Como poderá jogar o Manchester United de Rúben Amorim?

Rúben Amorim vai orientar o Manchester United e há várias dúvidas que se colocam em relação à forma como o técnico português vai implementar as suas ideias.

Rúben Amorim é o novo treinador do Manchester United e já são várias as dúvidas em relação à forma como a equipa inglesa vai atuar. O técnico apostou num 3-4-3 no Sporting e é provável que mantenha a mesma ideia na Premier League.

Rúben Amorim é adepto de um sistema altamente dinâmico, com muita exploração de ataques rápidos e de situações de contra-ataque, nas quais procura tirar partido dos espaços e da capacidade da sua equipa para reagir rápido à recuperação da bola. No Sporting, Rúben Amorim trabalhou o perfil dos alas, tendo encontrado jogadores com características distintas para os corredores. Em alguns momentos da sua passagem por Alvalade, procurou alas de maior contenção defensiva, noutros tentou alterar entre um perfil mais ofensivo e outro mais defensivo, e nesta última época teve uma aposta mais recorrente em alas desequilibradores [como Geny Catamo e Geovany Quenda].

O perfil dos avançados trabalhados por Rúben Amorim está também bem identificado. Desde cedo, tentou encontrar atletas tecnicamente evoluídos e capazes de explorar de forma competente a zona interior através de ações combinativas e individuais.

No Manchester United saltam à vista vários desafios para Rúben Amorim: ajustar a equipa em termos defensivos, procurar oferecer maior largura ao jogo dos red devils e melhorar o trabalho de pressão e reação à perda da bola. Sobre as questões mais individuais, o papel de Bruno Fernandes é o que suscita maiores dúvidas: perceber se fará maiores ações como duplo pivot ou se trabalhará mais na frente de ataque, com um papel semelhante ao de Pedro Gonçalves no seu sistema tático.

Há também jogadores que podem tirar partido da chegada de Rúben Amorim: Rasmus Hojlund aparenta ter as características necessárias para se afirmar como referência na linha de três avançados e ser o “Gyokeres” que o técnico vai perder, após a saída do Sporting. Joshua Zirkzee também espreita protagonismo na frente de ataque, tentando ter agora um papel de segundo avançado na equipa, um pouco à semelhança do que acontecia com Paulinho em Alvalade.

No meio-campo, Rúben Amorim reencontra Manuel Ugarte e o médio uruguaio pode ser um dos principais beneficiados na posição de duplo pivot que tanta importância tem no sistema tático do treinador português.

Já na linha defensiva, há alguma curiosidade para ver como é que os centrais do Manchester United se vão adaptar às exigências de pressão e de construção. Em termos individuais, Mazraoui e Diogo Dalot, por exemplo, poderão vir a desempenhar dois papéis diferentes: o de alas ou de terceiro central na linha defensiva.

Eis um esboço daquele que poderá ser o Manchester United com Rúben Amorim:

Mário Cagica Oliveira
Mário Cagica Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
O Mário é o fundador do Bola na Rede, professor universitário e comentador de Desporto na DAZN Portugal e Rádio Observador. Vive o Desporto 24/7 e tem em José Mourinho a sua referência.

Subscreve!

Artigos Populares

Jorge Costa pede liderança a Jan Bednarek: «Tem algo que precisamos»

Jorge Costa enalteceu a contratação de Jan Bednarek. O diretor do FC Porto assumiu que espera que o defesa ajude a equipa do ponto de vista da liderança.

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

PUB

Mais Artigos Populares

Ianis Stoica assume a camisola 10 e é reforço do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora fechou uma contratação importante para a próxima temporada. Ianis Stoica é reforço do clube.

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.