FC Porto 2-0 Estoril: Eficácia de um FC Porto irreconhecível

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

E à terceira jornada… Herrera no banco e Indi a lateral esquerdo. Enquanto o primeiro parece ser fruto natural da exigência por uma maior criatividade no meio-campo portista, a adaptação do central Indi a lateral esquerdo (papel que, apesar de tudo, não é novidade para o holandês) e a não convocação de Cissokho podem ser assumidas por muitos como um recado para a SAD azul e branca de que é necessária mais uma solução para o lado esquerdo da defesa. A grande surpresa, porém, acabou mesmo por ser a inclusão de Brahimi no centro do terreno, à frente de Imbula e Danilo.

À entrada para este encontro, o Estoril possuía cinco baixas: Bruno Miguel, Alex Kakuba, Diogo Amado, Mattheus Oliveira e Frédéric Mendy. A equipa anfitriã, pelo contrário, apresentou-se em campo na máxima força. Depois de no ano transato a equipa de Lopetegui ter vencido por 5-0, tudo parecia correr bem ao FC Porto para que um resultado semelhante voltasse a aparecer.

E cedo se começou a desenhar mais uma vitória. Decorria o sétimo minuto da partida quando Maxi aproveitou o distanciamento entre as linhas do Estoril e colocou em Brahimi, que apareceu solto frente à linha defensiva estorilista. O mago do Maghreb, a calcorrear terrenos mais centrais, passou facilmente pelo opositor direto, ganhou a linha de fundo e cruzou atrasado para Aboubakar inaugurar o marcador. Estava feito o primeiro golo da partida.

O Estoril não acusou o golo sofrido e começou a ameaçar, timidamente, a baliza de Iker Casillas. Uma, duas, três oportunidades, e, finalmente, aos 23 minutos de jogo, após a marcação de um pontapé de canto, Diego Carlos surge no coração da grande área e atira ao lado da baliza. A equipa estorilista continuou a carregar sobre a baliza anfitriã e, aos 32 minutos, Bonatini voltou a ameaçar o golo do empate, obrigando o guardião espanhol a aplicar-se.

Apesar do golo conseguido por zonas mais interiores do terreno, aos 39 minutos Lopetegui desfez-se da surpresa, fazendo entrar André André para o lugar de Varela e voltando a reposicionar Brahimi em terrenos mais exteriores. O jogo, contudo, acabou por ir para intervalo sem que se visse algo mais das duas equipas e com o FC Porto a vencer por 1-0 no único remate que fez à baliza, na primeira parte.

Na segunda parte, continuou a ser o Estoril a criar as melhores oportunidades de golo. Aos 52 minutos da partida, mais uma oportunidade para a equipa orientada por Fabiano Soares. Bonatini, já dentro de área, obriga a defensiva portista a criar um muro de jogadores para parar o remate e, na recarga, Bruno César obriga Casillas a boa defesa. O FC Porto não se conseguia impor na partida e a equipa estorilista dominava os acontecimentos.

Maicon voltou a fazer o gosto ao pé… de livre Fonte: Facebook do FC Porto
Maicon voltou a fazer o gosto ao pé… de livre
Fonte: Facebook do FC Porto

Ninguém parecia satisfeito no Estádio do Dragão, nem mesmo o treinador espanhol Julen Lopetegui. Mas o FC Porto foi conseguindo finalmente soltar-se da pressão e subir no terreno com alguma qualidade. E aos 62 minutos da partida, num livre quase frontal à baliza de Kieszek, Maicon fez o segundo golo da partida contra a corrente do jogo e… no segundo remate do FC Porto à baliza da armada estorilista.

O ritmo de jogo acalmou bastante e ambas as equipas começaram a jogar mais no centro do terreno sem grande capacidade de fazer a bola chegar às duas balizas. Já perto do final da partida, uma lesão de Anderson Luís obrigou a uma paragem no jogo, que arrefeceu, e de que maneira, as hostes estorilistas. O FC Porto aproveitou, tal como Osvaldo, que já tinha entrado para o lugar de Aboubakar e foi carregando a área adversária sem grande sucesso. Com um golo de Aboubakar e Maicon, o FC Porto selou a 12ª vitória seguida em casa e atingiu os 1115 minutos sem sofrer golos no Estádio do Dragão, para a liga, fixando um novo recorde.

 

A Figura:

Estoril – A equipa orientada por Fabiano Soares demonstra-se atrevida e bastante arrojada. Neste jogo, a armada estorilista não teve medo de encarar o FC Porto olhos nos olhos e criou diversas oportunidades de empatar a partida. Não o conseguiu por alguma falta de clarividência e eficácia defensiva do adversário mas deixou uma boa réplica no relvado do Estádio do Dragão.

 

O Fora-de-jogo:

FC Porto – O desnorte da equipa portista em vários momentos do jogo foi bastante notório. Apesar de bem condicionada pela equipa estorilista, a formação portista nunca demonstrou aquela “arrogância” perentória que deve sempre acompanhar uma equipa “grande”. Pouca clarividência no ataque e imensos passes falhados.

Foto de capa: Facebook do FC Porto

Nuno Ribeiro Margarido
Nuno Ribeiro Margaridohttp://www.bolanarede.pt
O Nuno sabe que o futebol se assume muitas vezes como a perfeita metáfora da vida. Entre muitas frases do mundo do futebol que o marcam há uma que guarda e que o inspira em tudo o que faz: "Ganhar, ganhar, ganhar... e voltar a ganhar, ganhar e ganhar... é isto o futebol".                                                                                                                                                 O Nuno não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição paga 30 milhões de euros e garante George Ilenikhena como substituto de Karim Benzema

O Al Ittihad de Sérgio Conceição oficializou a contratação de George Ilenikhena. Avançado francês chega como substituto de Karim Benzema.  

Clayton Silva oficializado como reforço do Olympiacos de Evangelos Marinakis

Clayton Silva foi apresentado como novo jogador do Olympiacos. Avançado deixa Rio Ave e junta-se ao clube grego de Evangelos Marinakis.

Fabrizio Romano: «Bernardo Silva vai deixar o Manchester City no verão»

Bernardo Silva prepara-se para encerrar o ciclo do Manchester City. Médio de 31 anos deixa clube no final da temporada.

Wolverhampton apresenta 2 reforços no último dia do mercado

O Wolverhampton oficializou dois reforços no último dia do mercado. Angel Gomes e Adam Armstrong juntam-se aos wolves.

PUB

Mais Artigos Populares

Gelson Martins renova contrato com o Olympiacos

Gelson Martins vai continuar no Olympiacos. Extremo português chegou a acordo para renovar com o conjunto grego.

Fenerbahçe explica o que aconteceu com os negócios de Kanté e En-Nesyri

Negócios de N'Golo Kanté e Youssef En-Nesyri colapsaram neste fim de mercado. Fenerbahçe emite comunicado oficial.

Benfica: Já é conhecida a duração do novo contrato de João Rego

João Rego vai renovar contrato com o Benfica até 2030. Jovem de 20 anos contou com o interesse de alguns clubes.