Luís Gonçalves: Os 7 jogadores em destaque na primeira jornada do Euro 2024

- Advertisement -

Luís Gonçalves está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol e trabalhou na formação do Sporting onde foi coordenador, treinador e treinador-adjunto. Entre outros projetos trabalhou na Arábia Saudita e foi adjunto do Tondela, Belenenses e Atlético. Treinou os sub-15 do FC Porto em 2014/2015 e foi adjunto de Abel Xavier na seleção de Moçambique. Treinou ainda a seleção da China de sub-16 e foi selecionador principal de Moçambique. O seu último trabalho foi no Interclube de Angola.

Na primeira jornada do Europeu destacaram-se vários jogadores nas suas respetivas seleções. Logo no jogo de abertura, gostei muito do jogo do regressado Toni Kroos, mas também do sempre irreverente Musiala. Kroos é o garante do equilíbrio da equipa alemã no seu 4-2-3-1, garantindo sempre que a equipa quando ataca esteja sempre preparada para o momento da perda de bola. Excelente no passe, curto e longo e na sua eficiência (101 passes certos em 102). Foi o verdadeiro comandante da equipa.

Jamal Musiala esteve brilhante, criando constantes desequilíbrios sobre a defesa contrária, fletindo da esquerda para dentro, mas também fazendo a diferença no corredor central. Jogador rápido, criativo, muito forte no 1×1, marca e assiste. O futebol precisa de jogadores como ele, que joguem com velocidade e alegria.

Também gostei muito de Rúben Vargas (Suíça), outro extremo que traz qualidade ofensiva à sua equipa. Esteve muito bem no 3-4-3. Mais um jogador que cria desequilíbrios, muito forte na desmarcação, jogando preferencialmente sobre o corredor esquerdo, onde garante a largura da sua equipa em posse, mas com grande mobilidade e explosividade. Apareceu várias vezes no corredor central, realizando diagonais curtas de muita qualidade. Atacante que também participa no processo defensivo, fechando bem o seu corredor.
Da excelente equipa espanhola, Fabián Ruiz foi realmente o melhor nesta primeira jornada. Fazendo companhia a Pedri e Rodri, num meio-campo fantástico inserido no 4-3-3, Fabián criou, recuperou, equilibrou, passou e marcou. Lateraliza quando necessário, mas vertical a romper linhas, para encontrar soluções. Jogo fantástico.

Jude Bellingham continua a impressionar pela sua maturidade em campo, apesar da sua idade. Mais uma excelente prestação do jovem jogador que jogou por trás de Kane, no 4-2-3-1 inglês. Jogador rápido, explosivo, inteligente e com habilidade muito acima da média, sabe posicionar-se e também recupera bolas, ajudando a sua equipa a defender, completo! A influência que tem no jogo da equipa, com a sua abrangência, torna-o decisivo ofensivamente e defensivamente. Esteve sempre em jogo e marcou o golo.

O capitão romeno Nicolae Stanciu foi justamente considerado o homem do jogo e não só pelo excelente golo marcado. Jogando como interior num 4-3-3, demonstrou ao mundo que o trabalho aliado ao talento faz a diferença. Sempre a garantir a solidez da equipa e a fazer jogar os companheiros, muito resistente e resiliente, nunca parando um minuto. Qualidade acima da média que passa despercebida pela sua humildade, mas hoje não.

Vitinha continua a demonstrar toda a sua qualidade na Europa. Apesar de Portugal se apresentar de forma surpreendente no primeiro jogo, no que ao dispositivo tático diz respeito, Vitinha demonstrou que é um jogador extraordinário com grande capacidade de adaptação e muita qualidade nos pés, mas principalmente na cabeça. Mais uma vez, num jogo difícil, Vitinha demonstrou toda a sua inteligência. Qualidade no passe, também progride e finaliza. Foi o jogador que manteve a equipa junta, com a sua constante procura de soluções aliada à sua qualidade técnica e capacidade tática superior.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Santos regressa aos relvados depois de 463 dias afastado

Nuno Santos sofreu uma rutura total do tendão rotuliano do joelho direito em novembro de 2024, e fez o seu regresso ao serviço do Sporting B, este domingo.

Eis os onzes oficiais do Sporting x CD Nacional da Primeira Liga

O Sporting recebe o CD Nacional na 20.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.

Lyon de Paulo Fonseca escapa com triunfo pela margem mínima na receção ao Lille

Este domingo, o Lyon de Paulo Fonseca bateu o Lille por 1-0, apesar da exibição pouco conseguida. Tiago Santos foi titular nos visitantes.

Atenção, Benfica: Jude Bellingham saiu lesionado e em lágrimas aos 10 minutos da vitória do Real Madrid

Jude Bellingham pode falhar o embate com o Benfica na Champions League. O médio inglês abandonou o jogo com o Rayo Vallecano aos 10 minutos, em lágrimas.

PUB

Mais Artigos Populares

André Villas-Boas e a renovação de Francesco Farioli: «Desde o primeiro dia, compreendeu que o FC Porto não vive de atalhos nem de facilidades»

O presidente do FC Porto deixou fortes elogios a Francesco Farioli, numa reflexão sobre a recente renovação de contrato.

Arábia Saudita em choque: Karim Benzema perto de deixar o Al Ittihad de Sérgio Conceição e de se mudar para o maior rival

Karim Benzema levou a sua avante e está de saída do Al Ittihad de Sérgio Conceição. Avançado a caminho do Al Hilal.

André Villas-Boas faz balanço à temporada: «Nada está ganho. Continuaremos a disputar tudo, contra tudo e contra todos»

Num artigo de opinião publicado na revista Dragões, André Villas-Boas analisou a primeira metade da temporada 2025/26 do FC Porto.