Paris 2024, Ginástica de Trampolins: Diploma olímpico para Portugal e ouro para Ivan Litvinovich e Bryony Page

modalidades cabeçalho

Um dos maiores destaques da Ginástica de Trampolins é, não só, a presença de Gabriel Albuquerque na final, mas também, a sua excelente prestação. O mais novo da comitiva portuguesa agigantou-se e garantiu uma final histórica para Portugal que, por si só, já seria um ótimo balanço para a sua estreia em Jogos Olímpicos.

O apuramento para a final consiste em dois esquemas de 20 segundos, cada um, pontuados pelo júri, relativamente à dificuldade, execução, tempo de voo e receção. A nota final contabilizada é a maior e os atletas que se conseguirem manter no centro do trampolim durante todo o esquema, ganham pontos extra.

Na qualificação, Gabriel conseguiu 59.579 à primeira tentativa e garantiu o seu apuramento. No segundo esquema, já depois de estar qualificado, caiu e, por isso, teve uma baixa classificação (31.070).

A FINAL: Ivan e Page dominam os trampolins

Na final masculina, sem surpresas, Ivan Litvinovich revalidou o seu título de campeão olímpico de trampolins. Aos 23 anos, impôs-se perante os seus adversários e mostrou que está, claramente, um nível acima, quando comparado com os outros ginastas.

Ganhou com 63,090 pontos, enquanto que os chineses Wang Zisai e Yan Langyu fizeram 61,890 e 60,950 pontos, respetivamente. A China esteve em força nesta final, comprovando a sua qualidade nesta disciplina. O bielorrusso não pôde ver a bandeira do seu país a ser hasteada, uma vez que compete pela equipa neutra, devido às sanções impostas pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Gabriel Albuquerque conseguiu o melhor resultado de sempre para Portugal, terminando a prova no quinto lugar. Obteve a nota de 59,740 pontos e superou o sexto lugar conquistado por Nuno Merino, em Atenas 2004.

Na final feminina, Bryony Page conseguiu, finalmente, superiorizar-se e conquistou a tão desejada medalha de ouro, depois de ter vencido prata no Rio 2016 e bronze em Tóquio 2020. Aos 33 anos, obteve a nota de 56,480 e venceu por 0,420 pontos a bielorrussa, de 19 anos, Bardzilouskaya, que levou a prata com 56,060 pontos. A canadiana Sophiane Methot arrecadou o bronze, não tendo mais do que 55,650 de pontuação. Destaque para a China que não ganhou qualquer medalha na competição feminina, incluindo Zhu Xueyping que, depois de ter sido campeã em Tóquio 2020, terminou na quarta posição.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

As primeiras imagens de Franjo Ivanovic como jogador do Benfica

Franjo Ivanovic já começou a trabalhar como jogador do Benfica. Avançado passou pelo Algarve e já treinou nas instalações das águias.

Thomas Lemar cedido pelo Atlético Madrid ao Girona

Thomas Lemar foi apresentado como novo jogador do Girona. Extremo francês junta-se aos catalães por empréstimo do Atlético Madrid.

Vinícius Zanocelo perto de ter um novo clube em Portugal depois da passagem pelo Estoril Praia

Vinícius Zanocelo está a caminho do Rio Ave. Médio esteve no Estoril Praia nas últimas duas temporadas por empréstimo.

Jordi Escobar deixa o Celta de Vigo e reforça o AVS SAD

Jordi Escobar foi oficializado como novo jogador do AVS SAD. O avançado de 23 anos chega ao clube proveniente do Celta de Vigo.

PUB

Mais Artigos Populares

Newcastle rejeita oferta de 138 milhões de euros do Liverpool por Alexander Isak

O Liverpool oferece 138 milhões de euros ao Newcastle por Alexander Isak. Magpies recusam, apesar de o avançado querer a mudança.

Douglas Luiz foi associado ao Sporting e pode regressar à Premier League

Douglas Luis aceita mudança para o Notttingham Forest de Nuno Espírito Santo. Internacional brasileiro já foi apontado ao Sporting.

Barcelona assegura renovação de craque: «Sim, vou assinar um novo contrato»

Frenkie De Jong vai mesmo renovar contrato com o Barcelona. Médio neerlandês confirma que assinará novo vínculo com o clube.