CF ‘Os Belenenses’ 0-2 FC Basileia: Vingança suíça no Restelo

Depois de fazer história em Basileia, o Belenenses procurava a segunda vitória no Grupo I da Liga Europa. Contudo, os “azuis” ficaram-se pelas intenções e foram derrotados em casa por duas bolas a zero.

Com frio e tempo nublado no Restelo, a primeira parte também não aqueceu as bancadas. O Basileia teve sempre mais iniciativa de jogo e posse de bola, mas não assustou realmente Hugo Ventura. Uma bola ao poste logo no início da partida foi o lance mais perigoso dos suíços, que trouxeram uma ruidosa claque que esteve animada durante todo o encontro. O Belenenses esteve sempre na expetativa e a tentar sair em contra-ataques rápidos, mas por poucas vezes conseguiu chegar à área do Basileia. A primeira parte foi assim fria e com pouca animação, que chegou já no final. Num lance em que a defesa do Belenenses podia ter resolvido de uma maneira mais adequada, o árbitro húngaro Tamás Bognar considerou que Filipe Ferreira derrubou Breel Embolo já dentro da área. Na conversão da grande penalidade, Marc Janko, ex-jogador do FC Porto, inaugurou o marcador, quando já estávamos à beira do intervalo. A vantagem do Basileia assentava bem se analisássemos apenas o controlo e a iniciativa de jogo, apesar de os suíços também não terem criado muito perigo.

Na segunda parte, esperava-se que os azuis do Restelo viessem mais agressivos e a tentar jogar numa toada mais ofensiva, mas não foi isso que aconteceu. Após Janko ter ameaçado o bis, num lance em que Ventura se opôs com qualidade, os suíços chegaram mesmo ao 2-0. Embolo apareceu isolado, contornou o guarda redes e atirou para o golo, de nada valendo o esforço de Tonel, que tinha entrado na primeira parte para o lugar do lesionado Gonçalo Brandão.

O momento em que Embolo confirma o segundo golo no Restelo. Fonte: FC Basel 1893
O momento em que Embolo confirma o segundo golo no Restelo.
Fonte: FC Basel 1893

A partir do segundo golo, os suíços resguardaram-se mais no seu meio campo, gerindo a vantagem e ficando à espreita de mais um eventual erro do Belenenses para alargar a vantagem. O Belenenses começou a ter mais bola, mas nem Kuca, nem Luís Leal (que, segundo Sá Pinto, jogou condicionado fisicamente durante grande parte do encontro) conseguiram criar desequilíbrios, permitindo que o guardião contrário, Vaclik, tivesse uma noite descansada em Lisboa.

No final da partida, Ricardo Sá Pinto disse ao Bola na Rede que o jogo se decidiu nos detalhes e considerou que a grande penalidade que resultou no primeiro golo do Basileia não existiu, aproveitando para reforçar a ideia de que o Belenenses tem tido alguma falta de sorte esta época e que a equipa continua a sonhar com o apuramento, mesmo não sendo a Liga Europa uma prioridade. Já Urs Fischer, técnico dos suíços, em resposta ao Bola na Rede, ficou muito agradado com a organização e a exibição dos seus atletas, mas ainda não dá como consumada a qualificação para a próxima fase.

Depois deste resultado e da vitória da Fiorentina na Polónia frente ao Lech Poznan, os azuis estão agora no último lugar do Grupo I, com os mesmos pontos do Lech Poznan e a dois dos italianos orientados pelo português Paulo Sousa. Na próxima jornada, os comandados de Ricardo Sá Pinto voltam a jogar em casa, recebendo desta vez a equipa polaca.

A Figura:

Embolo – Esteve no lance do penalty e fez o segundo golo. Com apenas 18, o jovem suíço mostrou-se a um bom nível sendo sempre dos mais activos dos helvéticos.

O Fora-de-Jogo:

Fraca capacidade ofensiva do Belenenses – Num jogo onde ganhar, ou pelo menos pontuar, era importante, os homens do Restelo pouco mostraram no ataque. Kuka continua inconstante. Luís Leal jogou em dificuldades e Tiago Caeiro não convenceu.

Foto de capa: Os Belenenses

Artigo de André Conde e Diogo Janeiro Oliveira

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho já está no Seixal para ser oficializado como treinador do Benfica

José Mourinho já está no centro de estágios do Seixal. O técnico português foi recebido por Mário Branco, diretor-geral do Benfica.

Luís Enrique com nova estratégia que pode influenciar o futebol do futuro

Luís Enrique, treinador de 55 anos, experimentou uma abordagem nova no futebol durante a primeira parte do último jogo do PSG.

FIFA vai pagar clubes que cedam jogadores para a qualificação para o Mundial

A FIFA vai estender as compensações aos clubes que libertarem jogadores para os jogos de qualificação do Mundial de 2026, incluindo aqueles que não chegarem à fase final.

Francesco Farioli critica adiamento do Arouca x FC Porto: «Vai criar problemas»

Francesco Farioli criticou o adiamento do Arouca x FC Porto na Primeira Liga. Técnico italiano mostra-se ao lado dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli elogia José Mourinho: «É uma referência para o futebol português, para muitos treinadores e para mim»

Francesco Farioli anteviu o Rio Ave x FC Porto para a sexta jornada da Primeira Liga. Dragões deslocam-se a Vila do Conde.

Manuel Neuer quebra dois recordes numa noite

Manuel Neuer torna-se o mais velho da história do Bayern Munich a jogar na Champions League e chega as 100 vitórias na competição.

Ex-Tottenham critica Ruben Amorim: «Está a ser arrogante e preso aos seus métodos»

Jamie O’Hara criticou duramente Ruben Amorim, acusando-o de ser inflexível no seu método e de não adaptar o sistema tático no Manchester United.