Álvaro Carreras | A confirmação do substituto que tardava em chegar

Franzino, de cabelos longos e com uma grande vaga por ocupar, foi assim que Álvaro Carreras chegou à Luz, em Janeiro de 2024.

Depois da saída de Grimaldo do Benfica em 2023, os encarnados tiveram um longo período de ressaca em que a ala esquerda da defesa se apresentava como um assunto frágil a abordar. Isto porque entre a contratação de Jurasek e as adaptações de Morato e Aursnes, o Benfica nunca esteve 100% seguro e confiante com essa mesma posição.

Nesse clima de insegurança e insatisfação, o Benfica decidiu arriscar novamente e acabou por contratar um jovem espanhol de apenas 20 anos, que apesar de já ter passado pelas camadas jovens do Real Madrid e do Manchester United, ainda tardava em impor-se no futebol profissional.

Álvaro Carreras Benfica
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

No entanto, pouco a pouco, Carreras foi cavalgando na consideração dos adeptos e do clube à medida que foi passando o tempo e que foi entregando cada vez mais dentro das quatro linhas.

Contudo, à entrada para a temporada atual, a estrutura encarnada continuava a sentir a necessidade de ter mais alguém para a mesma posição e contratou Beste nesse sentido. O alemão que até começou a época como titular, teve o azar de se lesionar e concedeu ao espanhol a oportunidade perfeita para mostrar aquilo que realmente vale.

O número 3 pegou de estaca e, desde então, foi consecutivamente um dos melhores jogadores em campo, jogo após jogo.

Com o mágico turco à sua frente no terreno, o lateral das águias soube conjugar de forma exímia as características e, sobretudo, as necessidades impostas pelo estilo de jogo e pelos colegas que nele funcionam.

Entre a exploração da profundidade, os espaços interiores e a largura, Carreras também encontrou sempre oportunidades para se destacar na construção, no transporte e até na recuperação defensiva. Olhando para estas ‘nuances’, fica a impressão de que nada falta para que se esteja na posse de um ala completo e competente. Isso acontece porque é realmente o caso.

Num curto espaço de tempo, Álvaro Carreras tornou-se um jogador de um nível elevadíssimo, à semelhança do compatriota Grimaldo que, apesar da tremenda qualidade que foi apresentando nos últimos tempos de águia ao peito, precisou de alguns anos até chegar a esse mesmo patamar.

Neste sentido, a evolução e o rendimento de Carreras tornam-se ainda mais impressionantes face a exemplos passados e à situação em que o clube da Luz se inseria.

Ele que já se encontra ao nível dos melhores da posição pela Europa fora, começa a ser já uma dor de cabeça para a estrutura encarnada pela atenção que tem vindo a chamar.

Exibições como a que realizou na vitória frente ao Atlético de Madrid na Liga dos Campeões não escapam aos holofotes internacionais e isso pode ser um problema mais pronto do que se pensa. Caso do Manchester United, por exemplo, que tendo vendido o atleta por seis milhões de euros, tem a oportunidade de o comprar novamente por uma verba a rondar os 20 milhões, um valor bastante apetecível e considerável face ao rendimento que o espanhol tem apresentado.

Apesar disso, na realidade encarnada, importa mesmo continuar a apreciar as prestações do espanhol na ala esquerda. No jogo frente ao Rio Ave consumou o brilhantismo com a sua primeira assistência de águia ao peito e continua assim a aprimorar o seu caminho com a camisola dos encarnados.

Depois de uma longa espera, o Benfica pode dizer que encontrou finalmente o substituto perfeito de Grimaldo. E isto, é apenas o começo.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan interessado em alvo do Sporting

O AC Milan pretende contratar Koni De Winter para colmatar a saída de Malick Thiaw, que deverá reforçar o Newcastle.

Lukas Hradecky troca Bayer Leverkusen pelo AS Mónaco

Lukas Hradecky é o novo guarda-redes do AS Mónaco. O internacional finlandês deixou o Bayer Leverkusen ao fim de sete temporadas.

Chaves e Benfica B empatam na estreia da Segunda Liga

O Chaves recebeu o Benfica B na 1.ª jornada da Segunda Liga e empatou 1-1 com os encarnados. Gonçalo Moreira e Reinaldo apontaram os golos.

Francesco Farioli antes do FC Porto x Vitória SC: «Queremos honrar a memória e o legado de Jorge Costa»

O FC Porto vai enfrentar esta segunda-feira o Vitória SC na primeira jornada da Primeira Liga. Eis o que disse Francesco Farioli.

PUB

Mais Artigos Populares

Nottingham Forest pode oferecer 30 milhões de euros por médio do AC Milan

O Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo olha para o AC Milan em Itália. Há interesse em Yunus Musah, médio norte-americano.

Podcast Fora do Ringue #26 – WWE Summerslam 2025

Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Summerslam e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

Fenerbahçe reúne cerca de 50 milhões de euros para 2 jogadores da Premier League

O Fenerbahçe está interessado em Jack Grealish e Youri Tielemans. Ambos os jogadores jogam atualmente na Premier League.