Olheiro BnR | Jandro Orellana

    Jandro Orellana – Novo arquiteto no António Coimbra da Mota

    O desempenho da turma canarinha na temporada transata foi extremamente oscilatório, revelando lampejos de brilho (Taça da Liga de luxo) intercalados com momentos de mediocridade, tanto a nível de resultados como em termos exibicionais.

    Sob a batuta do novo técnico, Ian Cathro, o Estoril Praia pretende contrariar a irregularidade que caracterizou a era de Vasco Seabra. O treinador escocês, antigo adjunto de Nuno Espírito Santo, terá a árdua tarefa de compensar as saídas de peças fundamentais na estratégia Estorilista na época 2023/2024.

    Jogadores como Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes e João Marques representam perdas significativas, e por esse motivo a direção do Estoril Praia tem trabalhado para suprir as deficiências existentes no atual plantel canarinho.

    A chegada de Jandro Orellana ao Estoril Praia gera entusiasmo, refletindo uma tendência crescente e bem-sucedida entre os clubes portugueses de recrutarem talento nas divisões secundárias do país vizinho. O exemplo de sucesso do Arouca neste contexto serve de inspiração e prova da eficácia desta estratégia.

    O centrocampista catalão de 23 anos cresceu em La Masia e sempre foi um elemento destacável durante o seu processo formativo. Com maior significância, ao serviço dos Blaugrana, conquistou a UEFA Youth League na temporada 2017/2018. Pela La Roja, foi campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19.

    Orellana que é dotado de uma qualidade técnica que representa fielmente o modelo formado na prestigiada academia Culé, tem tudo para se afirmar como um dos médios mais influentes da próxima edição da Liga Portugal. 

    Elegância e técnica de La Masia no Estoril

    Jandro Orellana é um talentoso pivô que atua predominantemente como playmaker em zonas mais recuadas do terreno de jogo. No seu clube anterior, o FC Andorra, o médio apresentava um papel fulcral e com traços de versatilidade na primeira fase de construção. O seu posicionamento ajustava-se às necessidades do coletivo. Frequentemente, desempenhava a função de terceiro central, fundamentalmente para garantir superioridade numérica neste momento do jogo.

    Ocasionalmente, posicionava-se em zonas mais adiantados do campo, invadindo o aparelho defensivo adversário. Nesse contexto, os tipos de movimentos que praticava revelam a sua inteligência e elevado nível tático. O espanhol desfruta de uma ótima perceção posicional, relativamente aos espaços que deve ocupar, libertar ou explorar.

    Orellana personifica a excelência técnica de La Masia. Destaca-se pela sua proficiência no passe, que aliada a uma sublime visão de jogo, permite-lhe oferecer múltiplas soluções à sua equipa no momento ofensivo. É imensamente capaz no passe curto e longo, quebrando as linhas adversárias de forma constante.

    O seu reconhecimento espacial e a capacidade de executar passes de forma precisa são vitais para ligar os setores e penetrar na defesa adversária. Num detalhe muito particular, Orellana, aproxima-se do antigo médio do Barça, Sergio Busquets. O célebre avançado uruguaio, Luis Suárez, proferiu as seguintes palavras em referência a Busquets, inegavelmente o melhor médio defensivo da história do Barça: “Se Busquets está a olhar para ti, sabes que não te vai passar”.

    Esta particularidade eleva a qualidade de Busquets, tornando-o num jogador ainda mais especial. Jandro Orellana também é caracterizado pela sua imprevisibilidade no passe. Em condução, elimina eficazmente a pressão adversária, à semelhança de Frenkie de Jong.

    Defensivamente, Jandro demonstra uma grande consciência posicional, intercetando passes e antecipando jogadas, apesar de não possuir um físico imponente. A sua leitura de jogo compensa o défice de atributos físicos. Por vezes, aborda os duelos de um para um defensivo com um excesso de agressividade, sendo facilmente ultrapassado por jogadores com um recorte técnico elevado.

     Orellana e mais dez

    Orellana pode e deverá assumir um papel de preponderância na manobra da equipa canarinha. É um ativo indispensável para uma equipa que valorize a posse de bola e a criação de jogo desde o setor mais recuado do terreno de jogo. A sua superlativa qualidade de passe, ótima gestão dos ritmos de jogo e inteligência posicional são aspetos fundamentais para potenciar o nível exibicional da equipa orientada por Ian Cathro.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Portugal entra na Champions League em grande: ocupa os lugares de vaga extra para 2025/26

    Portugal viu Sporting e Benfica a vencerem na primeira jornada da Champions League. As equipas representam o país na competição.

    Champions League: eis a classificação ao final da primeira jornada

    A Champions League já se encontra a ser disputada, tendo esta quinta-feira finalizado a primeira jornada da competição.

    Bruno Lage sobre reforço de verão: «Não há jogadores do mister Roger Schmidt ou do Bruno Lage»

    Bruno Lage sucedeu a Roger Schmidt no comando técnico do Benfica. O português abordou a utilização de Jan-Niklas Beste.

    Espelho meu, espelho meu, o Real Madrid não jogou melhor do que eu | Sporting

    O Sporting foi derrotado pelo Real Madrid na primeira mão do playoff de acesso à Champions League Feminina.

    Eis o ranking UEFA depois da primeira jornada da Champions League

    O ranking UEFA é fundamental para se decidirem quantos postos nas competições europeias são entregues a cada país.