5 melhores arranques de Benfica, Sporting e FC Porto na Liga dos últimos 20 anos

    Sporting, Benfica e FC Porto estão prestes a iniciar mais uma Primeira Liga Portuguesa, que se espera sempre muito equilibrado.

    Dentro de duas semanas arranca mais um Campeonato Nacional, prova que todos sonham vencer, mas que está apenas ao alcance de Benfica, FC Porto e Sporting, sendo que o Boavista e o Belenenses também já sabem no passado o que é ser o rei do futebol em Portugal num determinado ano. Mais recentemente, tem sido o Braga a única equipa a intrometer-se nessa eterna luta a três, mas falta-lhe ainda qualquer coisa para conseguir cortar a meta do campeonato em primeiro lugar.

    Por norma, quem vence a Liga na temporada anterior é sempre o principal candidato a conquistar a prova principal do futebol português na época seguinte. O Sporting parte como favorito, mas FC Porto e Benfica já deram mostras nesta pré época que vão dar muita luta ao atual campeão nacional. Os leões vão receber o Rio Ave na primeira jornada, enquanto dragões e águias defrontam Gil Vicente e Famalicão, respetivamente. Nas últimas sete épocas houve sempre um campeão diferente, com o Benfica a ser a última formação a conquistar vários campeonatos consecutivos.

    Sporting jogadores campeão Primeira Liga
    Fonte: Luís Ferreira/Bola na Rede

    Começar bem a Liga, sem perder muitos pontos pelo menos nos primeiros 10 jogos, é meio caminho andado para um final feliz, mas nem sempre isso acontece. No entanto, um bom início de campeonato é sempre um boost para qualquer equipa, e quem consegue estar na liderança com muitos pontos de avanço sobre a concorrência, normalmente já não perde esse posto até ao fim. A Liga é uma prova de regularidade e levanta a taça de campeão nacional aquele que escorregar menos ao longo da temporada. Recordemos então os melhores arranques dos três grandes no campeonato ao longo dos últimos 20 anos.

    20 e poucos anos. Pepe é um dos grandes nomes das defesas.

    5.

    Benfica (2009/2010) – O empate com o Marítimo na primeira jornada gerou alguma apreensão por parte dos adeptos encarnados, que já estavam a antever mais uma época de seca no campeonato.

    Jorge Jesus foi o homem escolhido para devolver os títulos ao Benfica, e se muitos torceram o nariz em relação à escolha do técnico português, rapidamente meteram a viola no saco. Após esse empate na Madeira, a equipa encarnada realizou sete jogos com tantas outras vitórias, e algumas goleadas pelo meio com um futebol ofensivo como há muito não se via, na altura apelidado de rolo compressor.

    A primeira derrota aconteceu na nona jornada da Liga, diante do Braga, equipa que lutou pelo campeonato até ao fim, mas no final foi a águia que foi mais feliz.

    4.

    Benfica (2016/2017) – A temporada histórica do Benfica, com a conquista do tetra campeonato, em muito se deve ao grande arranque das águias.

    Sob a batuta do técnico Rui Vitória, os encarnados venceram oito encontros e consentiram apenas dois empates até à 10.ª jornada, um deles frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, o que não deixa de ser um bom resultado.

    O plantel dessa altura estava recheado de grandes talentos, e jogadores como Ederson Moraes, Victor Lindelof, Jonas e Kostas Mitroglou, ajudaram o clube da Luz a vencer o seu quarto título consecutivo da Primeira Liga.

    3.

    FC Porto (2007/2008) – Jesualdo Ferreira deu o tri ao FC Porto nesta época e começou o campeonato com dois testes muito exigentes, que passou com distinção. Nas duas primeiras jornadas venceu o Braga e o Sporting, e só na nona jornada é que perdeu os primeiros pontos, com um empate diante do Belenenses.

    Os primeiros 10 jogos dos dragões foram fundamentais para o desfecho vitorioso na Liga, que contou também com a preciosa ajuda dos seus dois maiores rivais, Sporting e Benfica, que foram bastante irregulares durante toda a temporada.

    A superioridade dos azuis brancos foi tal, que terminaram o campeonato com 20 pontos de avanço sobre o segundo classificado.

    2.

    Sporting (2020/2021) – Foi longa a espera, mas aconteceu. 19 anos depois, o Sporting voltou a ser campeão nacional, em tempos de pandemia da Covid-19.

    Rúben Amorim iniciava a sua primeira temporada completa ao serviço dos leões, e na segunda jornada, que na altura foi o primeiro jogo do campeonato devido ao adiamento da partida da jornada inaugural, venceu o Paços de Ferreira por 0-2. Seguiram-se mais nove desafios, com sete triunfos e dois empates, um deles frente ao FC Porto.

    A regularidade do Sporting foi uma constante até final e a única derrota que sofreu foi frente ao Benfica, na penúltima jornada da Primeira Liga, e já com o título no bolso.

    1.

    FC Porto (2010/2011) – Foi uma verdadeira época de sonho do FC Porto, que conquistou quase todas as provas onde participou, entre elas a Liga Europa.

    O conjunto orientado na altura pelo atual presidente dos dragões, André Villas-Boas, conseguiu realizar um campeonato irrepreensível, sem qualquer derrota. Nos primeiros 10 jogos consentiu apenas um empate e finalizou essa série com uma goleada histórica frente ao Benfica por 5-0. Os azuis e brancos jogavam um futebol de altíssima qualidade, e contavam com um plantel de luxo, com jogadores como João Moutinho, Hulk e Radamel Falcao.

    Foram campeões nacionais sem qualquer contestação, e para isso em muito contribuiu o arranque de campeonato a roçar a perfeição.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Rafa Silva com duras críticas: «Infelizmente, as decisões dos árbitros não nos protegem dos pontapés»

    Rafa Silva está a ser um dos destaques do Besiktas no arranque da temporada. Avançado português falou da arbitragem na Turquia.

    Concerto interdita relvado do Estádio Dr. Magalhães Pessoa e obriga União de Leiria a jogar em Rio Maior por tempo indeterminado

    A União de Leiria vai jogar em Rio Maior pelo menos por dois jogos. Rockin'1000 levou 20 mil pessoas ao estádio e deixou relvado inviável.

    Trent Alexander-Arnold faz proposta de mais de 100 milhões de euros para comprar clube francês

    Trent Alexander-Arnold fez uma proposta para comprar o Nantes, emblema da Ligue 1. Lateral direito pertence ao Liverpool.

    Liverpool demonstra interesse em contratação falhada pelo Benfica no verão de 2023

    O Liverpool está a acompanhar a situação de Milos Kerkez. O lateral esquerdo estava na lista do Benfica em 2023 e representa o Bournemouth.

    Luis Enrique com deixa curiosa sobre o PSG x Girona: «Isto foi pior do que um parto»

    Um dos destaques da primeira jornada da Champions League foi a vitória sofrida do PSG sobre o Girona. Luis Enrique analisou jogo.
    Rui Alves Maria
    Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
    O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.