Os 3 pontos antes do Vitória SC x FC Porto | Manchas de suor numa camisola que se quer mais delicada

FC Porto Cabeçalho

Pensar em suor, transpiração, garra e luta pode dar lugar a vários destinos na memória. Das longínquas lutas entre gladiadores que faziam as delícias da classe alta na Roma Antiga às trincheiras das guerras que se prolongaram no tempo entre homens que não deviam por lá andar, envolvidos numa teia e manietados por lutas que não eram as deles, são muitos os vestígios menos bons associados a este esforço, muitas vezes inglório, das batalhas infinitas. No futebol português, e em planos muito mais positivos, Vitória SC e FC Porto são duas recordações fáceis ao pensar em suor.

Curiosamente, ambos os clubes têm sido destaque por outra faceta nesta temporada. O suor continua a manchar as camisolas de Vitória SC e FC Porto. Basta recordar o Dérbi do Minho jogado, como sempre, nos picos da energia ou a partida da Supertaça na qual o Dragão se teve de transformar, momentaneamente, na Fénix que renasce das cinzas. Mas, além deste caráter de odisseia épica, a delicadeza rendilhada num campo onde o futebol e a bola sorriem marca o início dos percursos de Rui Borges e Vítor Bruno que se defrontam este sábado, 21 de setembro, a partir das 18:00.

3 odds para apostar no Vitória SC x FC Porto na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Vitória SC x FC Porto

Linha defensiva do Vitória SC: As lesões de Jorge Fernandes e, no último jogo, de Mikel Villanueva, vão obrigar Rui Borges a mexer novamente no eixo da defesa. Toni Borevkovic é destaque desde o início da época, conjugando a dimensão mais técnica com níveis maiores de concentração a fazer balançar a agressividade que vivia de picos, e terá a companhia de Tomás Ribeiro. Desenvolver o central neste sentido – mantendo os argumentos para limpar a saída de bola do Vitória SC, mas aumentando a capacidade nos duelos e posicionamentos defensivos – é uma necessidade que, cumprida, poderá ser ponto de destaque na temporada dos vimaranenses.

Vitória SC
Fonte: Filipe OIiveira / Bola na Rede

Dinâmica do corredor esquerdo do FC Porto: Diante do Farense o FC Porto fez balançar o jogo pelo lado esquerdo que concentrou Francisco Moura e Wenderson Galeno além dos movimentos de dentro para fora de Pepê e as ocasionais participações de Nico González na base da jogada e em apoio de Danny Namaso. As características mais disruptivas e de procura da linha de fundo do lateral e do extremo obrigam a uma alternância não necessariamente dos movimentos, mas das posições, com um jogador mais por dentro e o outro a poder replicar a ação numa posição mais aberta. Garantir este equilíbrio é a missão de Vítor Bruno.

Wenderson Galeno FC Porto
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Duelo pela posse de bola: Tanto o Vitória SC, concentrando vários médios com toque de bola e capacidade de jogar um futebol mais apoiado e combinativo, como o FC Porto, acumulando jogadores por dentro e reduzindo o tamanho do campo (pelo posicionamento alto da linha defensiva) querem ter bola. À partida os dragões partem à frente nesta luta, mas o jogo terá momentos de ligeiro ascendente de ambas equipas que serão marcados pela luta pela bola e pelo critério nas ações com esta. Os vimaranenses deram uma lição neste sentido ao Braga e parecem mais confortáveis num cenário destes do que o FC Porto, menos habituado a jogar sem bola.

3 registos que a história nos dá

  1. Vitória SC e FC Porto partilham o segundo lugar com o mesmo número de pontos: 12.
  2. O FC Porto venceu os últimos sete jogos disputados no terreno do Vitória SC e não perdeu nenhum dos últimos 10 no D. Afonso Henriques.
  3. Na última temporada Vitória SC e FC Porto defrontaram-se por quatro vezes: os dragões venceram três jogos e os vimaranenses um.

3 jogadores a ter em conta no Vitória SC x FC Porto

Nélson Oliveira Vitória SC
Fonte: Filipe Oliveira / Bola na Rede

Nélson Oliveira: Não entra nas categorias associadas a revelação porque, aos 33 anos, o avançado português é tudo menos um desconhecido, mas é uma das boas surpresas desta edição da Liga Betclic. Suceder a Jota Silva não era fácil, mas o sistema de Rui Borges dividiu responsabilidades e deu a avançado o contexto ideal para brilhar, jogando como referência mais central no choque com os defesas e com liberdade para baixar em apoio e romper pelos corredores.

Nico González FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Nico González: É a figura maior do FC Porto nesta temporada. O médio espanhol baixou no terreno no último jogo e deve fazer a temporada entre o papel de terceiro médio, mais alto no terreno, e de criativo no duplo pivô. O importante, e já identificado por Vítor Bruno, é garantir que o espanhol está perto da bola, fazendo o jogo circular e gerindo os ritmos.

Samu Omorodion FC Porto
Fonte: FC Porto

Samu Omorodion: O momento apoteótico diante do Farense, na estreia perante um Dragão a revelar os primeiros sintomas de ansiedade, foi pano de fundo perfeito para o espanhol marcar o primeiro golo pelo FC Porto. Não demorará para agarrar a titularidade e oferecer características mais indicadas ao modelo de jogo do FC Porto, com maior agressividade nos movimentos (atacando as costas da linha defensiva em diagonais mais curtas ou mais longas) e sentido de baliza.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Vitória SC: Bruno Varela; Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Tomás Ribeiro, João Mendes; Tomás Handel, Tiago Silva, Nuno Santos; Kaio César, João Mendes, Nélson Oliveira.

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Otávio, Francisco Moura; Alan Varela, Vasco Sousa, Nico González; Iván Jaime, Wenderson Galeno, Samu Omorodion.

Fábio Veríssimo árbitro
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Fábio Veríssimo
  • Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
  • 4.º árbitro: Bruno Vieira
  • VAR: Fábio Melo
  • AVAR: Sérgio Jesus

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Está definida a primeira meia-final do Mundial de Clubes 2025

A primeira meia-final do Mundial de Clubes 2025 vai colocar, frente a frente, o Fluminense frente ao Chelsea.

Chelsea bate Palmeiras de Abel Ferreira e está nas meias-finais do Mundial de Clubes 2025

O Chelsea garantiu o acesso às meias-finais do Mundial de Clubes. A equipa londrina bateu o Palmeiras de Abel Ferreira por 2-1.

Alemanha e Suécia ganham no Euro 2025: Eis os resultados do dia

O Euro 2025 já arrancou e houve novos jogos. Alemanha bateu a Polónia por 2-0 e a Suécia venceu a Dinamarca pela margem mínima.

Hércules herói: Fluminense elimina Al Hilal e é o primeiro semifinalista do Mundial de Clubes 2025

O Fluminense venceu o Al Hilal e avançou para as meias de final do Mundial de Clubes 2025. Rúben Neves e João Cancelo eliminados.

PUB

Mais Artigos Populares

Atenção, Benfica: AS Roma avança por Kokçu que já tinha convencido José Mourinho

A AS Roma está interessada em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Italianos entram em contacto por médio das águias.

Eis todos os jogos do Sporting na Primeira Liga 25/26

O Sporting já conhece o calendário completo das 34 jornadas da Primeira Liga 2025/26. Na primeira jornada, os leões vão defrontar o Casa Pia.

Taça da Liga: Quem joga contra quem e qual é o caminho até à final?

A Taça da Liga 2025/26 vai realizar-se no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Vê todo o emparelhamento da competição.