O Euro como um trampolim: Jaka Bijol e Dennis Man merecem o salto

    O entusiasmo em torno desta edição do Euro 2024 era notório e efetivamente tem correspondido às expectativas. Fora das quatro linhas, a competição tem sido eletrizante. Adeptos fervorosos que têm apoiado de forma incondicional as suas seleções, criando uma atmosfera única e empolgante.

    A energia e a euforia de milhares de apoiantes que vão fazendo do torneio um evento incomparável em relação às restantes competições a nível de seleções no panorama mais recente. A emoção e a incerteza têm pautado a enorme maioria dos confrontos disputados até ao momento, verificando-se uma aproximação do ponto de vista qualitativo entre as nações tradicionalmente mais fortes e as equipas de menor calibre. 

    As competições de maior prestígio funcionam muitas vezes como uma montra para jogadores menos conhecidos que atuam em ligas secundárias ou em emblemas de dimensão mais reduzida, estando o mesmo a ser um próspero exemplo disso. A Eslovénia tem demonstrado ser uma agradável surpresa e apesar dos holofotes estarem direcionados para as estrelas, Jan Oblak e Benjamin Sesko, as prestações de Jaka Bijol não devem ser ignoradas.

    A Roménia, que apenas numa ocasião garantiu a passagem para a fase a eliminar de um Euro, pode estar muito próxima de repetir esse feito. Numa equipa que tem como principal figura o central do Tottenham, Dragusin, o nome de Dennis Man também vai chamando à atenção. Esta dupla tem-se exibido de forma fantástica, justificando inquestionavelmente o salto para outros patamares competitivos. 

    Jaka Bijol

    Jaka Bijol tem 25 anos e atua como defesa-central na Udinese. O esloveno joga preferencialmente numa linha defensiva composta por quatro jogadores, contudo as suas características também lhe permitem desempenhar o papel de central do meio num sistema com cinco defensores. É um especialista nos duelos defensivos. No ar é imponente algo que ficou bem patente neste Euro, no embate com a Sérvia, onde teve pela frente avançados extremamente físicos como Vlahovic e Mitrovic.

    Compensa a sua falta de velocidade com uma tremenda capacidade de leitura de jogo, permitindo-lhe estar quase sempre bem posicionado e antecipar a maioria das jogadas. Em adição, é extremamente agressivo e competente no desarme. No processo ofensivo, demonstra igualmente uma qualidade excecional.

    O seu passado como médio mais recuado é notório no momento de construção. Quebra linhas com relativa facilidade e ao nível do passe longo também assume destaque. Tem perfil de líder e após este Euro não é de estranhar que se transfira para um clube de maior importância, sendo na minha opinião o Inter de Inzaghi, uma bela opção para Bijol.

    Dennis Man

    Dennis Man tem 25 anos e atua como médio-direito no Parma. Os Gialloblù conquistaram a Serie B e a influência do romeno foi por demais evidente, contribuindo com 11 golos e seis assistências. Neste Euro 2024 vai se notabilizando como um dos principais elementos da sua seleção no momento ofensivo, registando até então duas assistências.

    É um jogador a quem lhe é conferida alguma liberdade de movimentos, jogando bem aberto no corredor direito ou atuando em zonas mais centrais. Apresenta um controlo de bola excecional e uma capacidade de drible igualmente brilhante.

    Nos duelos ofensivos é extremamente desconcertante, o que é justificado pela sua boa velocidade e imprevisibilidade. Diferencia-se dos demais em espaços curtos, não só pela sua habilidade, como também pela agilidade que possui. É um criativo, destacando-se no último passe. No capítulo da finalização demonstra qualidade, especialmente dentro de área. O facto de ser canhoto e de possuir elevados índices técnicos relembram Riyad Mahrez.

    Apesar do Parma ter ascendido ao escalão principal do futebol italiano, o romeno pode aspirar a voos maiores. O Borussia Dortmund já demonstrou interesse no jogador ou mesmo o Crystal Palace na ótica de substituir Michael Olise, podem ser opções viáveis para Dennis Man. 

    O que esperar depois do Euro?

    Independentemente do desfecho final do Euro 2024 para ambas as seleções, Jaka Bijol e Dennis Man já demonstraram toda a sua qualidade.

    A dupla que atua no futebol italiano merece o salto para emblemas mais consagrados.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    Artigos Populares

    4 equipas ainda sonham com o 5º lugar da Primeira Liga e o acesso à Conference League

    A três jornadas do fim, há ainda quatro equipas que ambicionam chegar ao quinto lugar da Primeira Liga. Esta posição dá acesso à Conference League.

    Eis os árbitros da 32ª e antepenúltima jornada da Primeira Liga

    O Conselho de Disciplina da FPF já divulgou os árbitros e equipas de arbitragem da próxima jornada. 32ª semana de Primeira Liga.

    Estoril Praia perde 2 jogadores para o jogo contra o Benfica na Primeira Liga

    O Estoril Praia ficou sem dois nomes importantes para o duelo diante do Benfica. Jogo da 32ª jornada joga-se no sábado.

    Estoril Praia vence Casa Pia e regressa aos triunfos após 2 derrotas na Primeira Liga

    O Estoril Praia regressou aos caminhos das vitórias após dois desaires consecutivos. Canarinhos vencem Casa Pia na 31ª jornada.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Alverca vence Chaves por 2-0 e abre margem de 4 pontos no 3º lugar da Segunda Liga

    O Alverca ganhou uma importante vantagem na corrida pela promoção à Primeira Liga. Triunfo por 2-0 sobre o Chaves.

    FC Porto volta a perder com o Montpellier e está fora da Liga Europeia de Andebol

    O FC Porto foi eliminado da Liga Europeia de Andebol nos quartos de final. Nova derrota com o Montpellier fechou contas.

    PSG muito português vence Arsenal em Londres e está mais perto da final da Champions League

    O PSG venceu o Arsenal na primeira mão das meias finais da Champions League. Franceses com vantagem a defender em Paris.

    Gastão Elias brilha e segue para a segunda ronda do Estoril Open 2025

    Gastão Elias conseguiu apurar-se para a segunda ronda do...

    Antonio Rudiger e Lucas Vázquez já conhecem as punições, Jude Bellingham com cartão vermelho retirado: as consequências da final da Taça do Rei para...

    O Real Madrid já conhece as sanções após a final da Taça do Rei. Antonio Rudiger, Lucas Vázquez e Jude Bellingham viram vermelho.

    Chelsea quer 3 jogadores do Borussia Dortmund e pode chegar para lá dos 100 milhões de euros

    O Chelsea quer reforçar o plantel e pensa em três nomes do Borussia Dortmund. Negócio total pode ascender aos três dígitos.

    Henrique Calisto apresenta candidatura à liderança da ANTF no Porto

    Henrique Calisto é candidato à presidência da ANTF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Porto foi a cidade escolhida para o lançamento.

    Cleber Xavier é o sucessor de Pedro Caixinha no Santos

    Cleber Xavier foi oficializado como o novo treinador do Santos. Antigo adjunto de Tite rende Pedro Caixinha no clube.

    Lucas Bergvall renova contrato com o Tottenham até 2031

    Lucas Bergvall prolongou a ligação com o Tottenham por mais dois anos. O médio sueco foi contratado pelos spurs no verão.

    Real Madrid confirma mais uma lesão até ao final da época

    Ferland Mendy está lesionado até ao final da época. Real Madrid deu mais novidades quanto aos problemas físicos do lateral.