Robert Lewandowski – E se a Polónia fosse a Argentina?

cab bundesliga liga alema

A pergunta pode parecer estranha, já que os dois países – aparentemente – nada têm em comum. O polaco Robert Lewandowski é o principal culpado desta trama. Se o avançado tivesse nascido na Argentina, a Bola de Ouro seria mais do que uma miragem?

Depois de brilhar no Dortmund – impossível esquecer o fantástico jogo frente ao Real Madrid para a Liga dos Campeões –, Super Lewa deu continuidade no Bayern e o início da segunda temporada no clube deu-lhe o estatuto de jogador em melhor forma na Europa. Como? A época de 2015/16 nem estava a prometer muito –  chegou a ser suplente – e foi numa saída do banco que acabou por virar a sua época para um nível estratosférico. A (pequena) adversidade foi o impulso negativo necessário para o seu melhor futebol e ousou marcar cinco golos em nove minutos! Quem sofreu com isto foi o Wolfsburgo, apenas um dos candidatos ao título, e a partir daí foi sempre a subir. São 22 golos em 14 jogos, simplesmente impressionante.

O seu rendimento na selecção acaba por ser um reflexo do que se tem passado no clube. Marcar é, para ele, o processo mais natural do mundo e ele encerra em si todas as qualidades que um avançado deve ter: astuto a procurar o espaço vazio, rápido nas transições ofensivas, tecnicamente evoluído, capaz de entender todos os momentos do jogo e com faro pelo golo. Apesar das selecções que encontrou na fase de apuramento, o jogador continuou a marcar e acabou por igualar o recorde de golos (13) numa qualificação para um Europeu. Não que seja um recorde impossível de bater – o recorde era do norte-irlandês David Healy (?) – mas continua a ser mais um apontamento para juntar aos feitos que tem conquistado. A Polónia está no Euro e 2016 poderá trazer ainda mais surpresas para uma selecção que junta alguns talentos como Kuba, Milik e Krychowiak.

lewandowski polonia
Lewandowski comandou a Polónia rumo ao Euro’2016
Fonte: Facebook Oficial de Robert Lewandowski

E a Argentina? O oceano separa o seu país de nascimento do território argentino. Messi e Ronaldo são indiscutíveis na luta pela Bola de Ouro – mesmo quando passam por momentos mais sombrios – e não parecia existir ninguém para ombrear com eles. Neymar e Suaréz vivem na sombra do super-astro argentino e Bale não consegue explodir na sua plenitude. E se Lewandowski tivesse nascido no país de Maradona?

A recta final de 2016 não terá Messi, já que o argentino está lesionado e 3 meses de fora seria o suficiente para deixá-lo desgastado na luta, mas há um trunfo chamado Liga dos Campeões. Apesar de as votações encerrarem algum tempo antes, sabemos que os meses que antecedem o anúncio do vencedor são cruciais – foi assim que Ronaldo ganhou a Bola de Ouro o ano passado. Maradona está nas costas de Lionel Messi e Eusébio nas de Cristiano Ronaldo. E Lewandowski? Quem o protege?

Foto de Capa: Facebook Oficial de Robert Lewandowski

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga B e Belenenses vencem na Liga 3: eis os resultados deste sábado

O Braga B recebeu e venceu o Varzim por 1-0, na terceira jornada da Liga 3. Também o Belenenses recebeu e venceu o Lusitano Évora por 1-0.

Ivo Vieira e o Benfica x Tondela: «A equipa bateu-se e tentou discutir o jogo»

Benfica e Tondela enfrentaram-se durante a noite deste sábado, num encontro da terceira jornada da Primeira Liga.

Bruno Lage e a vitória do Benfica: «Foi uma primeira de enorme qualidade. Podíamos ter alcançado outro resultado»

Benfica e Tondela enfrentaram-se durante a noite deste sábado, num encontro da terceira jornada da Primeira Liga.

José Mourinho elogia 2 jogadores e deixa farpas para os críticos após o triunfo do Fenerbahçe: «Talvez os especialistas e nas redes sociais não...

José Mourinho lamentou que o Fenerbahçe não tenha conseguido bater o Kocaelispor por mais do que o 3-1 final. O técnico deixou elogios aos jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

Drama na La Liga: Barcelona ganha com reviravolta ao Levante já nos descontos da partida

O Barcelona venceu o Levante por 3-2, na segunda jornada da La Liga. Fica com os restantes resultados do dia.

Amar Dedic eleito homem do jogo do Benfica x Tondela: «Estou muito feliz com isso, mas acima de tudo pela vitória»

O Benfica venceu o Tondela por 3-0 na terceira jornada da Primeira Liga. Amar Dedic reagiu ao desfecho no final da partida.

Arouca e Rio Ave empatam em jogo de loucos na Primeira Liga

O Arouca e o Rio Ave emparam a três golos, num encontro referente à terceira jornada da Primeira Liga.