📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A pressão faz diamantes e parece que também ganha jogos | Benfica 1-3 Feyenoord

- Advertisement -

A derrota do Benfica na receção ao Feyenoord foi uma história de pressão boa versus pressão má. Não falo (ou escrevo) de pressão mental, mas de pressão tática. O Feyenoord soube pressionar bem a construção encarnada, que sucumbiu todo o jogo a esse condicionamento – na primeira parte então foi um “ai!, Jesus, já me disseram”. Do outro lado, os portugueses procuraram executar o mesmo plano, mas o nível de eficiência não foi sequer comparável.

Na verdade, diga-se, nem tudo foi bem executado na pressão neerlandesa, que partiu várias vezes o seu bloco, ficando, não raras vezes, com uma linha de três mais recuada separada por metros e metros dos restantes sete jogadores que apertavam o Benfica e o encostavam ao seu último terço. Todavia, nunca, em toda a partida, as águias souberam aproveitar esse espaço. Das duas, uma: ou perdiam a bola ainda em posição recuada, ou procuravam bolas longas para Pavlidis (não é a praia do grego, nem sequer uma praia fluvial).

Nestas bolas esticadas na frente, invariavelmente, ou a primeira, ou a segunda bola eram amealhadas pela linha defensiva do Feyenoord. A turma de Brian Priske conseguia depois sair com tranquilidade, com o auxílio do seu guardião, e encontrar homens de costas para a baliza que recebiam, viravam e atacavam, para ferir – e, como se viu, para matar -, a última linha do Benfica, tendo já quebrado as linhas anteriores que tinham sido batidas pelo passe vertical dos visitantes.

A solução teria sido uma de duas, parece-me: subir ainda mais a pressão e juntar mais o bloco nesse momento numa posição mais adiantada ou o inverso – juntar o bloco mais baixo e obrigar o Feyenoord a bascular e impedir os movimentos constantes de Ueda, Milambo e Igor Paixão (vejam como Paixão bate a linha do Benfica no primeiro golo). Bruno Lage, que, em termos de peças, até mexeu bem no jogo, não mexeu bem na partida em termos estratégicos.

Foi, somando e resumindo, uma lição tática e estratégica de Brian Priske, que preparou o jogo da melhor forma para dar conforto à sua equipa, que, na luta de pressões, foi muito, mas muito melhor do que o Benfica.

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Ganhar ou ganhar para os dois rivais de forma a não perder de vista o FC Porto | Benfica x Sporting

Benfica e Sporting medem forças nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 20h15. O encontro é referente à jornada 13 da Primeira Liga.

Taça do Rei: equipa da La Liga eliminada por conjunto do quarto escalão

O Espanyol caiu aos pés de Atlético Baleares na Taça do Rei, com a formação insultar a vencer por uma bola a zero.

Francesco Farioli após derrota do FC Porto: «Tentámos tudo para vencer o jogo e não foi o suficiente»

Francesco Farioli analisou o duelo entre o FC Porto e o Vitória SC , disputado no Estádio do Dragão, a contar para os quartos-de-final da Taça da Liga.

Luís Pinto após triunfo do Vitória SC: «Neste jogo tivemos a capacidade de ser maduros»

Luís Pinto analisou o duelo entre o FC Porto e o Vitória SC , disputado no Estádio do Dragão, a contar para os quartos de final da Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 4 destaques do FC Porto x Vitória SC

O Vitória SC derrotou o FC Porto nos quartos de final da Taça da Liga. Confere os destaques do encontro disputado no Estádio do Dragão.

Vitória SC derrota FC Porto e avança para a final four da Taça da Liga

O Vitória SC garantiu a passagem às meias finais da Taça da Liga, após derrotar o FC Porto por 3-1, no Estádio do Dragão.

Sporting aplica goleada ao AEK e aguarda desafio frente ao Benfica

O Sporting recebeu e venceu o AEK por oito bolas a três, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Champions de Futsal.