Façam-nos sonhar, “linces” | Basquetebol

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Quatro jogos disputados, três vitórias e apenas uma derrota na qualificação para o EuroBasket 2025. Descartando o desaire, de onde não era esperado um desfecho diferente (diante da Sérvia, campeã da Europa em 2021), não faltam motivos para celebrar a prestação da seleção nacional feminina de basquetebol. Mais que isso, Portugal está cada vez mais próximo de fazer história com a estreia numa grande competição da FIBA.

Fazem companhia a Portugal, no grupo G, a Sérvia, a Ucrânia e a Macedónia do Norte. Destas, apenas as macedónias estão fora da luta por um lugar no FIBA Women’s EuroBasket 2025.

A caminhada lusa na qualificação começou há cerca de um ano. Nessa altura, Matosinhos recebia o embate entre Portugal e a Macedónia do Norte, que terminou de forma feliz para as caseiras, com uma vitória por 65-52. Dias depois, a seleção nacional conquistava o seu segundo triunfo, diante da Ucrânia, por 63-78.

Foi preciso esperar 361 dias para voltar a ver as “linces” em ação no apuramento para o EuroBasket 2025. Desta vez em Belgrado, o resultado não favoreceu a equipa portuguesa (71-37), desenlace esse que não discordou com os prognósticos para o duelo.

Não se tratou de uma história de “David e Golias”, mas a incessante procura pela vitória não se abalou no embate seguinte da seleção nacional. Voltou a ser a vez da Macedónia do Norte, no dia 10 deste mês, num jogo importantíssimo para Portugal reforçar o segundo lugar.

O domínio luso foi constante e concretizou-se com vitórias em todos os parciais do encontro. A consistência defensiva foi o destaque da exibição, sendo 13 o número mais elevado de pontos sofridos pelas pupilas de Ricardo Vasconcelos num único quarto. No final, valeram os 33 pontos de diferença no marcador que, juntos com a vitória, dão às portuguesas mais conforto para as contas do apuramento. 

Até agora, vale destacar as prestações de Maria Correia e de Márcia Robalo, dupla que, em conjunto, soma 88 pontos, um terço do total contabilizado pela seleção nacional nesta fase.

A presença na fase final do FIBA Women’s EuroBasket 2025 estará garantida se as “linces” cumprirem um de dois cenários: o primeiro, e mais improvável, passa por vencer o grupo G; não se verificando, a seleção nacional terá de acabar como uma das quatro melhores segundas classificadas. A Chéquia, a Alemanha, a Grécia e a Itália, organizadores do torneio, têm já a entrada garantida.

Para já, a liderança pertence à equipa balcânica (oito pontos), seguida da armada lusa (sete pontos), com a Ucrânia a assumir o terceiro posto (cinco pontos). Para fechar a qualificação, falta a Portugal receber a Ucrânia e a Sérvia, jogos marcados para fevereiro, em Coimbra.

O sonho está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Portugal é uma das seleções em zona de qualificação (e que assim seja em fevereiro).

David Braga
David Bragahttp://www.bolanarede.pt
O desporto pautou a vida de David, com o andebol a surgir cedo como a sua grande paixão. Com a bola na mão, apercebeu-se da panóplia de histórias que as modalidades são capazes de contar.

Subscreve!

Artigos Populares

Nuno Mendes dá a vitória ao PSG com menos um jogador no terreno do Estrasburgo: Eis os resultados do dia na Ligue 1

Na 20.ª jornada da Ligue 1, o PSG manteve a liderança do campeonato com uma reviravolta impressionante frente ao Estrasburgo. Nuno Mendes apontou o golo da vitória.

Juventus goleia com Francisco Conceição a assistir o 1º golo: eis os resultados do dia da Serie A

A Juventus goleou fora de casa o Parma por 4-1 na jornada 23 da Serie A. Francisco Conceição não marcou, mas fez uma assistência.

José Mourinho recebeu a camisola de Kylian Mbappé após a vitória frente ao Real Madrid

Kylian Mbappé ofereceu a camisola a José Mourinho após o Benfica x Real Madrid, e o técnico utilizou-a para destacar a importância da vitória ao seu plantel.

Atlético Mineiro avança por Zé Pedro: eis as últimas novidades

O Atlético Mineiro avança para a contratação de Zé Pedro. Emblema do Brasil oferece contrato válido de três anos ao defesa.

PUB

Mais Artigos Populares

Tiago Margarido lamenta derrota do CD Nacional: «Jogo quase perfeito a nível tático»

Tiago Margarido analisou o duelo entre o Sporting e o CD Nacional na Primeira Liga. Jogo marcou a 20.ª jornada da prova.

Luis Suárez foi novamente o homem do jogo: «A minha esposa está a encontrar mais espaço para prémios»

Luis Suárez analisou o duelo entre o Sporting e o CD Nacional na Primeira Liga. Jogo marcou a 20.ª jornada da prova.

José Gomes e derrota do CD Nacional: «Podemos estar orgulhosos. Fizemos um jogaço»

José Gomes analisou o duelo entre o Sporting e o CD Nacional na Primeira Liga. Jogo marcou a 20.ª jornada da prova.