Quem irá vencer os prémios individuais da NBA?

modalidades cabeçalho

A temporada 2024-25 da NBA começou esta semana, para a felicidade de todos os fãs de basquetebol.

Este ano não existem claros favoritos para os prémios individuais, o que promete uma luta renhida em todas as categorias. Contudo, apesar da dificuldade de prever os vencedores num estado tão inicial, iremos aceitar este desafio.

MVP- Luka Dončić

O MVP (Most Valuable Player) é, com toda a certeza, o prémio individual mais aguardado pelos jogadores e fãs da NBA, por ser o mais prestigiado de todos.

Luka Dončić tem estado sempre perto de conquistar o MVP nos últimos anos, e acredito que será esta temporada que o esloveno finalmente vencerá. Com uma equipa que melhorou bastante desde o último dia do “Trade Deadline”, os Dallas Mavericks têm tudo para lutar pelos lugares do topo na conferência oeste.

Se a equipa de Texas for uma das mais vitoriosas da temporada regular, será difícil tirar o MVP a Luka Dončić, já que os números individuais do camisola 77 serão sempre um dos melhores da liga.

Rokkie do ano- Zach Edey

Num draft em que há poucos jogadores que têm a qualidade necessária para conseguirem ter um grande impacto no primeiro ano da NBA, um dos nomes que se destaca é o do gigante Zach Edey.

O canadiano de 2,24m irá ter bastante espaço para jogar, conseguir bons números individuais, e melhorar ao longo da época e, por ter 22 anos, já tem uma maior maturidade e experiência em relação aos outros rookies.

O facto dos Memphis Grizzles serem candidatos a terminarem na metade de cima da sua conferência também ajuda o canadiano a ter mais um motivo para vencer o ROY.

Defesa do ano- Victor Wembanyama

Victor Wembanyama vai apenas para o seu segundo ano na liga, mas já é um dos melhores jogadores da NBA, principalmente no lado defensivo.

Após ter ficado em segundo lugar na época passada, atrás do compatriota Rudy Gobert, o atleta dos San Antonio Spurs é o favorito para vencer o seu primeiro DPOY. No seu ano de estreia, o francês liderou a NBA em bloqueios e provavelmente irá liderar este ano outra vez.

Com uma maior experiência na liga, Victor Wembanyama irá ter um melhor posicionamento defensivo em quadra. Além disso, o jogador dos Spurs vai saber utilizar de uma forma mais acertada os seus 2,43m de envergadura.

Sexto homem do ano- Malik Monk

Apesar de não ter os holofotes das principais estrelas da liga, o sexto homem é uma das funções mais importantes na NBA. O prémio do Sexto Homem do Ano é uma forma de premiar estes jogadores que são fundamentais para o desempenho coletivo da equipa.

Malik Monk é um dos melhores arremessadores da liga e, embora seja sempre suplente,  ainda consegue ser dos que mais pontua nos Sacramento Kings. Se o norte-americano melhorar a sua percentagem de triplos convertidos, dificilmente o prémio foge das suas mãos.

Jogador que mais evoluiu no ano- Cade Cunningham

O prémio do jogador que mais evoluiu no ano na NBA é o mais difícil de prever. Apesar dessa imprevisibilidade, Cade Cunningham aparece como um dos grandes candidatos a vencer o prémio. A grande dúvida é se o norte-americano consegue manter-se afastado de lesões, problema que o tem afetado neste início de carreira.

Ninguém pode negar que o atleta dos Detroit Pistons é um grande talento, e que tem qualidade suficiente para ser um all-star este ano. Se Cade tiver finalmente um ano saudável, acredito que os seus números devem melhorar consideravelmente, que é o principal fator a ter em conta para conquistar este prémio.

Treinador do ano- Joe Mazzula

O treinador norte-americano lidera os campeões em título e os favoritos a liderarem a temporada regular, Boston Celtics.

Este ano, os Celtics poderão fazer uma das melhores campanhas na história da liga, e acredito que poderão chegar perto ou ultrapassar as 70 vitórias na temporada regular. Caso esta previsão aconteça, será difícil alguém tirar este prémio a Joe Mazzula. Além disso, o treinador dos Boston Celtics ainda não venceu esta distinção, o que facilitaria a entrega do prémio a Joe Mazzula. Seria uma maneira que a NBA encontraria para condecorar o técnico pela excelente prestação da sua equipa nos playoffs do ano passado.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Lage atualiza estado físico de Tomás Araújo após lesão: «Não vamos antecipar nada»

Bruno Lage fez a antevisão do Benfica x Nice. Depois da vitória por 2-0, águias procuram fechar chegada ao playoff da Champions League.

Bruno Lage revela nova função de Fredrik Aursnes no Benfica: «É scouting. Às vezes até lhe pedimos opinião

Bruno Lage fez a antevisão do Benfica x Nice. Depois da vitória por 2-0, águias procuram fechar chegada ao playoff da Champions League.

Bruno Lage explica novo papel de Florentino Luís no Benfica: «Quero competitividade entre jogadores»

Bruno Lage fez a antevisão do Benfica x Nice. Depois da vitória por 2-0, águias procuram fechar chegada ao playoff da Champions League.

Samuel Dahl desafiado a escolher entre Andreas Schjelderup e Kerem Akturkoglu: «Depende dos jogos»

Samuel Dahl fez a antevisão do Benfica x Nice. Depois da vitória por 2-0, águias procuram fechar chegada ao playoff da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Samuel Dahl alerta Benfica: «Está longe de estar acabado»

Samuel Dahl fez a antevisão do Benfica x Nice. Depois da vitória por 2-0, águias procuram fechar chegada ao playoff da Champions League.

Wolfsburgo já precavê saída de Mohamed Amoura e tem um alvo definido na Serie A avaliado em 25 milhões de euros

O Wolfsburgo está a procura de mais um avançado. A equipa alemã quer Nikola Krstovic para colmatar uma possível saída de Mohamed Amoura, que está na lista do Benfica.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo perto de contratar médio do Manchester City por 23 milhões de euros

O Nottingham Forest está em vias de contratar James McAtee. O médio inglês de 22 anos já aceitou a saída do Manchester City.