O início invicto dos Cleveland Cavaliers é tudo menos sorte | NBA

modalidades cabeçalho

Os Cleveland Cavaliers são apenas a quarta equipa da história da NBA a vencer os primeiros 15 encontros numa temporada. Este início estonteante não é um golpe de sorte, mas sim um excelente trabalho coletivo dos jogadores e treinadores do clube.

Antes do começo da época, ninguém colocava os “Cavs” como candidatos a chegar longe nos playoffs. Contudo, a qualidade mostrada nas últimas semanas pela equipa da Conferência Este está a alterar todas as previsões.

Com vitórias frente aos Knicks, Magic, Bucks, Lakers e Warriors, é impossível afirmar que esta sequência de triunfos é devido a um calendário fácil da formação de Cleveland. Se observarmos a partida frente aos Warriors, que estavam com uma campanha incrível de 7-1 na altura, os Cavaliers já venciam por 41 pontos ao intervalo.

Existem diversos fatores para explicar a invencibilidade dos “Cavs”, mas eu vou abordar os três que eu acho mais relevantes.

Profundidade da equipa

Além do cinco titulares, vários jogadores têm se destacado vindo do banco dos Cavaliers, como é o caso de Caris LeVert, Ty Jerome e Georges Niang. Esta grande profundidade é verificada quando observamos que a equipa de Cleveland está em terceiro lugar, nesta temporada, em pontos vindos do banco de suplentes.

Titulares em grande forma

 O talento de Donovan Mitchell é inquestionável, e o norte-americano tem vindo a provar isso nas últimas temporadas. Contudo, a diferença para os outros anos é que o resto dos titulares têm tido um grande impacto nas vitórias dos “Cavs”.

 Darius Garland está na melhor fase da sua carreia, com uma eficiência que inveja qualquer jogador. Evan Mobley melhorou bastante naquilo que era a sua maior fraqueza, o jogo ofensivo, continuando irrepreensível no lado defensivo. Jarrett Allen  tem dominado os ressaltos defensivos e não permite segundas chances aos adversários.

O melhor ataque da liga

O basquetebol às vezes é um jogo bastante simples, e a melhor explicação para o grande sucesso dos Cavaliers é serem o melhor ataque da NBA até ao momento. Quem pontua mais, vence.

A eficiência é a chave para o triunfo e, apesar de não estarem posicionados entre as equipas com triplos na temporada, são os mais eficientes neste requisito. E não é só no perímetro, mas também em todos os lançamentos.

Mais cedo ou mais tarde, os “Cavs” vão acabar por sofrer a primeira derrota da temporada, mas este início espetacular aponta para o surgimento de um candidato inesperado na Conferência Este, que poderá dificultar a vida dos Boston Celtics na defesa pelo título da NBA.

Filipe Lourenço
Filipe Lourençohttp://www.bolanarede.pt
O Filipe é licenciado em Ciências da Comunicação e tem no desporto a sua maior paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica divulga vídeo de lances polémicos no Clássico diante do FC Porto em nova crítica à arbitragem

Sem texto nem contextualização. Foi desta forma que, um dia depois das críticas de André Villas-Boas, o Benfica apresentou vários lances polémicos diante do FC Porto.

Cabo Verde empata com a Líbia e adia todas as decisões da qualificação para o Mundial 2026

Cabo Verde está a uma vitória de marcar presença no Mundial 2026. Empate na Líbia adia decisões para a seleção cabo-verdiana.

Al Ittihad oficializa chegada de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição foi oficializado como novo treinador do Al Ittihad. O treinador vai viver a primeira experiência na Arábia Saudita.

Cristiano Ronaldo faz história e é o primeiro futebolista bilionário da história: eis a fortuna do português

Cristiano Ronaldo foi considerado o primeiro futebolista bilionário da história. Fortuna do português avaliada em 1,4 mil milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Nápoles pensou em Neymar: eis o porquê do negócio não ter avançado

O Nápoles cogitou a contratação de Neymar, mas a chegada de Kevin De Bruyne colocou um travão nos planos. Brasileiro representa o Santos.

Benfica desmente André Villas-Boas e acusa presidente do FC Porto: «Declarações lamentáveis do princípio ao fim»

O Benfica reagiu às acusações de André Villas-Boas. Presidente do FC Porto falara em salários de oito milhões de euros nos encarnados.

Derrota contra Portugal ajuda a multa pesada para a Hungria

A Federação Húngara de Futebol foi multada em quase 10 mil euros. Jogos contra Irlanda e Portugal na qualificação para o Mundial 2026 em questão.