Recordar é Viver | Dimitar Berbatov, classe e elegância de mãos dadas

- Advertisement -

A Bulgária não é, por tradição, um país que dê muitos craques de craveira mundial à esfera do futebol de alto nível. Quando o nome deste país nos vem à cabeça, pensamos naturalmente em Balakov, por todo o trajeto que realizou ao serviço do Sporting, e em Stoichkov, por tudo aquilo que deu ao mundo do futebol, essencialmente ao serviço do Barcelona, onde conquistou a Bola de Ouro. 

No entanto, quando ouço falar da Bulgária, só consigo pensar num nome apenas, o de Dimitar Berbatov, mítico avançado que fez carreira sobretudo em Inglaterra, ao serviço de Tottenham, Manchester United e Fulham, mas também com passagens por clubes como o Bayer Leverkusen e o Mónaco. Mas quem era, na verdade, Berbatov?

 Muitos de vós não se recordam certamente deste nome quando se fala nos melhores avançados de todos os tempos, mas eu posso dizer sem medos que Berbatov foi um dos melhores pontas de lança que vi jogar, simplesmente porque tinha tudo.

 Não sendo propriamente um velocista, era rápido a atacar o espaço, talvez pela sua inteligência muito acima da média e pela sua capacidade de ler o jogo, e depois era letal em frente à baliza, para além de ser um portento técnico, que o fazia destacar-se largamente dos seus colegas.

Ao todo, completou 735 jogos oficiais, onde apontou 322 golos, de todos os tipos, de cabeça, de pontapé de bicicleta, de letra, de chapéu, enfim… Assim era Berbatov, um “killer” de classe mundial, que eu diria que nunca foi devidamente valorizado pela qualidade que apresentava. 

Lembro-me que, quando saiu do Manchester United para representar o Fulham, dizia-se que podia ser o destino final de uma carreira bonita, no entanto, o ponta de lança búlgaro ainda jogou ao mais alto nível no Principado, ao serviço do Mónaco, mostrando mais uma vez que era um dos grandes jogadores que alguma vez pisaram um relvado.

 Pessoalmente, gosto muito de recuar atrás no tempo para falar da altura em que vi o melhor futebol com os melhores intérpretes, por isso é que tenho um gosto especial em escrever esta rubrica, porque me permite falar, elogiar e dar nova vida a alguns nomes que marcaram a minha vida e a vida de muitos de vocês. 

Berbatov era poesia em andamento, era pura classe, era uma borboleta que mexia levemente no relvado, era um maestro que assumia a batuta da sua equipa, de frente para trás. 

Dimitar deixa saudades, é um dos últimos grandes pontas de lança que misturava as tendências de jogo mais vintage com a modernidade que tem vindo a tomar conta do futebol. Sabia perfeitamente o que tinha de fazer, quando e como tinha de fazer as coisas, porque o futebol estava presente no seu ADN, e fazer golos era tudo o que sabia fazer melhor. Fintas deliciosas, uma precisão cirúrgica, de um avançado que, infelizmente, já não volta…

Quando tiverem oportunidade, procurem e vejam vídeos sobre Dimitar Berbatov, vão ver que não vos enganei, e vão aprender a amar aquele que foi um dos melhores avançados que já pisaram os relvados deste planeta, e que ficará para sempre eternizado como o melhor marcador que a Bulgária já viu.

Recordar é viver, e assistir a um jogo seu era vida na sua mais bonita e perfeita expressão. Para sempre, a lenda do avançado mais elegante que o futebol já viu, Berbatov.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup na lista: eis a equipa da semana da Champions League

A UEFA já deu a conhecer a melhor equipa da jornada na Champions League. Anatoliy Trubin e Andreas Schjelderup representados.

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

PUB

Mais Artigos Populares

Defesa deixa o Benfica em definitivo e está a caminho do Alverca

Diogo Spencer vai rumar ao Alverca. Lateral direito deixa Benfica em definitivo e interrompe empréstimo ao AVS SAD.

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.