📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #43 – Deco

- Advertisement -

jogadoresqueadmiro

Jogava de pantufas. Deslizava em campo. Via o que os outros não viam e encontrava um espaço que, aparentemente, não existia. As qualidades de um verdadeiro dez, daqueles que já não se fazem, estavam condensadas em apenas um craque que nos deu a sorte de um dia ter sido descartado da selecção brasileira.

Nem tudo foram rosas na chegada ao campeonato português. Chegou ao Benfica e nunca conseguiu dizer “presente”. Foi emprestado ao Alverca e ao Salgueiros, acabando por sair para o melhor Porto que vimos no séc. XXI, quiçá na sua história. Numa super-equipa liderada por José Mourinho, Deco era o pontífice e a estrela que mais brilhava nesse conjunto de talentos. Vê-lo jogar pela selecção portuguesa foi uma bênção, e sentou um dos melhores jogadores portugueses de sempre, Rui Costa.

Eu olhei sempre com admiração para os que conseguem ver mais à frente. Os visionários, em qualquer área de trabalho, merecem, na minha perspectiva, todo o tipo de atenção. Deco sempre esteve à frente. Esteve com Ronaldinho no Barcelona mas o seu espaço era só seu. A maneira como pegava na bola enganou todos dentro do campo e fez delirar os milhares que o viam nas bancadas.

Um dos muitos títulos conquistados no Porto.
Um dos muitos títulos conquistados na sua carreira
Fonte: Facebook oficial de Deco

A última lembrança mais iluminada do seu futebol que eu tenho é de um jogo mais ou menos importante – não é relevante o sítio – para o campeonato inglês. Um livre, que seria adequado para um qualquer esquerdino com mais técnica de remate, transformou-se numa das pinturas mais belas que saíram dos pincéis de Deco. O guarda-redes, como é habitual, esperou uma bola a contornar a barreira para cair no espaço que normalmente é deixado protegido pela mesma. Houdini não teria feito melhor e a ilusão acabou por terminar no fundo das redes e no ângulo que o defensor da baliza estaria a proteger com mais zelo. Deco era isto.

Não tenho acesso a datas, minutos e locais. Nem preciso. A obra de Deco permanecerá sempre como foi, sem tempo nem espaço.

Foto de Capa: Facebook Oficial de Deco

Alexandre Ribeiro
Alexandre Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nasceu com a bola nos pés mas rapidamente percebeu que fora de campo o proveito poderia ser maior. Desde cedo que se deixou fascinar pela força, beleza e capacidade de renovação que o futebol pode ter.                                                                                                                                                 O Alexandre não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

2 novatos e sem peso pesado: quais as diferenças da seleção de Portugal que venceu o Mundial Sub-17 para a que brilhou no Europeu

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. No verão, recorde-se, a seleção nacional já havia ganho o Europeu Sub-17.

Gabri Veiga bisa e FC Porto já vence o Nice por 2-0

O FC Porto recebe o Nice no Estádio do Dragão, em jogo da jornada 5 da fase regular da Europa League. Gabri Veiga bisou no encontro.

4 prémios para Portugal depois da conquista do Mundial Sub-17: eis os jogadores distinguidos

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. Vários jogadores portugueses foram distinguidos.

Curtis Jones e crise histórica no Liverpool: «Simplesmente não tenho palavras. Estamos na mer** e isso precisa de mudar»»

Curtis Jones não escondeu a frustração após a nona derrota em 12 jogos, num momento que coloca o Liverpool no pior registo das últimas sete décadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Joshua Kimmich critica estilo de jogo do Arsenal: «Dependem muito das bolas paradas»

Joshua Kimmich não ficou convencido com a forma de jogar do Arsenal e explicou porque considerou o PSG um desafio superior esta época.

Nuno Mendes saiu ao intervalo do PSG x Tottenham por precaução após regressar de lesão

Nuno Mendes foi poupado no duelo com o Tottenham, após regressar recentemente de lesão. O português saiu ao intervalo.

Portugal vence Áustria e celebra conquista do 1º Mundial Sub-17 da história

Portugal venceu a Áustria e é campeão do Mundo em Sub-17. Seleção conquistou título mundial no escalão pela primeira vez na história.