Rui Borges e José Faria respondem ao Bola na Rede: «Faltou-nos um bocadinho de agressividade em termos ofensivos»

Rui Borges e José Faria analisaram o Estrela da Amadora x Vitória SC. Os dois treinadores responderam à questão do Bola na Rede.

O Estrela da Amadora e o Vitória SC empataram a duas bolas na nona jornada da Primeira Liga. O Bola na Rede marcou presença no encontro e, no final, teve a possibilidade de questionar Rui Borges, técnico vimaranense, e José Faria, treinador da equipa da casa, sobre o encontro.

Bola na Rede: O Estrela da Amadora colocou hoje mais um homem na linha defensiva e procurou juntar os setores e controlar ao máximo a entrada do Vitória SC. Neste contexto qual a importância das combinações por dentro e da presença de jogadores nas costas dos médios para o jogo fluir?

Rui Borges: Nós estávamos preparados para o que o Estrela apresentou, um 5-2-3 que era às vezes um 5-4-1 em termos defensivos. Estávamos preparados para isso e sabíamos o que tínhamos de fazer. Conseguimos em construção superar facilmente a pressão do Estrela, entrámos em fase de criação também, faltou-nos um bocadinho de agressividade ofensiva no último terço. Na fase de construção e criação fomos superiores, conseguimos entrar entrelinhas. Em termos defensivos sabíamos que se estivéssemos organizados, com bons timings de pressão, o Estrela ia procurar passes verticais, que foi o que procurou na primeira parte. Acaba por fazer um golo numa segunda bola que vem para cruzamento num lançamento longo em que somos pouco agressivos em encurtar espaços ao portador da bola. Tirando isso o Estrela procurou passes verticais para as costas da linha defensiva, mas estávamos preparados para isso e identificados. Controlámos o jogo, só nos faltou um bocadinho de agressividade em termos ofensivos. Na segunda parte foi igual. Não vou estar a discutir se é penálti ou não, mas como aquele penálti existem 500 iguais. Falta um bocadinho de maturidade nesse sentido, porque o Estrela não criou nada. Tirando bolas longas nas costas para explorar a segunda bola e provocar a nossa linha defensiva, não foi capaz de conseguir entrar na fase de construção ou de criação. Controlámos o jogo, faltou mais ratice em alguns momentos e alguns comportamentos.

Bola na Rede: O Estrela da Amadora hoje entra num 5-2-3 capaz de espelhar o Vitória SC em campo, que baixa muitas vezes um médio para a saída a três e projeta os laterais. Pergunto-lhe se foi este o principal intuito da mudança de sistema e se sente que foi bem sucedida no sentido de anular os pontos fortes do Vitória SC?

José Faria: Não só. Foi uma das, sendo que o Vitória faz muitas vezes isso, mas constrói muitas vezes em 4+1 ou em 4+2. Sabemos que os três médios têm muita mobilidade. A estratégia passou um bocadinho por equilibrar o meio, com o Kikas a condicionar o 6 e dando referências diretas aos nossos médios, numa fase mais adiantada. Quando montassem a três a nossa ideia seria pressionar com o Kikas de outra forma. Não tentámos espelhar. Analisamos cada adversário de forma particular e exaustiva e tentamos, numa fase inicial, anular os pontos fortes. São uma equipa com bastante mobilidade, o Nuno [Santos] de um lado dá muita superioridade, o Kaio [César] é mais vertical e ajustámos em função disso. Sinceramente penso que a nossa estratégia resultou, estou contente com o comportamento dos atletas, mas não é só isso. Disse isso na antevisão, o mais importante são as dinâmicas independentemente do adversário.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristóvão Carvalho: «As últimas contratações do Benfica vieram para ser um trampolim e seguirem para outros clubes em pouco tempo»

Cristóvão Carvalho fala sobre as últimas contratações do Benfica. Candidato à presidência critica processo de recrutamento.

Fabrizio Romano garante: AC Milan voltou a contactar o Sporting por Conrad Harder

O AC Milan está novamente em conversas com o Sporting por Conrad Harder. O avançado pode deixar o clube verde e branco até final do mercado.

Massacre na Argentina | O ódio destrói o futebol

É o amor por um clube de futebol algo tão inexplicável quanto irracional? Sim, mas isso não pode justificar o que se viveu no estádio do Independiente

Tottenham bate Manchester City com golo de João Palhinha e está no 1.º lugar da Premier League

O Manchester City perdeu em casa com o Tottenham por 2-0 na segunda jornada da Premier League. João Palhinha marcou golo.

PUB

Mais Artigos Populares

A aposta dos clubes portugueses no mercado espanhol

Suárez não é o primeiro, nem será o último avançado vindo do mercado espanhol a entrar na Primeira Liga Portuguesa.

Atenção: Já há nova data e hora para as Supertaças de Futsal

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou a alteração da data das Supertaças de Futsal. Passou de 2 para dia 3 de setembro.

Cristiano Ronaldo chega aos 100 golos pelo Al Nassr e bate mais um recorde

Cristiano Ronaldo chegou aos 100 golos pelo Al Nassr. O avançado português marcou na final da Supertaça da Arábia Saudita.