Encontro de campeões em Eindhoven | PSV x Sporting



Champions League, 2.ª jornada da fase de liga: terça-feira, 1 de outubro de 2024, 20h00.

A ANTEVISÃO: SPORTING ATRAVESSA UM GRANDE MOMENTO DE FORMA, E VAI DEFRONTAR O PSV, QUE PROCURA O PRIMEIRO TRIUNFO NA CHAMPIONS

Depois do triunfo em Alvalade no primeiro jogo deste novo formato da Champions, 2-0 ao Lille, o Sporting desloca-se até aos Países Baixos para defrontar o PSV. Será um teste mais exigente em relação àquele que os leões tiveram diante dos franceses, mas a forma como estão a ultrapassar os seus adversários, com vitórias e boas exibições, mostra que é possível triunfarem em solo neerlandês.

Mas tal como o Sporting, o PSV também segue imparável no seu campeonato doméstico, e apenas perdeu dois jogos esta temporada, um para a Supertaça, e a partida de estreia na prova milionária frente à Juventus. Agora, quer mostrar quem manda no Philips Stadion, onde não perde há 41 jogos.

Rúben Amorim saberá o segredo para levar de vencida o PSV, e vai apostar num onze ligeiramente diferente daquele que alinhou frente ao Estoril Praia para o campeonato. Geny Catamo poderá atuar na direita do ataque, e fazer companhia a Gyokeres e a Francisco Trincão, que deverá passar para o lado esquerdo, habitualmente ocupado por Pedro Gonçalves, que falha o desafio de mais logo por lesão.

Geovany Quenda é um forte candidato para jogar no mesmo corredor que Catamo, eles que podem alternar na missão de defesa/ataque. Na defesa, Gonçalo Inácio deverá voltar para o eixo e Nuno Santos para a esquerda, já que Matheus Reis está com uma pequena lesão. Não se espera um leão ir para cima do adversário logo de início, mas sim de contenção, porque será o PSV a ter essa iniciativa de jogo nos primeiros minutos, e a querer inaugurar o marcador o mais rápido possível.

O técnico português sabe que do outro lado vai estar uma equipa bastante competitiva, e deverá optar por uma estratégia em perceber o modo como os jogadores do PSV se vão comportar em campo nos minutos iniciais, e depois sim, encontrar a melhor maneira em chegar com êxito à baliza contrária. Além dos já mencionados Pedro Gonçalves e Matheus Reis, também continuam de fora por lesão St. Juste e Marcus Edwards.

A formação de Eindhoven vai querer mostrar em casa a equipa forte que costuma ser, mas para isso terá de estar ao melhor nível para poder ultrapassar um leão que está num grande momento de forma. Peter Bosz tem a sua equipa quase na máxima força, e só não pode contar com os lesionados Lozano e Oppegard. Não se espera uma mudança de estratégia no que toca ao esquema tático, e o treinador neerlandês irá apresentar o seu 4-3-3 habitual.

Um dos pontos fortes do PSV é o meio-campo, que é robusto e composto por jogadores muito fortes fisicamente, como Guus Til e Jerdy Schouten. No ataque, atenção redobrada para Babayoko, um jovem extremo bastante rápido, e para Luuk de Jong, o veterano avançado que promete dar muito trabalho aos defesas leoninos, mas que viu o seu lugar ser ameaçado no último sábado, com o bis de Ricardo Pepi no triunfo por 0-2 frente ao Willem II.

As contas para cada uma das equipas nesta nova vida da Champions são fáceis de fazer. Estamos no início da competição, e o Sporting quer somar mais três pontos para alcançar a zona de qualificação direta para os oitavos-de-final. Quanto ao PSV, ainda não pontuou, e procura a primeira vitória para poder sonhar também com uma presença na próxima fase da prova milionária. Espera-se um encontro muito equilibrado e emotivo, ou não estivéssemos a falar de dois emblemas que foram campeões nos seus países na última temporada. O árbitro da partida será o italiano Marco Guida.

10 DADOS RÁPIDOS

1. PSV e Sporting vão defrontar-se pela terceira vez na história.

2. Nos dois encontros que disputaram, na fase de grupos da Liga Europa 2019/2020, uma vitória para cada lado. 3-2 a favor dos neerlandeses e 4-0 a favor dos leões.

3. Bruno Fernandes foi o último jogador leonino a marcar ao PSV.

4. A última vez que o Sporting defrontou uma equipa dos Países Baixos foi em 2021, tendo sido derrotada por 4-2 frente ao Ajax.

5. O PSV lidera a liga neerlandesa com 21 pontos, e tem o melhor ataque do campeonato com 25 golos marcados em sete jogos.

6. A formação orientada por Rúben Amorim já marcou 30 golos até ao momento em todas as competições, o que dá uma média de 3,33 tentos por jogo.

7.O PSV não perde em casa há 41 jogos.

8. O conjunto verde e branco tem apenas uma derrota nas últimas nove partidas.

9. O PSV já conta com um título de campeão europeu no seu palmarés, conquistado em 1988, tendo vencido na final o Benfica.

