📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Jan-Niklas Beste

- Advertisement -

Quem é Jan-Niklas Beste? O lateral esquerdo alemão de 25 anos apareceu magicamente na Luz esta quinta-feira e foi apresentado como novo reforço do Benfica.

Desde a saída de Grimaldo, em 2023, que a ala esquerda encarnada estava refém de um verdadeiro substituto que fizesse esquecer o espanhol e, com a contratação de Beste, o Benfica aproxima-se mais uma vez de colocar por completo no passado a dependência de Grimaldo. Um jogador que pode facilmente fazer esquecer o espanhol, isto porque, se assemelha bastante ao próprio, o que pode ser um indicador muito positivo.

Tal como as outras duas contrações feitas pelos encarnados esta temporada (Barreiro e Pavlidis), Beste é também um jogador com escola e características puramente alemãs. Foi formado no Dortmund e passou as últimas duas temporadas ao serviço da antiga equipa, o Heidenheim, onde anotou 20 golos e 26 assistências em 68 jogos.

Nesta última, Beste registou oito golos e 13 assistências, ajudando a equipa a conquistar um lugar nas competições europeias nesta época que se segue. O alemão percorre a ala toda e para além de funcionar como lateral, funciona também como extremo-esquerdo. Ou seja, o Benfica ganha assim mais um jogador marcadamente polivalente, juntando-se assim ao já habituado guerreiro norueguês, Aursnes.

Jan-Niklas Beste Heidenheim
Fonte: Heidenheim

Beste caracteriza-se maioritariamente por ser especialista em bolas paradas e por ser mestre em assistir a partir do corredor. É um jogador que desempenha um papel fundamental na criação de grandes ocasiões e que tem nas arrancadas e rasgadas progressivas uma das suas maiores valências também. No que diz respeito aos aspetos ofensivos, Beste passa no teste de forma categórica. Por outro lado, a questão defensiva e as garantias que o mesmo pode dar ao eixo mais recuado, são ainda uma incógnita.

O sistema utilizado pela equipa alemã na temporada passada colocava Beste numa posição mais avançada, retirando algumas tarefas defensivas ao alemão. Ainda assim, o equilíbrio entre o jogador que atuar à sua frente na ala esquerda pode ser a chave para a resolução necessária da ala esquerda. Com Aursnes à frente, por exemplo, é possível estabelecer uma ligação funcional e inteligente nos dois opostos do terreno. Apesar disso, nas primeiras declarações como jogador das águias, o jogador já garantiu que a posição de lateral é mesmo a sua posição raiz.

Beste esteve na pré-convocatória da Alemanha para o Euro2024 e é por isso um jogador com possível selo internacional. Um dado que valoriza e que demonstra também a qualidade do jogador, ainda por descobrir em solo português.

Roger Schmidt tem agora à sua disposição mais uma peça para o puzzle que se vai mostrando cada vez mais completo. Um puzzle à medida do técnico e que, pouco a pouco, se vai encaixando melhor na filosofia e tipologia de jogo imposta na sua época de estreia. Um jogador de gegenpressing e de características cruciais para o futuro do jogo dos encarnados. O Benfica tem um novo lateral esquerdo e Álvaro Carreras tem um (novo) concorrente.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho diz que só não tiraria dois jogadores ao intervalo e avisa: «Já disse a alguns que não me venham bater à porta...

José Mourinho analisou o desfecho do Atlético CP x Benfica e deixou duras críticas à atitude da equipa das águias.

Ricardo Dias: «O Atlético fez um trabalho extraordinário contra uma das melhores equipas de Portugal»

Ricardo Dias analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

José Mourinho deixa recado ao plantel: «A nossa primeira parte é pobre e houve muito jogador que não foi sério»

José Mourinho analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Catarino Pascoal analisa derrota diante do Benfica: «Entrámos muito bem na primeira parte»

Catarino Pascoal analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Rêgo: «O Mister disse-me que fiz um bom jogo e estou muito feliz»

Rodrigo Rêgo analisou o desfecho da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. O Atlético defrontou o Benfica no Estádio do Restelo.

Eis os 4 destaques da vitória tremida do Benfica sobre o Atlético

O Atlético recebeu o Benfica no Estádio do Restelo. Eis os quatro destaques da vitória das águias na Taça de Portugal (2-0).

Em 5 minutos tudo mudou e os medos viraram Rí(s)os Benfica vence Atlético e segue em frente na Taça de Portugal

Foi preciso esperar até aos últimos minutos para a vitória sorrir às águias. O Atlético recebeu o Benfica no Estádio do Restelo.