que estou a fazer um bom trabalho»

Fábio Silva falou com a Sky Sports sobre a sua adaptação ao Borussia Dortmund. O avançado português abordou ainda a luta por um lugar na Seleção Nacional.

Bernardo Silva sai do Manchester City no final da época

Bernardo Silva não vai renovar contrato com o Manchester City e prepara-se para abandonar o emblema os ingleses no final da época.

Joan Laporta elogia adaptação de Kika Nazareth no Barcelona e ataca Real Madrid: «A relação foi gravemente prejudicada»

Joan Laporta elogiou a rápida adaptação de Kika Nazareth ao Barcelona. O presidente dos catalães assumiu que a relação institucional com o Real Madrid ficou gravemente prejudicada devido ao caso Negreira.

PUB

Mais Artigos Populares

Daniel Banjaqui: «Espero continuar mais anos no Benfica»

Daniel Banjaqui já reagiu à renovação de contrato com o Benfica. O lateral passa a estar ligado aos encarnados até 2031.

Gianluigi Buffon abandona Federação após a Itália falhar apuramento para o Mundial 2026

Após a Itália falhar o apuramento para o Mundial, Gianluigi Buffon acompanhou a saída do presidente Gabriele Gravina e demitiu-se da Federação Italiana de Futebol, assumindo a responsabilidade pelo fracasso desportivo.

Samuel Dahl elogia José Mourinho e aponta ao título: «Vamos lutar até não ser matematicamente possível»

Samuel Dahl elogiou a influência de José Mourinho na sua evolução no Benfica e prometeu lutar pelo campeonato até ao fim. O lateral sueco assumiu ainda o desejo de vir a ser convocado para o Mundial 2026.