📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR | Jandro Orellana

- Advertisement -

Jandro Orellana – Novo arquiteto no António Coimbra da Mota

O desempenho da turma canarinha na temporada transata foi extremamente oscilatório, revelando lampejos de brilho (Taça da Liga de luxo) intercalados com momentos de mediocridade, tanto a nível de resultados como em termos exibicionais.

Sob a batuta do novo técnico, Ian Cathro, o Estoril Praia pretende contrariar a irregularidade que caracterizou a era de Vasco Seabra. O treinador escocês, antigo adjunto de Nuno Espírito Santo, terá a árdua tarefa de compensar as saídas de peças fundamentais na estratégia Estorilista na época 2023/2024.

Jogadores como Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes e João Marques representam perdas significativas, e por esse motivo a direção do Estoril Praia tem trabalhado para suprir as deficiências existentes no atual plantel canarinho.

A chegada de Jandro Orellana ao Estoril Praia gera entusiasmo, refletindo uma tendência crescente e bem-sucedida entre os clubes portugueses de recrutarem talento nas divisões secundárias do país vizinho. O exemplo de sucesso do Arouca neste contexto serve de inspiração e prova da eficácia desta estratégia.

O centrocampista catalão de 23 anos cresceu em La Masia e sempre foi um elemento destacável durante o seu processo formativo. Com maior significância, ao serviço dos Blaugrana, conquistou a UEFA Youth League na temporada 2017/2018. Pela La Roja, foi campeão europeu nos escalões de Sub-17 e Sub-19.

Orellana que é dotado de uma qualidade técnica que representa fielmente o modelo formado na prestigiada academia Culé, tem tudo para se afirmar como um dos médios mais influentes da próxima edição da Liga Portugal. 

Elegância e técnica de La Masia no Estoril

Jandro Orellana é um talentoso pivô que atua predominantemente como playmaker em zonas mais recuadas do terreno de jogo. No seu clube anterior, o FC Andorra, o médio apresentava um papel fulcral e com traços de versatilidade na primeira fase de construção. O seu posicionamento ajustava-se às necessidades do coletivo. Frequentemente, desempenhava a função de terceiro central, fundamentalmente para garantir superioridade numérica neste momento do jogo.

Ocasionalmente, posicionava-se em zonas mais adiantados do campo, invadindo o aparelho defensivo adversário. Nesse contexto, os tipos de movimentos que praticava revelam a sua inteligência e elevado nível tático. O espanhol desfruta de uma ótima perceção posicional, relativamente aos espaços que deve ocupar, libertar ou explorar.

Orellana personifica a excelência técnica de La Masia. Destaca-se pela sua proficiência no passe, que aliada a uma sublime visão de jogo, permite-lhe oferecer múltiplas soluções à sua equipa no momento ofensivo. É imensamente capaz no passe curto e longo, quebrando as linhas adversárias de forma constante.

O seu reconhecimento espacial e a capacidade de executar passes de forma precisa são vitais para ligar os setores e penetrar na defesa adversária. Num detalhe muito particular, Orellana, aproxima-se do antigo médio do Barça, Sergio Busquets. O célebre avançado uruguaio, Luis Suárez, proferiu as seguintes palavras em referência a Busquets, inegavelmente o melhor médio defensivo da história do Barça: “Se Busquets está a olhar para ti, sabes que não te vai passar”.

Esta particularidade eleva a qualidade de Busquets, tornando-o num jogador ainda mais especial. Jandro Orellana também é caracterizado pela sua imprevisibilidade no passe. Em condução, elimina eficazmente a pressão adversária, à semelhança de Frenkie de Jong.

Defensivamente, Jandro demonstra uma grande consciência posicional, intercetando passes e antecipando jogadas, apesar de não possuir um físico imponente. A sua leitura de jogo compensa o défice de atributos físicos. Por vezes, aborda os duelos de um para um defensivo com um excesso de agressividade, sendo facilmente ultrapassado por jogadores com um recorte técnico elevado.

 Orellana e mais dez

Orellana pode e deverá assumir um papel de preponderância na manobra da equipa canarinha. É um ativo indispensável para uma equipa que valorize a posse de bola e a criação de jogo desde o setor mais recuado do terreno de jogo. A sua superlativa qualidade de passe, ótima gestão dos ritmos de jogo e inteligência posicional são aspetos fundamentais para potenciar o nível exibicional da equipa orientada por Ian Cathro.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa: «O Eros Ramazzotti é da Juventus. Disse-lhe que já lá fui ganhar 2 vezes como presidente. Desejou felicidade à rádio e à...

Rui Costa, presidente do Benfica, falou sobre vários temas quando esteve em direto na emissão da Benfica FM.

Barcelona vai estudar dossier com atenção a partir de janeiro

O Barcelona conta com Marcus Rashford emprestado pelo Manchester United, sendo que tem em suas mãos uma cláusula de compra de 35 milhões de euros.

António Silva multado depois das palavras após Benfica x Casa Pia

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol confirmou que António Silva foi multado em 510 euros.

Real Madrid prepara mudanças no seu plantel e observa defesa central do Rennes

O Real Madrid pode avançar para a contratação de Jérémy Jacquet, defesa central que pertence aos quadros do Rennes.

PUB

Mais Artigos Populares

Há clube interessado em contratar Paulo Dybala: «Esperamos poder fazer o esforço necessário»

O Boca Juniors está interessado em contratar Paulo Dybala. Marcelo Delgado, dirigente do clube, fala sobre a situação do jogador.

Inter Miami paga 15 milhões de euros para manter Rodrigo De Paul

O Inter Miami ativou a cláusula para contratar Rodrigo De Paul a título definitivo. Atlético Madrid receberá 15 milhões de euros.

Moreirense x Benfica vai dar em canal aberto: onde ver?

O Benfica vai enfrentar fora de casa o Moreirense para a Primeira Liga. Jogo será transmitido em canal aberto na TVI.