Tiago Teixeira e Álvaro Madureira respondem ao Bola na Rede: «O segundo médio fazer de 10 é muito importante para nós»

O Bola na Rede esteve no Sporting x Amarante da Taça de Portugal. Tiago Teixeira e Álvaro Madureira responderam à questão do nosso site.

O Bola na Rede marcou presença no triunfo do Sporting sobre o Amarante para a Taça de Portugal (6-0). No final do jogo, Tiago Teixeira, treinador adjunto dos leões, e Álvaro Madureira, técnico do emblema da Liga 3, analisaram a partida taticamente.

Bola na Rede: O Daniel Bragança jogou em zonas muito adiantadas do campo funcionando muitas vezes como mais um elemento a atacar a última linha do Amarante, lembrando inclusive um pouco o vértice mais avançado no losango do meio campo que vimos na equipa B. Queria perguntar-lhe como é que vê a função deste segundo médio do Sporting e qual o papel tático que lhe foi atribuído hoje?

Tiago Teixeira: Foi realmente uma dinâmica preparada para este jogo. Sabemos que muitas vezes vamos tentar montar com 3+2 e outras vezes com 3+1. A situação do segundo médio fazer de 10 é muito importante para nós, mas depende sempre das dinâmicas que queremos criar jogo após jogo. O Daniel Bragança teve esse papel hoje e cumpriu plenamente.

Bola na Rede: Pensando na complexidade e dificuldade dos desafios proporcionados pelo Sporting, tanto do ponto de vista defensivo como ofensivo, onde é que este jogo pode permitir ao Amarante crescer taticamente?

Álvaro Madureira: Hoje o jogo não é o ideal para balizarmos essa situação. Por muito bem organizados que estivéssemos, mais altos ou mais baixos, provavelmente o Sporting iria encontrar soluções para entrar na nossa organização defensiva. Contudo, somos uma equipa que tem de ter uma organização principalmente em bloco baixo melhor e acho que hoje, a espaços, estivemos bem. A alteração ao intervalo deu-nos maior conforto porque passámos a defender em 5-4-1 e antes estávamos em 5-3-2. Acho que nos deu algum conforto adicional. Com bola temos de ser uma equipa que queira ter a bola e ser protagonista porque só assim podemos valorizar os jogadores. Não podemos olhar para isto de uma forma redutora em que só os resultados interessam. Temos de olhar para o futebol, com a evolução que tem tido, como um negócio em que os jogadores são ativos. Têm que se valorizar e acho que as pessoas se valorizam quando são protagonistas e têm bola para se mostrar.

Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação, está a terminar o mestrado em Jornalismo e tem o coração doutorado pelo futebol. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode estrear-se pelo Al Nassr na nova época já esta quarta-feira

Cristiano Ronaldo e João Félix podem ir a jogo esta quarta-feira. O Al Nassr vai enfrentar o Toulouse num encontro particular.

Devis Vásquez deixa AC Milan e reforça AS Roma a custo zero

Devis Vásquez reforçou a AS Roma a custo zero. O guarda-redes saiu do AC Milan e assinou por duas temporadas.

João Pinheiro é o escolhido para arbitrar a Supertaça Europeia

João Pinheiro é o árbitro eleito para dirigir o encontro entre o PSG e o Tottenham, relativo à final da Supertaça Europeia.

Tajon Buchanan troca Inter Milão por Villarreal em definitivo

Tajon Buchanan foi oficializado como reforço do Villarreal até 2030. O avançado assinou em definitivo, depois de ter sido emprestado pelo Inter Milão.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço do Sporting já está em Portugal para assinar

Rômulo já se encontra em Portugal para assinar pelo Sporting. O central vai ser integrado inicialmente na equipa B.

Viktor Gyokeres já treina ao serviço do Arsenal e pode estrear-se frente ao Tottenham

Viktor Gyokeres foi oficializado como reforço do Arsenal e já trabalha sob as ordens de Mikel Arteta.

Surpresa: André Lima assume o comando técnico dos Juvenis do Domus Nostra de Mira: «Sim, leu bem»

André Lima é o novo treinador dos Juvenis do Domus Nostra. O técnico que foi campeão pelo Benfica, enquanto jogador e treinador de Futsal, está de volta a Portugal.