Os 3 pontos antes do FC Porto x Estoril Praia | Pedras no sapato

FC Porto Cabeçalho

Na última temporada não houve, para o FC Porto, nenhum adversário mais difícil de defrontar que o Estoril Praia. Em quatro jogos, a equipa grande na balança foi o Estoril Praia que venceu por três ocasiões, duas das quais na Liga Betclic e foi um dos mais duros entraves aos dragões. A época é nova, as lideranças no banco também o são e há toda uma nova história para escrever.

Ambas as equipas chegam à nona jornada depois de duas vitórias gordas e moralizantes. Se o FC Porto precisava da exibição contundente, o Estoril Praia necessitava urgentemente de pontos e de uma vitória. Só uma das equipas manterá esta rota no encontro deste domingo, dia 3 de novembro, a partir das 20:30. O Dragão veste-se de azul e amarelo, mas não quer morrer na praia.

3 odds para apostar no FC Porto x Estoril Praia na Betclic

3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Estoril Praia

Conjugação de perfis no ataque: A exibição contundente do FC Porto diante do AVS SAD trouxe um novo desenho ao ataque dos dragões que se aproximaram, em certos aspetos, do início da temporada. Com Danny Namaso e Fábio Vieira a entrar no onze e Pepê a passar para o corredor esquerdo, o FC Porto conseguiu gerir melhor o seu jogo ofensivo, aumentando o tempo de ataque e o critério nas ações do último terço. Em certos contextos pode ser útil a vertigem constante, mas na Liga Betclic esta versão mais tecnicista pode ser mais útil a Vítor Bruno.

Jogadores do FC Porto
Fonte: João Freitas/Bola na Rede

Consistência defensiva: A procura da consistência defensiva é a tónica dominante da temporada do Estoril Praia de Ian Cathro. Os canarinhos são, ainda assim, permeáveis defensivamente num 4-3-3 em que os extremos defendem mais à frente e são os médios interiores a fazer as coberturas no corredor lateral e o médio mais defensivo a colocar-se entre os centrais. A postura do Estoril Praia, que rejeita em muitas ocasiões a bola, obriga a uma solidez extra dos jogadores do setor mais recuado, na tentativa de arrastar a baliza a zeros ao máximo de tempo possível.

Estoril Praia Arouca Joel Robles
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Diferença de perfis no ataque: Não podiam ser mais díspares os perfis dos avançados de FC Porto e Estoril Praia. Samu Aghehowa é um jogador de remate fácil e ataque ao espaço, forte nas ruturas e nos duelos corpo a corpo e autossuficiente no seu jogo, garantindo chegadas com perigo à baliza adversária sem precisar de envolvência dos companheiros. Alejandro Marqués é um jogador diferente, que joga melhor com bola no pé do que sem ela e que funciona como elo de ligação entre os setores do Estoril Praia. Esta época tem sido frequentemente incompreendido, jogando demasiado longe dos médios de qualidade que os canarinhos têm.

3 registos que a história nos dá

  1. Na última temporada o Estoril Praia venceu três dos quatro jogos realizados diante do FC Porto.
  2. Na última edição da Liga Betclic o FC Porto não marcou qualquer golo ao Estoril Praia.
  3. A derrota no Dragão da última temporada colocou um ponto final a uma série de seis triunfos consecutivos dos azuis e brancos no seu reduto.

3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Estoril Praia

Martim Fernandes FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Martim Fernandes: À direita está uma das principais dores de cabeça de Vítor Bruno e, nos últimos jogos, foi o mais jovem dos laterais a garantir lugar no onze. É um jogador mais completo que João Mário no ponto de vista defensivo, onde é um lateral de raiz, mas também ofensivamente onde tem outra capacidade técnica e interpretativa para atuar mais recuado no terreno e para se envolver por dentro.

Fábio Vieira FC Porto
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Fábio Vieira: Ainda está longe da forma ideal, do ritmo de jogo necessário e da panóplia de recursos que consegue oferecer ao FC Porto. O médio está a encontrar o seu espaço ao pouco no plantel dos dragões, mas mesmo nestas condições oferece coisas novas e necessárias aos azuis e brancos. Pode partir da direita ou jogar mais por dentro e tem no último terço o espaço próprio para brilhar e, aos poucos, recuperar a confiança.

Jordan Holsgrove Estoril Praia Al Musrati
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Jordan Holsgrove: Não tem tido o percurso mais linear no Estoril Praia muito por culpa das lesões, mas é um jogador de destaque nos canarinhos. Orienta a saída de bola, oferece variáveis diferentes no passe (mais curto, mais longo, diagonal, horizontal ou vertical) e sabe bater bolas paradas. Marcou de livre na última jornada e em pleno Estádio do Dragão há apenas um ano.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Nehuén Pérez, Tiago Djaló, Francisco Moura; Alan Varela, Nico González, Fábio Vieira; Pepê, Wenderson Galeno, Samu Aghehowa.

Estoril Praia: Joel Robles; Wagner Pina, Pedro Álvaro, Kévin Boma, Pedro Amaral; Jordan Holsgrove, Michel Costa, Vinícius Zanocelo; João Carvalho, Fabrício Garcia, Alejandro Marqués.

Ukra David Silva árbitro
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: David Silva
  • Assistentes: Nuno Manso e Nelson Cunha
  • 4.º árbitro: Anzhony Rodrigues
  • VAR: Hélder Carvalho
  • AVAR: Francisco Pereira

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.