10. Foi no PSV que despontaram duas das maiores figuras do futebol brasileiro e mundial, Romário e Ronaldo “Fenómeno”.

JOGADORES A TER EM CONTA

Luuk de Jong (PSV) – Tem 34 anos, está na fase descendente da carreira, mas nem por isso podemos dar importância à idade de alguém que na época passada fez 38 golos e 18 assistências. Luuk de Jong foi contratado pelo PSV em 2014, saiu em 2019, tendo regressado ao clube de Eindhoven em 2022, depois de três épocas em Espanha, onde representou o Sevilha e foi emprestado ao Barcelona, mas sem o sucesso desejado. O avançado neerlandês não se limita só a estar dentro da área para fazer golo, e vai também buscar jogo atrás quando é preciso. É um jogador a ter em conta por parte do Sporting, e é no PSV onde Luuk de Jong se sente mais confortável, e onde teve mais sucesso durante a sua carreira.

Viktor Gyokeres Conrad Harder Sporting jogadores
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Viktor Gyokeres (Sporting) – O acontecimento raro que ocorreu na última sexta-feira no campeonato português, ou seja, Gyokeres não ter molhado a sopa, não apaga de maneira nenhuma o fantástico arranque de época que o jogador sueco está a realizar. São 11 golos marcados em nove jogos, e há já tubarões europeus a fazer contas à vida a pensar no mês de janeiro, altura em que reabre o mercado de transferências. É pouco provável que Gyokeres saia do Sporting ainda no decorrer desta temporada, mas está a ficar cada vez mais difícil segurar esta pérola que veio do frio, e que semana após semana vai demonstrando porque é, atualmente, um dos avançados mais temíveis da Europa.

XI´s PROVÁVEIS

PSV: Walter Benítez; Ledezma, Ryan Flamingo, Boscagli e Matteo Dams; Schouten, Guus Til e Isaac Babadi; Bakayoko, Tillman e Luuk de Jong

Treinador: Peter Bosz

«Queremos ganhar, precisamos de ganhar, principalmente depois de termos perdido o primeiro jogo com a Juventus (1-3). O Sporting começou bem a Liga dos Campeões. É importante para nós ganhar no nosso estádio. Sempre gostei de futebol ofensivo, também o praticamos. São duas equipas únicas, que ganharam todos os jogos do campeonato. Vai ser um jogo entusiasmante. Não penso apenas em Gyokeres. Penso na equipa. É uma equipa muito forte. Claro que têm um goleador, mas toda a gente está focada. É preciso parar a equipa, não só um jogador».

Sporting: Franco Israel; Debast, Diomande e Gonçalo Inácio; Nuno Santos, Morita, Hjulmand e Quenda; Geny Catamo, Trincão e Gyokeres

Treinador: Rúben Amorim

«Elogios de Bosz? Ficamos todos muito felizes porque nós também acompanhamos. Acho que é boa observação, evoluímos o nosso jogo. O Peter Bosz joga sempre para a frente, sempre de ataque. É o que podemos esperar amanhã. Duas equipas de ataque, culturas diferentes. Ambas as equipas perderam a Supertaça, ambas ganharam no campeonato. Na Champions não há assim tanta diferença porque eles jogaram em Itália, nós jogámos em casa. Acho que vai ser um bom jogo e com golos».

PREVISÃO DE RESULTADO: PSV 2-2 Sporting

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Benfica iniciam conversações por internacional grego avaliado em 17 milhões de euros

O FC Porto e o Benfica iniciaram os primeiros contactos com o PAOK para a contratação de Giannis Konstantelias.

Gennaro Gattuso oficializado como novo selecionador da Itália

A Federação Italiana de Futebol anunciou Gennaro Gattuso como o novo selecionador da squadra azzura. O técnico de 47 anos representou a seleção de Itália como jogador.

Fenerbahçe e Nápoles interessados no companheiro de ataque de Cristiano Ronaldo no Al Nassr

O Fenerbahçe de José Mourinho e o Nápoles estão interessados em garantir a contratação do avançado Jhon Durán.

Avançado emprestado do Braga assume: «Quero ficar no Espanyol»

Roberto Fernández, assumiu que não pretende voltar ao clube minhoto. O avançado espanhol quer ficar no Espanyol.

PUB

Mais Artigos Populares

Maurizio Sarri assume desconfiança com Nuno Tavares: «É um jogador anárquico»

Maurizio Sarri falou pela primeira vez como treinador da Lazio. O técnico assumiu alguma desconfiança em relação a Nuno Tavares.

Son Heung-min aceita reencontro com José Mourinho e Fenerbahçe já sabe as exigências do Tottenham

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Son Heung-min. O avançado sul-coreano pode sair do Tottenham por 30 milhões de euros.

Wolverhampton prestes a fechar contratação de avançado espanhol por 20 milhões de euros

O Wolverhampton está muito perto de fechar a contratação de Fer López por 20 milhões de euros. O avançado espanhol vai assinar até 2030.